Superlógica realiza evento online sobre assinaturas eletrônicas e desburocratização dos cartórios

Por: Eduardo Vella3 Minutos de leituraEm 18/09/2020Atualizado em 07/10/2020

No dia 23 de setembro, quarta-feira, acontece a quarta edição do Superlógica Next Live 2020. Na “Trilha desburocratização: digitalização das assinaturas”, os mercados condominial e imobiliário serão apresentados às diferentes modalidades de assinatura eletrônica e a visão dos cartórios sobre a digitalização de títulos e documentos.

Até agora aconteceram três edições do evento, entre agosto e setembro. Na primeira, dia 12 de agosto, especialistas discutiram sobre recrutamento, seleção e integração de novos funcionários à distância. No segundo, dia 26 de agosto, o assunto foi sobre a legislação, LGPD e segurança de dados para o teletrabalho. No terceiro e mais recente, dia 09 de setembro, dois painéis trataram da prospecção de clientes e vendas em ambiente online.

As palestras e painéis dos eventos anteriores estão disponíveis na íntegra para quem se inscrever no site do evento.

Nova call to action

Os conteúdos da “Trilha desburocratização: digitalização das assinaturas”

No dia 23, ocorrerá uma palestra e um painel. A palestra, que inicia às 16h, terá o tema “Tudo sobre Assinatura eletrônica simples, avançada e qualificada, e suas aplicações”. Fábio Rocha Pinto e Silva, associado sênior da Pinheiro Neto Advogados, um dos maiores escritórios de consultoria jurídica do país, vai ensinar sobre as diferentes modalidades de assinaturas eletrônicas e suas aplicações, como a realização e registro de assembleias virtuais e assinatura de contratos de locação à distância.

Em seguida, acontecerá o painel “A visão dos cartórios sobre a digitalização de registros de títulos e documentos”. Carlos Cêra, CEO e cofundador do Grupo Superlógica, e Robson Alvarenga, presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Estado de SP (IRTDPJ-SP), se juntam a Fábio Rocha Pinto e Silva, para abordar o processo de digitalização de documentos que os cartórios estão passando e como isso beneficia os mercados condominial e imobiliário.

Como funciona um condomínio digital?

O mercado imobiliário em geral sempre envolveu muito papel. Contrato de locação, contrato de compra, documentos comprobatórios, boletos de pagamento, ata da assembleia condominial, assinatura dos condôminos…

Além do papel, há bastante burocracia, pela necessidade de que todas as partes envolvidas se sintam seguras para fazer negócio.

Com a revolução digital, muita coisa mudou. A computação em nuvem e outras tecnologias permitiram automatizar e digitalizar uma série de processos, tornando tudo mais organizado, ágil e transparente.

Será que no mercado condominial isso também acontece? O Superlógica Next Pocket vai falar sobre assinatura eletrônica, assembleias virtuais, registro online de imóveis e tecnologias que dão mais profundidade ao trabalho das administradoras de condomínios e imobiliária.

Vantagens da transformação digital no mercado condominial e imobiliário

Utilizar recursos como um sistema de gestão condominial/imobiliária online traz vantagens competitivas importantes para a empresa:

  • Desburocratização: os processos se tornam menos complexos, mais ágeis e inclusivos.
  • Economia: gasta-se menos tempo e recursos para realizar as mesmas tarefas.
  • Eficácia: com automação, inteligência artificial e integração de dados, a probabilidade de ocorrerem erros é muito menor.
  • Mais estratégia: com o tempo que sobra, as administradoras e imobiliárias podem focar no planejamento estratégico do negócio.

Mais valor para a marca: a marca da empresa passa a ser reconhecida pela agilidade e qualidade nos serviços que presta.

Desburocratização e digitalização de documentos

A demanda por desburocratização, principalmente, nas frentes da digitalização de documentos cresce a cada ano para empresas. E isso não se trata apenas do armazenamento de arquivos em ambientes de nuvem, recursos para agilizar processos importantes na gestão de contratos, documentos e títulos são até mais importantes.

Dentre eles, se destacam a evolução no uso de assinaturas eletrônicas. E, de fato, os cartórios estão se adaptando. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ Brasil), realizado com cartórios de todas as regiões do país, 64,5% deles estão totalmente informatizados.

Isso beneficia o desenvolvimento de recursos importantes que estão normatizando na vida de imobiliárias e administradoras de condomínios, como as assembleias virtuais. Segundo o levantamento da Superlógica, a realização de assembleias nesse modelo cresceu mais de 7 vezes no decorrer de 2020: de 182, em março, para 1414 em agosto.

No caso das imobiliárias, os ganhos são de longa data. Um levantamento da DocuSign, de 2018, mostrou que imobiliárias reduziram em até 80% o tempo de fechamento para contratos de locação. Na plataforma da Superlógica para imobiliárias, o uso das assinaturas digitais triplicou entre fevereiro e julho.

Programação

16h – Palestra: Tudo sobre Assinatura eletrônica simples, avançada e qualificada, e suas aplicações.

Palestrantes: Fábio Rocha Pinto e Silva – Associado sênior da Pinheiro Neto Advogados.


16h40 – Painel: A visão dos cartórios sobre a digitalização de registros de títulos e documentos.

Palestrantes: Fábio Rocha Pinto e Silva – Associado sênior da Pinheiro Neto Advogados; Carlos Cêra – CEO e cofundador do Grupo Superlógica; e Robson Alvarenga – Presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Estado de SP.

Superlógica Next Pocket – “Trilha desburocratização: digitalização das assinaturas”



Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias.

Leitura Recomendada