Programa de parceira entre Sebrae-SP e Superlógica discute como superar o desafio das vendas para as administradoras de condomínios

Programa Acelera, treinamento online e gratuito, traz especialistas da Superlógica e do Sebrae-SP para discutir métodos e estratégias de desenvolvimento das empresas do setor

Por: Grupo Superlógica4 Minutos de leituraEm 14/08/2023Atualizado em 05/06/2024

Como você administra o condomínio atualmente? Que tipo de queixa costuma receber?  Como isso está afetando seus custos e sua gestão? O que espera como solução? De acordo com a consultora de marketing do Sebrae-SP, Taís Camargo, esses são alguns exemplos de perguntas que uma administradora de condomínios deve fazer para elaborar um plano de vendas para o cliente que está prospectando – em geral, os condomínios.

Conforme a especialista, é preciso coletar informações sobre o condomínio, identificando suas principais dores, somente assim, será possível visualizar quais soluções devem ser oferecidas no momento da captação do novo cliente. Para um processo de venda bem construído é crucial considerar as especificações e o momento em que o prédio se encontra, havendo, portanto, uma real intenção de sanar os problemas e edificar uma relação de confiança.

“Precisamos fazer com que as nossas soluções sejam adequadas para o contexto e as dores do cliente, e não querer empurrar uma solução que a gente já tenha pronta”

Taís Camargo durante o Programa Acelera

Em sua apresentação, a consultora também mostrou a importância de ser transparente com o cliente, visando criar uma relação de confiança de longo prazo.

“Muitas vezes dizer ‘eu não tenho essa solução, mas posso te indicar uma empresa que tenha’  ou ‘eu só consigo atender até esse pedaço e o outro não consigo atender’ faz com que você ganhe a confiança do cliente.”

Organizado como uma iniciativa para incentivar o crescimento e a capacitação do setor, o Programa Acelera 2023 começou no dia 27 de julho e vai até o dia 20 de outubro. O programa já está na sua 3ª edição e impactou mais de 500 profissionais, que além do treinamento online, têm à sua disposição o apoio de conteúdos e consultorias individuais do Sebrae-SP.  As empresas assistidas pela última edição do programa registraram um aumento de 13% acima da média na conquista de novos condomínios na cartela de clientes. 

Ainda é possível se inscrever no treinamento pelo site https://acelera.superlogica.com/ . Os novos inscritos têm acesso ao conteúdo gravado de todos os módulos do curso.

 Venda não é improviso, mas estratégia

 A trajetória de uma venda de serviços exige persuasão, conexão com o cliente, conhecimento do seu nicho de negócios e do condomínio prospectado. Quem faz essa afirmação é Everton Lino, gerente de expansão da Superlógica, a maior plataforma financeira e tecnológica para administradoras de condomínios do país.

Segundo Lino, a maioria das propostas não são fechadas porque os vendedores não se preparam para responder às objeções do cliente, fazendo isso de improviso. 

Everton Lino destacou a importância para os times de vendas de conhecerem os desafios do cliente para, então, criarem um script assertivo, que possa antever críticas e objeções. Aumentar a quantidade de condomínios em carteira ou mesmo expandir a parcela de serviços oferecidos são prioridades para as administradoras de condomínios, por isso, o tema foi destaque do Programa Acelera.

 Conexão com o cliente

 “Todo mundo gosta de comprar, mas as pessoas odeiam que vendam para elas”

disse Everton Lino.

“Isso acontece porque há um estigma de que o vendedor é um cara chato, que insiste para vender algo que não precisamos”, disse o especialista, explicando que é preciso superar esse estigma, tornando-se um vendedor capaz de solucionar dores e gerar valor para seus clientes.

Conforme dados do Hubspot,  44% dos vendedores desistem após o primeiro follow up e 80% das vendas requerem até 8 follow-ups para se concretizarem, mostrando a importância de se estabelecer relações duradouras e de confiança durante o processo de vendas.

Segundo Lino, outro aspecto comumente negligenciado pelos profissionais de vendas é a boa gestão de carteira. O processo serve para a manutenção dos negócios e auxilia o vendedor a estar atento aos movimentos do seu nicho de mercado: “Quem é o cliente da administradora de condomínio? Os condôminos. A gestão de carteira precisa ser constante, pois o mercado muda, os clientes mudam, o síndico muda”, disse. 

Inscrição no Programa Acelera

Online, gratuito e exclusivo para clientes Superlógica, o Programa Acelera visa apresentar métodos e processos para alavancar os resultados das administradoras de condomínios, novas estratégias e análise de vendas, jornada de aquisição de condomínios, métricas, estratégias de crescimento e retenção de clientes, além de marketing e comunicação eficientes para profissionais do setor.  O programa começou no dia 27 de julho e vai até o dia 20 de outubro.

Exclusivo para clientes Superlógica, é possível participar ao vivo dos treinamentos se inscrevendo pela plataforma: https://acelera.superlogica.com/. Os próximos módulos irão abordar marketing, nos dias 21 e 22 de setembro, e planejamento estratégico, nos dias 19 e 20 de outubro. Além do módulo sobre vendas, também foi abordada a importância de ter processos e operações organizadas. Os principais conteúdos do Acelera são gravados e podem ser acessados pelos profissionais que se inscreverem para os próximos módulos.

Sobre o Sebrae-SP

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Tem atuação com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Saiba mais em www.sebrae.com.br

Sobre a Superlógica

A Superlógica é a maior plataforma de tecnologia, serviços financeiros e de crédito para o mercado de administração de condomínios no país. Localizada na cidade de Campinas, a companhia atende com seus produtos e serviços financeiros mais de 100 mil condomínios, 50% do mercado endereçável – uma base de aproximadamente 30 milhões de moradores. Com muito foco em retorno sobre capital investido e geração de caixa, a empresa fez oito M&As nos últimos cinco anos, fortalecendo presença no mercado B2B deste segmento e consolidando presença em todo território nacional. Entre as transações realizadas, destacam-se as fusões com a Ahreas, maior empresa de software de gestão de condomínios de São Paulo; com a Base Software, importante player do segmento do Rio de Janeiro; com Arbo, empresa que leva transformação digital às imobiliárias tradicionais, além da aquisição da First Control, uma das mais completas empresas de software de controle de acesso para condomínios residenciais. Outro importante marco foi o lançamento do aplicativo Gruvi, criado em sociedade com Cyrela e Intelbras, capaz de reunir em uma única plataforma diversas soluções para casa, condomínio e vizinhança. Anualmente a Superlógica transaciona mais de R$ 30 bilhões em volume financeiro.

Leitura Recomendada