O ouro está aqui. Materiais que recomendo para todo empreendedor SaaS

Por: Time Superlógica4 Minutos de leituraEm 08/03/2017Atualizado em 22/09/2020

Por Diego Gomes – CMO da Rock Content

Quem me conhece e lê meu blog (que anda muito parado) sabe que sou apaixonado por SaaS. Estudo bastante, me atualizo e gosto de compartilhar meus aprendizados sobre o as coisas que aprendi com a economia da recorrência. Afinal, a Rock Content opera e cresce utilizando o modelo SaaS (CaaS, talvez? hehe)

Mas ontem aconteceu algo que me fez pensar sobre este post. Eu ouvi, do meu amigo Rafa, a seguinte pergunta: Diego, o que você recomenda de livros para quem está começando no mundo SaaS? Na hora, eu parei, pensei e falei: Vou pensar um pouco mais sobre o assunto, mais tarde te mando um email, pode ser? Como eu ouço essa pergunta sempre, dessa vez me propus a ir um pouco mais a fundo.

Dito e feito. Era uma escolha difícil, afinal, não queria recomendar livros demais e deixar as pessoas perdidas, mas também não queria ser superficial. Por isso, a princípio tentei recomendar apenas 3 títulos essenciais.

  • Essential Saas Metrics: Esse é um livro simples e didático, escrito pelo meu amigo @Leandro Faria (fundador da SaaSmetrics). Ele é o primeiro livro que recomendo sempre, pois ajuda startups de SaaS a se metrificar do jeito certo, desde o dia 1. Eu me lembro bem que quando eu e meus sócios (@edmarferreira & @pecanha) começamos a empreender, demoramos um bom tempo para entender como operar um negócio SaaS é diferente de operar um negócio convencional. Deu tanto trabalho aprender isso, que na época até traduzi um artigo sobre o assunto para ajudar novos empreendedores. Lendo este livro, o empreendedor já começa do jeito certo.
  • From Impossible to Inevitable: Se a primeira recomendação é elementar e fundamental para começar, a segunda é quase uma promessa de crescimento. From Impossible to Inevitable é um guia que mostra ao empreendedor SaaS onde ele pode chegar e traz algumas das melhores práticas de maneira simples e clara. Esse livro tem um cardápio tão amplo de ideias que dá para um novo empreendedor ter uma visão global do que é escalar uma startup em alta velocidade e quais os fundamentos necessários para chegar lá. Leia um resumo deste livro aqui.
  • Venture deals: Se você leu a primeira recomendação, você já entendeu sobre o desafio de fluxo de caixa que os negócios SaaS tem, não é mesmo. Se não, não se preocupe, você vai entender quando ler. Esse desafio faz, que em startups SaaS, captar investimentos de Venture Capital seja algo muito comum e frequentemente necessário para as empresas que querem crescer super rápido. Esse livro ensina, ao empreendedor inexperiente de uma forma simples e prática como funciona o mundo dos investidores anjo e dos fundos de VC. É altamente recomendado, se você pretende buscar recursos para sua startup.

Ok, Até então eu tinha separado os 3 livros “para começar”. Mas novamente parei para pensar e senti que deveria compartilhar outras coisas que também me ajudaram muito no início… Os livros ajudam, mas o “ouro” acontece todos os dias, nos mais diversos cantos da internet. O “ouro“, na verdade, são coisas simples, que me tomam alguns minutos por semana (ok, as vezes horas), mas que me ajudaram muito a entender melhor o mercado onde eu estava entrando. A ideia aqui é dar conteúdo para você que está começando beber na fonte e conseguir avançar sozinho. Vamos nessa:

Coisas simples = “ouro”

1) Blogs e caras pra seguir: Se você está entrando em SaaS, você tem obrigação de ler estes blogs e assinar suas newsletters:

  • SaaStr: Jason Lemkin, na minha opinião o cara que mais contribuiu para o crescimento recente da indústria de SaaS. Poucos caras foram tão generosos em compartilhar os desafios do que é ser um empreendedor SaaS. Além disso tudo, ele tem 2 exits como fundador, é um investidor muito ativo no segmento e organiza a maior conferência de SaaS do mundo. Massa, né?
  • David Skok: Antes do Mr. Lemkin, David já compartilhava muito sobre SaaS nas interwebs e hoje ele continua mais relevante do que nunca. O cara é board member da Hubspot, já fez IPOs e investe no mercado. O artigo SaaS Metrics 2.0 é provavelmente o artigo que mais já compartilhei na vida.
  • Chris Janz: Esse cara foi um dos primeiros investidores do Zendesk e teve outros 2 exits no mercado. Shut up and just subscribe, hehehe!
  • David Cummings: O cara fundou a Pardot (automação de marketing) e vendeu a empresa para Salesforce por 100 milhões de dólares em poucos anos. O mais legal disso tudo? Bootstraped. Também é investidor e tem um dos blogs mais ativos da indústria.
  • Tomasz Tunguz: Um investidor especializado em SaaS que tem o blog mais data driven do espaço. Obrigatório. Valeu pelo lembrete, @Robson!

2) Quora: Imagine um lugar onde vários founders de alguns dos maiores SaaS do mundo respondem suas perguntas? E o conteúdo é de alto nível? Este é o Quora e você tem que estar lá. Siga e participe dos seguintes tópicos:

Se curtir, sugiro que me siga por lá também. As vezes participo em tópicos que acho interessantes.

3) Modelos financeiros e outros materiais: Com o amadurecimento do mercado, cada vez mais empresas e founders compartilham modelos de planilhas financeiras e benchmarks. Essa é outra parte valiosíssima do “ouro“. Existem dezenas de ótimas opções lá fora e vale a pena pesquisar bastante para montar o plano de negócios do seu SaaS. Vou deixar aqui 3 modelos que são fantásticos e sempre acabou voltando neles:

Faixa bônus

Por fim, já que minha lista estava se estendendo cada vez mais, pensei. Por quê não dar, de Bônus, um pouco de contexto histórico para o empreendedor interessado em SaaS.

Bônus: 2 livros um pouco mais antigos que ajudam você a entender como as coisas eram no passado e como o mercado de SaaS surgiu.

  • Softwar – Uma nova startup de bancos de dados surge. Anos 80. O que poderia dar errado? Softwar conta a fantástica história da Oracle e de Larry Ellison, seu CEO. O livro nos dá uma visão bacana sobre como o mundo de softwares corporativos funcionava antes do surgimento do SaaS. O mais legal é que Larry Ellison tinha um jovem prodígio no seu time executivo, chamado Mark Benioff. Esse cara saiu para montar sua própria startup, e o próprio Ellison investiu na empresa. Vamos a segunda dica de livro “histórico”:
  • Behind the cloud – A Salesforce é a maior empresa de SaaS do mundo, com quase 7 bilhões de dólares em receitas anuais recorrentes. Ela praticamente inventou o termo SaaS e Behind the cloud conta essa história. Benioff criou toda uma indústria praticamente do zero (e claro, usando um pouco do que aprendeu na Oracle também) e ele compartilha suas memórias neste livro. Já imaginou lançar uma startup com uma grande festa e um show que custou centenas de milhares de dólares? Sim, esse cara fez isso e muito mais. Leia um resumo deste livro aqui.

Esse post foi escrito originalmente no blog Webholic


Leitura Recomendada