A importância de usar um software CRM para empresas SaaS

Por: Felipe Haguehara4 Minutos de leituraEm 09/09/2020Atualizado em 25/09/2020

Artigo escrito pelo time da Atendare

Como você já deve ter percebido, o consumidor está cada vez mais empoderado com informações,  fazendo com que as organizações tenham que se reinventar constantemente. A concorrência também está a cada dia mais organizada, estruturada e competitiva. Assim, para se manter competitivo no mercado as tecnologias e softwares que visam aperfeiçoar os processos estão cada vez mais em alta nas organizações.

E nesse sentido, uma das áreas mais afetadas nas organizações pelas mudanças do comportamento do consumidor são as vendas. O que torna imprescindível o uso de um software de CRM para uma gestão de vendas aprimorada e eficiente, afinal, essa área é o coração das organizações – que faz pulsar a energia (receita) por todos os demais setores através dos clientes conquistados.

Mas será que um software de CRM pode auxiliar empresas com modelo comercial SaaS também? Não só essa resposta é afirmativa – sim um CRM é indicado para empresas SaaS – como também é justamente nesse setor onde eles já são largamente utilizados.

O que é um CRM?

Entender o que é um CRM é a base para que você possa compreender a importância de usar um software de CRM para sua empresa SaaS. Vamos lá, então!

O nome CRM, se origina do inglês Customer Relationship ManagementGerenciamento do Relacionamento com o Consumidor – e é um sistema utilizado para armazenar e organizar o processo comercial e as interações entre a empresa e os clientes.

Um sistema de CRM, é hoje o principal software de gestão de relacionamento utilizado em equipes de vendas, o qual permite gerenciar o processo de vendas, da pré venda, venda e pós venda

Com um CRM a gestão comercial ganha mais poder, pois as informações dos clientes, bem como as atividades e todo o histórico das negociações ficam centralizadas em um só lugar de forma organizada . Além disso no CRM é possível fazer a gestão do funil de vendas, fazendo o acompanhamento das negociações em tempo real.

Por que adotar um sistema CRM para minha empresa

Segundo a Forrester Research 50% das equipes de vendas que adotam um CRM ganham produtividade, pois transferem as atividades e rotinas manuais para o software. Assim o processo fica automatizado, ágil e organizado.

É comum que além de trabalharem com software CRM empresas SaaS também adotem algumas metodologias de vendas consultivas como é o caso de SPIN Selling ou Solution Selling. Essa é uma combinação poderosa para auxiliar a área comercial, trazendo mais produtividade, eficiência e velocidade nas negociações.

Tais metodologias se popularizaram e transformaram o cotidiano de vendedores mundo afora. O foco passou de simplesmente ofertar o produto ou serviço para um formato em que antes mesmo de se aprofundar nesses aspectos o vendedor deve conhecer primeiramente com precisão a dor, a necessidade ou o problema que o cliente está enfrentando e então oferecer a ele a solução mais adequada para esse momento. Nesse formato a venda passa a ser mais consultiva e focada na real necessidade do consumidor.

Um software CRM tem um casamento perfeito com as metodologias de vendas que falamos há pouco, permitindo registrar as interações com clientes, identificando e registrando as dores de cada contato. 

Entenda a importância do CRM para o seu negócio

Encare o CRM como um investimento, pois ele ajuda na expansão dos negócios. Segundo a Innople Technologies, empresas que adotam um CRM chegam a ter um aumento de até 65% em suas vendas. 

Com um sistema CRM todo processo comercial pode ficar centralizado e organizado, eliminando pontos de falha como falta de follow up efetivo, perda de informações e até mesmo esquecimento de compromissos.

Outro ponto importante é que as métricas ficam disponíveis com mais facilidade. Se hoje não é possível ter clareza sobre o tempo médio de negociação, quem está fechando mais negócios ou mesmo qual etapa de negociação precisa de atenção, o CRM pode ser um grande aliado na busca dessas informações. O melhor é que normalmente as métricas ficam disponíveis em tempo real e podem ser acessadas de qualquer lugar, do escritório ou mesmo de casa.

Em suma um sistema CRM proporciona os seguintes benefícios:

  • Ter uma visão clara das negociações  em tempo real.
  • Facilidade em acessar as informações dos leads e clientes.
  • Entender a performance dos vendedores para atingir as metas de vendas
  • Realizar follow up mais efetivos
  • Melhorar as taxas de conversões de vendas
  • Reduzir o ciclo de vendas
  • Melhora a comunicação da equipe de vendas
  • Mensurar os resultados através de relatórios e métricas

Para quem trabalha com SaaS é imprescindível  acompanhar e entender como está o funil de vendas, afinal ele traz uma visibilidade muito rica de como está a situação da empresa, permitindo ajustar a estratégia, focar objetivos e tangibilizar metas. Permite também obter uma previsibilidade sobre o número de novas assinaturas.

Dessa forma fica mais fácil ter sucesso nas negociações e consequentemente resultando em um aumento na receita e lucratividade.

Nova call to action

Escolhendo o sistema CRM

Os recursos encontrados encontrados nos CRM do mercado variam bastante, mas geralmente são focado em obter maior produtividade, mais eficiência no processo e mais velocidade nas tomadas de decisão.

Para escolher o melhor CRM o que levar em conta? Essa é uma dúvida bastante corriqueira e na verdade não há uma resposta certa ou errada. Você deve levantar o que cada ferramenta pode te oferecer e principalmente analisar seu processo e levantar pontos de melhoria.

Para que não haja frustração é importante destacar que a ferramenta muitas vezes não irá trabalhar 100% de acordo com seu processo, então algum ajuste deverá ser realizado tanto ao configurar o software, como também a forma como se está acostumado a trabalhar. Todo modo, essas mudanças normalmente trazem resultados bastante positivos e promissores. 

Falando especificamente sobre recursos, vale de novo validar como o setor comercial já está operando e o que pode melhorar. Alguns bons exemplos de recursos que podem entregar bastante produtividade são a possibilidade de geração de propostas e contratos de forma automatizada – atividade bastante corriqueira para quem trabalha com SaaS. E também o acompanhamento e controle de metas, esse é um ponto bastante utilizado para equipes de alta performance, então a ferramenta pode ser de grande valia para este ponto.

Então avaliar prós e contras colocando tudo em uma balança e fazer a escolha do software CRM com o melhor custo benefício baseando-se em cada realidade é uma ótimo estratégia. Contudo, o sucesso do projeto depende também dos usuários do sistema – os próprios vendedores – e por isso incluí-los na tomada de decisão por ser benéfico e trazer mais engajamento por parte da equipe.  

Sobre o Atendare

O Atendare é um sistema completo para realizar a gestão de vendas consultivas, permitindo às empresas gerirem seus processos de pré-venda, vendas e pós-venda, tudo em um só lugar. Para empresas que desejam otimizar e descomplicar as vendas complexas o Atendare é uma suite incrível de: sistema de CRM, automação de marketing, automação de vendas, e-mail marketing e analytics. Saiba mais em atendare.com.


Leitura Recomendada