Reajuste de contratos: um dilema para o gestor de SaaS

Por: André Magalhães3 Minutos de leituraEm 24/02/2021Atualizado em 09/05/2022

Todo início de ano, os gestores das empresas de Software como Serviço (SaaS) e assinaturas vivem o mesmo dilema. É neste período que muitas empresas fazem os reajustes de contratos, aumentando o valor cobrado pelo serviço que é oferecido aos clientes.

Embora todo cliente saiba que, em algum momento, este tipo de reajuste acontecerá, aumentar os preços é sempre uma situação delicada, e pode gerar atrito na relação com o assinante.

Por outro lado, empresas que não são bem sucedidas em fazer reajustes contratuais acabam sendo bastante impactadas pelos aumentos de custos trazidos pela inflação. Manter os contratos ativos é e sempre será a prioridade, mas no longo prazo um valor de cobrança defasado pode resultar em impactos financeiros consideráveis e, nos casos mais graves, no fechamento do negócio.

Ebook: Como fazer reajustes de contratos em negócios que recebem por assinaturas

Ciente desta dificuldade enfrentada pelas empresas, a Superlógica – que oferece o software de gestão mais utilizados pelas empresas de SaaS e assinaturas – acaba de lançar o ebook “Como fazer reajustes de contratos em negócios que recebem por assinaturas”. Neste material gratuito, a Superlógica abordará diversos aspectos relacionados aos reajustes de contratos, entre eles:

  • A importância da relação entre preço e valor percebido pelo cliente na formulação de preço, e como buscar o equilíbrio entre esses dois aspectos, visando a saúde financeira do negócio;
  • Os erros mais cometidos na política de precificação, e o impacto disso nos reajustes contratuais;
  • Dicas para empresas de SaaS e assinaturas promoverem reajustes de contratos de forma mais eficiente;
  • Como definir uma política de reajustes e trabalhar com os principais índices de inflação utilizados pelo mercado;
  • Como foi o desafio da Superlógica de acertar na sua própria estratégia de precificação;
  • Como usar a tecnologia de gestão a seu favor para promover o reajuste de contratos de forma automatizada, gerando menos atrito com os clientes.

Abaixo, um exemplo do conteúdo que o leitor poderá contemplar neste ebook:

Reajustar ou morrer

Ainda que a velha máxima de que “em time que está ganhando não se mexe” parecer fazer sentido, uma empresa que não tem uma política de reajustes acaba tendo sua rentabilidade comprometida pela inflação ao longo do tempo, o que impacta a saúde financeira.

Já aquelas que conseguem promover reajustes com sucesso, sem comprometer a percepção de custo x benefício do cliente, podem acelerar seu crescimento e ampliar o retorno aos investidores. Para se ter uma ideia, uma pesquisa promovida pela consultoria McKinsey mostrou que um aumento de 1% no preço de um serviço pode representar um acréscimo de 11% no lucro do negócio.

Trouxemos também um trecho de um dos tópicos mais relevantes do material, que trata sobre a precificação:

Preço x Valor – a busca pelo equilíbrio

Você já teve a sensação de ter pago muito caro por algum serviço e, em outra situação, ter pago o mesmo valor por outro e achado barato demais? Encontrar o equilíbrio entre o preço cobrado e a percepção de valor do cliente deve estar no radar de quem gere um negócio da economia da recorrência.

Cabe ao gestor ter a capacidade de entender o consumidor e qual a quantia má- xima que ele estaria disposto a pagar pelo serviço entregue. E ter essa percepção é fundamental para que qualquer política de reajustes seja bem sucedida.

O ebook pode ser baixado aqui ou clicando na imagem abaixo.

Como fazer reajustes de contratos em negócios que recebem por assinaturas

 

Não deixe de conferir este material, que pode ajudar, e muito, na tarefa de reajustar contratos e definir uma política de reajustes vencedora na sua empresa.


Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o melhor e mais completo software de gestão para negócios recorrentes, como empresas SaaS e as demais que cobram por mensalidades e assinaturas. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada