Entenda por que é essencial automatizar a emissão de NF-e

Por: André Magalhães2 Minutos de leituraEm 19/02/2021Atualizado em 09/05/2022

A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento fiscal totalmente digital, oficializado no Brasil em 2006, que tornou possível a integração administrativa e facilitou a fiscalização entre os órgãos tributários.

Mas a NF-e também trouxe grandes benefícios para os negócios, que reduziram custos com impressão, envio e armazenamento das notas — sem contar que todo esse processo ficou incrivelmente mais ágil.

Ainda por cima, o risco de ocorrer erros que geram penalizações à empresa diminui bastante. Por fim, o cliente também encontra benefícios, como a maior rapidez no processo de compra.

Qual o problema com a emissão manual de nota fiscal?

Por serem negócios recorrentes, empresas de software as a service (SaaS) precisam emitir mensalmente uma nota fiscal de serviço (NFs) para cada assinante.

Como estamos falando do acesso a um produto digital, o fato de o documento ser gerado e enviado eletronicamente viabiliza uma experiência 100% virtual para o cliente.

Só tem um problema: o objetivo de empresas com esse modelo de negócio é crescer o máximo possível o número de assinantes, já que isso não demanda um aumento na produção (afinal, o software já está pronto).

Nesse caso, como fica a emissão da NF-e? Se a empresa SaaS tem 1.000 assinantes, por exemplo, são 12.000 notas fiscais emitidas em um ano.

Isso exige muitas horas de trabalho e torna a geração das notas fiscais muito suscetível a erros, o que pode ocasionar problemas com o fisco.

A mesma coisa vale para outros tipos de negócios recorrentes: gerar cada NF-e manualmente não é uma boa ideia.

Solução: automatizar a geração de NF-e

A melhor maneira de viabilizar a emissão de NF-e em negócios recorrentes com agilidade e segurança é usando a tecnologia.

É preciso tornar o processo automatizado, de modo que o esforço humano necessário para emitir e enviar 5 ou 5.000 notas fiscais se torna praticamente o mesmo.

Nova call to action

Plataforma de gestão de assinaturas Superlógica

Para que seja possível automatizar a emissão de NF-e para os clientes, o negócio recorrente precisa de um emissor integrado à plataforma de gestão de assinaturas.

Superlógica Assinaturas tem as duas coisas em uma só. Integrada aos sistemas das maiorias das prefeituras do Brasil, a plataforma para negócios recorrentes permite configurar a emissão da nota fiscal junto com a emissão da cobrança do assinante — que também é automatizada.

Tudo isso é configurado no mesmo ambiente em que é feita a gestão das assinaturas, uma plataforma inteligente desenvolvida especialmente para negócios recorrentes.

Com os recursos da Superlógica Assinaturas, você poderá crescer sem preocupação, pois o sistema dá conta do aumento na demanda.

Mais tempo para a sua equipe

Além da geração automatizada de NF-e, o plataforma Superlógica Assinaturas traz outras funcionalidades, como:

  • Conciliação bancária automática
  • Suspensão e cancelamento automático de assinaturas
  • Régua de cobrança
  • Gestão da inadimplência
  • Ferramenta para realizar acordo
  • Diversificação de meios de pagamento
  • APIs e Webhooks com outras ferramentas essenciais

São recursos que acabam com as intermináveis horas gastas com trabalho operacional. Assim, você e sua equipe podem focar no que mais importa: a criação de ações e estratégias para deixar seu cliente cada vez mais satisfeito.

Se cadastre abaixo e receba uma demonstração gratuita da plataforma Superlógica Assinaturas!



 

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomíniosImobiliárias.

Leitura Recomendada