recrutamento e seleção remotos

Recrutamento e seleção no trabalho remoto

A mudança na forma de trabalhar é iminente. Com o trabalho remoto cada vez mais estabelecido, os processos internos da empresa precisam mudar, incluindo as contratações e novos colaboradores. Ou seja, o recrutamento e seleção a distância também precisa se adaptar. 

O assunto foi abordado na primeira edição do Superlógica Next Live 2020, no dia 12 de agosto. Na primeira palestra, Katia Ribeiro, head de RH da Superlógica, ensinou à administradoras de condomínios e imobiliárias os processo de recrutamento e seleção remotamente.

O evento, que devido à pandemia do coronavírus está acontecendo de forma 100% online, ainda terá outras 4 edições:

  • 26 de agosto;
  • 09 de setembro;
  • 23 de setembro;
  • 07 e 08 de outubro.

Cadastre-se para saber mais informações sobre a programação do evento!


Você verá neste artigo:




RH precisa se reinventar

Um processo seletivo tradicional para a contratação de novos colaboradores envolve etapas presenciais. Às vezes com uma dinâmica de grupo em uma fase preliminar, depois conversas “olho no olho” com profissionais de RH e gestores.

Como ficam esses processos em um momento no qual é preciso evitar os encontros presenciais para preservar a saúde de todos? Esse foi o tema da palestra de Katia Ribeiro, head de Recursos Humanos da Superlógica, no dia 12 de agosto.

Ela começou compartilhando a experiência da empresa, que também teve que se reinventar. “Em cargos de liderança, mesmo ao contratar pessoas de outros estados, a gente sentia a necessidade de fazer uma última entrevista olho no olho, mais próxima”, relembrou.

Hoje, seja qual for o cargo, todo o processo de contratação é feito remotamente. “Já contratamos mais de 50 profissionais nesse modelo, pessoas que até hoje não pisaram na nossa sede”, contou a head de RH.

Mas, além da distância, o que mudou na prática com o recrutamento virtual? Katia listou o que continua do mesmo jeito e o que é um pouco diferente no novo modelo.

O que muda com o recrutamento digital

  • Preparação: é preciso ter um cuidado um pouco maior com a matriz de competência, descrevendo bem a vaga e sabendo exatamente o que a empresa está procurando.
  • Postura profissional: o candidato pode se sentir mais à vontade por estar em casa, então cabe à recrutadora conduzir a entrevista de maneira profissional.
  • Comunicação verbal: é preciso observar com cuidado a comunicação do candidato para avaliar se ele vai conseguir se comunicar com uma equipe remota.
  • Comunicação não verbal: mesmo com um formato diferente, é possível observar a linguagem corporal do candidato.

O que não muda

  • Planejamento: o mapeamento da necessidade que a empresa tem em relação à posição;
  • Empatia: a recrutadora não deve julgar um candidato que passou por algum tipo de problema antes ou durante a entrevista;
  • Pontualidade: não é porque o candidato está em sua casa, na tela do computador, que deixá-lo esperando além do horário combinado não é um problema;
  • Vestimenta: a entrevistadora deve se vestir do mesmo modo que em uma entrevista presencial;
  • Uso do celular: é preciso deixar o celular de lado, dedicar aquele tempo apenas à entrevista e prestar atenção em tudo que o candidato estiver falando;

Experimente o recrutamento virtual

Com processos de RH bem definidos e um bom planejamento em cada recrutamento e seleção, é possível agregar talentos à sua equipe de forma totalmente remota sem nenhum tipo de prejuízo.

Além das dicas que apresentamos acima, divulgue as oportunidades em portais e sites de vagas e use ferramentas online para conhecer melhor o candidato aplicando testes de habilidade e de perfil, de acordo com a necessidade do cargo em questão.

Depois de experimentar esse novo modelo, é provável que ele se torne comum mesmo depois que a pandemia acabar.

Participe do Superlógica Next Live 2020!

Quer aprender sobre como adaptar cada processo da sua administradora de condomínios ou imobiliária para o trabalho remoto? Confira as próximas edições do Superlógica Next Live!

Veja quais são os próximos temas a serem abordados:

  • 26 de agosto – Trilha Lei e segurança de dados: proteção no trabalho remoto
  • 09 de setembro – Trilha vendas: arrebentando nas vendas online
  • 23 de setembro – Trilha tecnologia e documentação: o fim dos papéis
  • 07 e 08 de outubro – Superlógica Next Live 2020

Acesse o site do Superlógica Next Live 2020 para se inscrever e não perder os próximos eventos. Ou clique na imagem abaixo!

Nova call to action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias.

Compartilhar

Comentários

comentarios