E-book discute métricas para negócios de assinaturas

Saiba tudo o que as métricas SaaS podem lhe dizer

Artigo publicado originalmente em 06/11/2014 e atualizado em 16/11/2018

Para algumas pessoas, entender as métricas SaaS pode ser um pouco desafiador. Mas, elas são essenciais para apoiar as decisões estratégicas nos negócios baseados em assinaturas.

Você já deve ter ouvido a velha máxima do mundo dos negócios: “O que não pode ser medido não pode ser controlado e, consequentemente, não pode ser melhorado”.

Então, para conhecer bem os potenciais do seu negócio, é fundamental entender e definir as métricas que irão lhe ajudar em sua jornada.

A partir daí, acompanhar os resultados se tornará um processo natural, uma vez que os números lhe indicarão onde você está acertando e no que você precisa melhorar.

Métricas SaaS para negócios de assinaturas: você precisa delas

Seja nas empresas que trabalham com SaaS ou nos negócios baseados em assinaturas, não importa o tamanho ou o segmento, tampouco o produto ou o serviço que você comercializa: é de extrema importância acompanhar as métricas certas.

A verdade é que no dia a dia de quem empreende, nem todos os caminhos levam ao crescimento e à lucratividade. E quem trabalha na economia da recorrência conhece muito bem essa realidade. É preciso estar atento diariamente a uma série de variáveis que indicam como o seu negócio está performando.

Em um modelo de assinaturas, quando um cliente está insatisfeito e “dá churn”, cancelando sua conta, ele leva junto com ele não apenas a receita, mas todo o investimento feito para conquistá-lo.

Então, perder clientes para quem recebe por pagamentos recorrentes, em certa medida, pode representar riscos para a viabilidade do negócio. Por isso, é correto afirmar que para essas empresas, manter um cliente pode ser ainda mais importante do que em modelos tradicionais.

Nova call to action

 



Métricas certas em negócios recorrentes = sucesso na estratégia

Diante de tantas especificidades, é importante ressaltar que as métricas contribuem em diversas análises fundamentais para a otimização dos negócios.

Churn rate, LTV, CAC, MRR… Conhecer bem as métricas SaaS é tão importante quanto saber qual é a mais adequada para o seu planejamento e modelo de negócio.

Isso pode significar uma grande diferença quando o objetivo é apostar em uma estratégia para fomentar o crescimento sustentável de sua empresa e, claro, colocá-la em rota com uma maior lucratividade.

Um dos grandes erros é não dedicar atenção e tempo no planejamento das metas. Mas, sem isso, mesmo com os dados em mãos, fica impossível mensurar os resultados para definir os próximos passos.

Quer ter acesso às métricas que indicam o melhor caminho para a sua empresa?

Já sabemos que as métricas para SaaS são importantíssimas para que as estratégias de mercado sejam, de fato, bem aproveitadas.

Pensando em ajudar o empreendedor nessa missão, a Superlógica, em parceria com a Sensedia e a Syhus, elaborou o e-book “Métricas para impulsionar negócios de assinaturas“.

Neste material você saberá quais são as principais métricas SaaS e entenderá como utilizá-las na prática para tomar as melhores decisões em sua empresa.

Não perca tempo! Baixe o e-book e conheça os potenciais do seu negócio e os melhores caminhos a seguir.

 



Compartilhar

Comentários

comentarios

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta