gestão administrativa e financeira

Otimize a gestão administrativa e financeira da sua imobiliária

Toda imobiliária, grande ou pequena, sempre está preocupada com duas coisas – gestão administrativa e financeira. Manter esses processos alinhados e estáveis, é crucial para qualquer negócio sobreviver a uma economia volátil e claro, à competição da indústria.

As pequenas imobiliárias, precisam ter cuidado redobrado com suas decisões financeiras desde o início, já que é preciso mais do que apenas uma boa ideia para administrar um negócio.

Todo negócio precisa de uma estrutura financeira que gere lucro para permanecer com boa credibilidade. Por isso, as equipes administrativas das imobiliárias precisam estar equipadas com boas ferramentas de gerenciamento de locação e vendas, para transformar seu trabalho e imobiliária, em uma história de sucesso.

Esse é um assunto delicado, mas isso não quer dizer que você ficará sem informação. Por isso fizemos uma seleção dos principais recursos que a sua imobiliária precisa ter – obrigatoriamente – para manter a gestão administrativa e financeira saudável e assim evitar problemas por falta de gerenciamento. Veja a lista que elaboramos.

#1 ERP para Imobiliárias

O mundo está mudando, mas muitas imobiliárias não estão conseguindo se manter. Muitos negócios ainda utilizam vários sistemas que não se comunicam com seus negócios ou pior ainda utilizam planilhas, tornando sua vida ainda mais difícil.

http://superlogica.com/imobiliarias/

Para resolver os problemas com integrações e gestão, surgiu o ERP. Um ERP é um sistema composto por aplicativos de planejamento de recursos empresariais que integra uns com os outros e compartilham um banco de dados. Isso significa que você pode eliminar completamente a falta de informações entre os departamentos e dar a todos uma única fonte de gestão.

Existe um ERP específico para imobiliária que pode automatizar seus principais processos de negócios e ajudá-lo a garantir a conformidade regulamentar, reduzir o risco, relatórios rápidos e muito mais. Esse sistema é desenvolvido especialmente para o mercado de imóveis, tanto locação quanto venda e tem como objetivo organizar os processos administrativos e financeiros da imobiliária e torná-la mais produtiva.

Gestão dos contratos de Vendas de Imóveis

Dentro do ERP específico para imobiliária sua equipe ganha eficiência no processo de gestão dos contratos de venda que permite cadastrar cada um dos contratos e tornar automática as atividades referentes a cada um deles, como:

  • Gestão dos contratos de venda
  • Nota Fiscal Integrada
  • DIMOB
  • Relatórios gerenciais
  • Controle das contas a pagar e receber
  • Conciliação bancária e outros

Assim, é fácil visualizar o fluxo do seu caixa e estimar as metas e receitas de venda para um período.

Gestão dos contratos de Locação

Ainda nesse ERP específico para imobiliárias é possível simplificar os processos relacionados a gestão de contratos de locação de imóvel. Isso é possível porque oferece funcionalidades exclusivas para a gestão financeira de imobiliárias, como:

  • Área do locatário
  • Área do proprietário
  • Gestão financeira
  • Controle da inadimplência
  • Tecnologia nas nuvens
  • Seguranças de dados e outros

Por meio desse sistema é possível, por exemplo, gerenciar contratos de locação, automatizar cobranças, realizar repasses com segurança, gerar a DIMOB, entre outras funções importantes para imobiliárias que atuam com locação.

#2 DIMOB

A DIMOB é uma declaração anual obrigatória e de natureza fiscalizatória. Gerar esse relatório é um trabalho obrigatório para imobiliárias e não é uma tarefa tão simples, se for feito de forma manual. Isso porque erros ou esquecimentos nesta declaração estão sujeitos a multas. É obrigatório constar na DIMOB, as atividades imobiliárias referentes a todas as notas fiscais emitidas no ano, o que é bastante informação.

Isso significa que, é preciso um bom ERP para imobiliárias que garanta a possibilidade de gerar a DIMOB e os relatórios com todas as informações que já constam em sua base de dados para facilitar o cruzamento de dados dos contribuintes do Imposto de Renda.

Outra grande vantagem é que com um clique é possível ter a DIMOB pronta para a entrega para a Receita Federal. Dessa forma economiza muito tempo da sua equipe e dispensa um contador para realizar essa atividade.

#3 Controle de contas a pagar e receber

Controlar as contas a pagar e a receber também é outra facilidade do ERP para aumentar a eficiência da gestão financeira imobiliária. Em um sistema imobiliário é possível cadastrar todos os títulos a pagar e receber, entre outras despesas. A função dessa ferramenta é automatizar o controle do fluxo de caixa e tornar visível a inadimplência e os valores a serem recebidos e pagos.

#3 Conciliação bancária

conciliação bancária é a conferência das contas bancárias com o controle financeiro interno de uma empresa. Seu objetivo é verificar se está tudo correto no controle interno ou se existe alguma inconsistências de dados.

Em empresas, como as imobiliárias, que possuem um grande volume de entradas e saídas essa tarefa torna-se ainda mais importante e também mais complexa. Para facilitar, a conciliação bancária e tornar a gestão financeira imobiliária mais eficiente, um ERP imobiliário, como a Superlógica Imobiliárias, tem a funcionalidade de conferir automaticamente o caixa da empresa com as contas bancárias cadastradas.

Uma boa gestão administrativa e financeira é vital para a sobrevivência e o crescimento das empresas. Envolve planejar, organizar, controlar e monitorar seus recursos financeiros para alcançar os objetivos de seu negócio. Com uma boa gestão financeira o seu negócio IRÁ usar efetivamente os recursos, cumprir os compromissos com seus clientes, obter vantagem competitiva e se preparar para a estabilidade financeira a longo prazo.

Ao otimizar a gestão administrativa e financeira da sua imobiliária você e sua equipe irão sentir que suas finanças ficarão descomplicadas.

Quer saber como a tecnologia pode tornar a gestão financeira imobiliária mais eficiente e o seu negócio mais produtivo?

Fale com um Especialista em Gestão Financeira Imobiliária e saiba as principais formas para deixar sua imobiliária mais produtiva.


Comentários

comentarios