Sob comando de Talita Zampieri, Superlógica reestrutura time de Marketing

Mudanças fazem parte da estratégia da CMO de fazer com que a área tenha uma atuação ainda mais estratégica e visão integrada dos negócios do grupo

Por: Grupo Superlógica4 Minutos de leituraEm 15/04/2024Atualizado em 14/05/2024
Da esquerda para a direita: Janilo Saraiva, Mark Cardoso, Talita Zampieri, Almir Ramos e Eliana Cassandre

Campinas, março de 2024. A Superlógica, plataforma completa de soluções tecnológicas e financeiras para o mercado de condomínios e imobiliárias, reestruturou a área de Marketing para que sejam ainda mais estratégicas nos planos de expansão da empresa. Sob o comando da CMO Talita Zampieri, o time ganhou reforço de quatro heads para fortalecer o middle management da área. 

A executiva, que acumula passagens por empresas como Africa, fintech Bullla, Ogilvy e Y&R, assumiu o cargo em agosto do ano passado para liderar a estratégia de marketing da Superlógica, consolidando todas as disciplinas da área. A Superlógica, que nasceu como uma empresa de ERP (Enterprise Resource Planning) para gestão de condomínio, hoje, é a maior plataforma desse segmento no País.   Tudo isso graças a um crescimento orgânico estruturado, além de processos de fusão e aquisição, nos últimos anos.

Para compor o novo time, a companhia promoveu Almir Oliveira Ramos a Head de Marketing de Canais e contratou Eliana Cassandre (Head de Marketing de Produto); Janilo Pereira Saraiva (Head de Growth, Insights & Pricing – GIP) e Mark Cardoso (Head de Marca, Comunicação & Experiência).

Novos rumos; novos objetivos; novos resultados

“A visão integrada é a chave para uma estratégia bem sucedida. Fazer marketing de produto, inteligência de mercado, marca e canais caminharem de mãos dadas é fundamental. Para uma empresa que é líder de categoria, não adianta só vender sem construir marca ou construir marca sem vender. Esse será o nosso norte, nesta nova etapa”, aponta a nova CMO do grupo.

Para Janilo, o Head de Growth, Insights e Pricing, o foco estratégico da área será aumentar o impacto do Departamento de Marketing no negócio por meio de pesquisas e leitura de dados. “Estabelecer uma cultura de testes de comunicação e implementação de novos canais de aquisição e expansão é a prioridade”, aponta ele, que também tem em seu radar a preocupação de fomentar decisões cada vez mais baseadas em dados, orientando, assim, as demais frentes do Marketing e outras áreas da companhia.

Outra iniciativa de fundamental importância é a nova estrutura centralizada de Pricing dentro do Marketing. “Em conjunto com as áreas Comercial, Value Creation, Produto e Financeiro, buscaremos maneiras de aumentar a rentabilidade e eficiência do Grupo Superlógica, usando nosso extenso portfólio a nosso favor”, aponta.

Já para a frente de Marca e Comunicação, o objetivo principal é organização e zeladoria da estratégia das marcas, além da evolução da forma de comunicá-las ao target e ao mercado. “Após tantas fusões e aquisições (M&A) feitas pelo grupo, o foco principal, aqui, será o desenho de uma arquitetura de portifólio, além de elevarmos a barra na forma de comunicar nossas marcas, em busca de excelência estética, estratégica e conceitual, experimentando mais, com o olho na vanguarda, que é o que uma marca líder de categoria deve sempre perseguir”, revela Mark, o Head of Brand do grupo, que também tem dado muita atenção à instalação e ao desenvolvimento de uma cultura de processos e fluxos que possam otimizar a artesania da estratégia e da comunicação no Marketing.

Liderando o Marketing de Produto, Eliana norteia seu time rumo ao discovery, posicionamento e a promoção de produtos de forma eficaz, atendendo às necessidades dos clientes e impulsionando o sucesso da empresa no mercado. “A conexão direta com as áreas de Marca e Comunicação, Atendimento, Desenvolvimento de Produto e Comercial é responsável pela construção da estratégia, posicionamento, personas e tons de voz para cada produto”, coloca a head da área.

E em se tratando de sinergia, a área de Marketing de Canais tem um papel fundamental. Colaborando com o objetivo geral do time de consolidar a Superlógica como principal parceira do mercado condominial e imobiliário, posicionando-se como a marca líder de categoria que já é, Canais seguirá fomentando alianças com clientes, associações e outros players estratégicos. “Estamos aqui para sustentar o crescimento dos nossos clientes e canais ao incrementar o tombamento de nossos produtos por meio de ações e campanhas de incentivo, assim como apoiar a criação de valor para nossos pontos de contato em todos os pilares dos nossos programas e comitês, junto à base de clientes e ao mercado”, define Almir, Head de Canais no Marketing da Companhia.

Conheça os novos heads da Superlógica

Almir Oliveira Ramos – O profissional tem mais de 20 anos de carreira em marketing, comunicação e desenvolvimento de negócios/organizacional, como empreendedor, professor, palestrante e gestor. Liderou vários projetos e iniciativas de marketing digital, marketing de produtos, growth e vendas em grandes bancos e empresas SAAS, entre eles Banco Real/ABN Amro Bank, Santander, Itaú Unibanco, Sage e Grupo IOB. Foi também presidente da ONG global AFS Intercultural Programs no Brasil. Há 4 anos na Superlógica, atualmente lidera o marketing de canais. 

Eliana Cassandre – Executiva e estrategista com mais de 20 anos de experiência no segmento de Marketing Estratégico e Comunicação, com foco no desenvolvimento de negócios, produtos e pessoas. Entre suas principais conquistas estão a indicação como Top 3 melhores executivos de Marketing do Brasil pelo Prêmio Caboré; a lista dos 10 melhores profissionais de Marketing pela revista Meio & Mensagem; a lista dos Top 100 Líderes do Mercado Publicitário pela revista Exame; ser membro co-fundadora do movimento “Uma Sobe e Puxa a Outra”.

Janilo Saraiva – Engenheiro formado pelo ITA, Janilo atua na área de Marketing há mais de 17 anos com passagem por grandes empresas como P&G, BRF, Bunge e 99. 

Mark Cardoso – Com 20 anos de experiência em Comunicação, fundou a primeira revista digital do Brasil, teve uma startup de moda e trabalhou na estratégia de grandes marcas nacionais e globais. Para a AmBev, atuou na transformação digital da marca Skol e, após trabalho de consultoria estratégica em branding, pôde desrecomendar o lançamento de mais uma marca de cerveja pilsen; para a Claro, colaborou no redesenho dos planos pós-pago; com Itaú, deu contorno ao posicionamento de ÍON; já em Electrolux, desenhou toda a arquitetura e portfólio de marca para a América Latina, estabelecendo o posicionamento master brand e o brand storyline de cada linha de produto, organizados ao redor do território da sustentabilidade, mote de seu mestrado em Desenvolvimento de Marca (Branding) pela UnB, a Universidade Federal de Brasília.

Leitura Recomendada