Você cuida do relacionamento com seu locatário? Veja como não deixá-lo desamparado

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 05/11/2018Atualizado em 27/05/2021

Após um longo período de negociações durante da apresentação e fechamento de imóvel e garantir que o novo cliente fique satisfeito com o negócio fechado, são apenas os primeiros passos de uma nova jornada de relacionamento com a imobiliária. Essa satisfação garante a rentabilidade e muitos benefícios para o seu negócios.

Se você ainda não conhece a importância de realizar um bom trabalho após o fechamento do contrato de locação e acredita que sua tarefa terminou após a assinatura do contrato, você precisa ler esse material e entender definitivamente a importância do relacionamento com seu locatário

Benefícios do relacionamento com o locatário

Separamos os principais benefícios que um trabalho de pós-venda bem executado pode trazer para a sua imobiliária. Veja as razões para tornar o sucesso do cliente uma realidade na sua empresa!

#1 Fidelização

Não é uma novidade que o custo de adquirir um novo cliente pode chegar a ser 8 vezes maior do que o preço de fidelizar um cliente. Segundo a Revista Exame em entrevista de 2013, isso acontece porque os clientes que você já possui absorveram a chamada “carga de convencimento”, ou seja, já passaram pelo seguinte processo:

Reconhecer a necessidade de comprar ou locar um imóvel → Conhecer sua imobiliária → Assimilar que a sua empresa é melhor opção para alugar, vender ou comprar um imóvel → Entender que o imóvel e o atendimento que sua imobiliária oferece tem um valor maior do que o preço cobrado

Por isso, fidelizar os clientes da sua carteira é mais barato e vantajoso do que investir somente em captação de novos clientes. Diminuir os custos das vendas da sua imobiliária é uma ótima razão para você trabalhar com ações pós-venda e investir no sucesso do seu cliente.

#2 Indicações

As indicações são uma consequência de ter clientes satisfeitos em todas as etapas do processo de venda, incluindo o pós-venda.

Você indicaria sem ressalvas para um amigo ou parente uma empresa que te vendeu um produto e depois nunca mais entrou em contato para saber se você estava satisfeito ou não deu a devida atenção aos problemas que você teve com o produto?

É provável que sua resposta tenha sido negativa. No mercado imobiliário também é assim, raramente recebem indicações aquelas imobiliárias que se preocupam com o cliente somente até o fechamento do negócio. Por isso, se você gostaria de aumentar seus resultados com o Marketing de indicação e ter uma boa reputação na área que sua imobiliária atua, trabalhar um bom pós-venda é fundamental.

Conheça o Owli e ofereça o melhor atendimento ao locatário

O Owli é um aplicativo para relacionamento entre imobiliárias e clientes lançado em 2018, que, além de facilitar a gestão, também chegou para modificar a forma que o mercado imobiliário é visto para locatários.

Com ele, é possível mudar o relacionamento com seus inquilinos ao oferecer uma ferramenta de fácil entendimento, totalmente gratuita e que permite todo tipo de atendimento no alcance de um smartphone. Conheça mais sobre ele:

Chat exclusivo entre clientes e imobiliária

Ter um canal de comunicação com seus clientes e mantê-los sempre bem informados é uma ótima forma de fechar novos negócios e deixá-los satisfeitos.

Ofereça ao seu cliente uma forma prática para tirar todas as suas dúvidas, a qualquer hora e sem gastar nenhum centavo a mais ou perder a tão preciosa hora de almoço. Uma ótima dica é oferecer o Owli, já que ele disponibiliza um canal de mensagens exclusivo entre imobiliária e clientes.

Nele, tanto o locador quanto a imobiliária podem trocar mensagens para discutir tópicos do contrato, reajustes, informar reformas, tirar dúvidas simples e até mesmo evitar possíveis conflitos que possam surgir e prejudicar o seu relacionamento com o cliente.

Além disso, essa comunicação deixa claro que você está presente e que os clientes também podem entrar em contato, caso precisem.

Notificações automáticas

Muitos inquilinos acabam atrasando o pagamento da mensalidade não por maldade, mas por perder o prazo. Afinal, com a rotina agitada que a maioria das pessoas têm, é muito provável que uma ou outra data seja perdida.

Com um aplicativo como o Owli, é possível que o locatário receba notificações automáticas no próprio celular e assim não perder o vencimento do boleto.

Conclusão

Garantir o sucesso do seu cliente não é uma tarefa simples, mas pode trazer grandes resultados para a sua imobiliária. A longo prazo trabalhar de forma correta essa etapa da venda é bastante rentável e eficiente.

Você tem alguma dúvida ou dica sobre esse assunto? Compartilhe nos comentários! E aproveite para se manter informado sobre o mercado imobiliário assinando nossa newsletter.



Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada