Simplificando a gestão de pagamentos recorrentes

Por: Gustavo Sartori3 Minutos de leituraEm 19/10/2020Atualizado em 29/10/2020

Seja um negócio recorrente pequeno ou uma grande empresa de SaaS, cada novo cliente é uma grande conquista. A recorrência é um diferencial por conta da escalabilidade, ou seja, é possível aumentar a receita sem aumentar demais a estrutura.

Isso quer dizer que, embora você deva seguir celebrando cada novo cliente adquirido, o atendimento e gestão das assinaturas não deve ser individualizado. Portanto, um bom sistema de gestão de pagamentos é tão importante para este tipo de negócio.

O software para negócios recorrentes serve para simplificar ainda mais a rotina dos gestores e empreendedores automatizando processos, permitindo-os escalar cada vez mais.


Você verá neste artigo:

  1. Como gerenciar um negócio recorrente?
  2. Como funciona o sistema de gestão de pagamentos
    1. Gestão de assinaturas e clientes
    2. Formas de pagamento
    3. Cobranças automáticas
    4. Gestão financeira
    5. Relatórios e métricas
    6. Atendimento self-service

Como gerenciar um negócio recorrente?

Um negócio recorrente funciona assim:

  1. A empresa presta um serviço realizado com recorrência (semanal, mensal, etc.) ou o disponibiliza o acesso a um produto (como um software);
  2. O cliente paga uma assinatura (geralmente mensal) para continuar recebendo o serviço ou tendo acesso ao produto.

Desse modo, além do serviço ou produto em si, as preocupações do empreendedor devem ser, basicamente:

  • Gerir os clientes (acessos, relacionamento, atendimento);
  • Gerir os pagamentos (cobranças, inadimplência, receitas);
  • Avaliar métricas de negócio (inadimplência, churn, LTV).

Essas três preocupaçõe se desdobram em várias rotinas de gestão. Se você fizer esses controles com planilhas no Excel ou em vários programas diferentes, o número total de clientes será sempre limitado pelo tempo disponível para isso – ou então você terá que contratar mais pessoas conforme o número de clientes aumenta.

Esse é o contrário de escalabilidade.

A única maneira de crescer sem dor de cabeça é com um sistema de gestão de pagamentos para negócios recorrentes.

Como funciona o sistema de gestão de pagamentos

Veja quais recursos e funcionalidades do Superlógica Assinaturas ajudam a simplificar a gestão de um negócio recorrente:

Gestão de assinaturas e clientes

Com o software, você cria uma grade de planos para ser incorporada em seu site, personaliza contratos, faz campanhas promocionais, reajustes e muito mais.

E você não precisa revisar tudo o tempo todo, pois é possível programar o bloqueio ou cancelamento automáticos dos planos (com avisos programados) de quem não pagou.

Formas de pagamento

O Superlógica Assinaturas conta com uma série de serviços financeiros importantes para o seu negócio recorrente. TEDs e DOCs, cartões corporativos, saques no Banco24h, prestação de contas 100% digital e alçada de aprovação de despesas são algumas delas.

Principalmente, o sistema facilita o pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário, o que o cliente achar melhor. Optando pelos serviços do Superlógica, você ainda poderá contar com tarifas fixas no recebimento por cartão, assim como no boleto.

Para saber mais preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de um consultor!



Cobranças automáticas

O sistema de gestão de pagamentos da Superlógica permite criar uma régua de cobranças. Assim, você faz o envio programado de mensagens para os clientes avisando sobre os vencimentos próximos ou até com a segunda via de boleto para quem atrasou.

Com isso, não será necessário enviar individualmente para cada membro da sua base ou utilizar uma ferramenta externa para envio de mensagens em massa.

Além dos e-mails, a régua de cobrança do Superlógica Assinaturas permite a programação de SMS ou até cartas físicas para aqueles clientes mais tradicionais!

Gestão financeira

Para centralizar as operações financeiras, o ERP precisa ser completo, não tratando apenas da gestão de pagamentos. No Superlógica Assinaturas, você ainda conta com uma série de recursos para auxiliar no controle de contas, como a separação dos centros de custo e emissão de Notas Fiscais, entre outras ferramentas.

Na gestão de recebimentos, o Superlógica Assinaturas ainda conta com um diferencial poderoso: a conciliação bancária automática, ou seja, o saldo na conta sempre vai bater com o controle financeiro do software, sem precisar fazer a troca de arquivos de remessa e retorno com o banco.

Nova call to action

Relatórios e métricas

No Superlógica Assinaturas, você obtém um panorama completo das métricas da empresa e pode exportar diversos tipos de relatório para tomar as melhores decisões. O Painel de Métricas, é simples e possui uma interface intuitiva que lhe permite entender os dados sem dificuldades.

Atendimento self-service

Você pode configurar uma área do cliente integrada ao seu site, para que o usuário altere seus dados cadastrais, veja a situação da assinatura, mude as formas de pagamento e pague a fatura a vencer por conta própria, sem precisar solicitar atendimento.

Com isso, você poupa tempo dos seus atendentes com tarefas repetitivas e pode orientá-los para trabalhar mais na linha de consultoria e sucesso do cliente.

Conclusão

Só com um software de gestão de pagamentos recorrentes e assinaturas você conseguirá escalar de verdade seu negócio recorrente. Conheça o Superlógica Assinaturas e veja que outros recursos podem ajudar sua empresa a crescer de forma organizada.

Nova call to action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada