Entenda por que e como automatizar os processos financeiros da sua imobiliária

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 14/12/2021Atualizado em 16/05/2022

Neste post, vamos falar sobre essas as vantagens de contar com soluções de automação de processos financeiros em uma imobiliária, tanto para a gestão do negócio quanto para a satisfação dos clientes.

Você confere, a seguir:

  • Por que automatizar os processos financeiros do seu negócio
  • Rotinas e serviços financeiros que sua imobiliária pode automatizar
    • Controles financeiros
    • Cobrança
    • Repasse de pagamentos
  • Como automatizar os processos financeiros da imobiliária?

Boa leitura!

Processos financeiros: por que automatizá-los no seu negócio?

A automação dos processos financeiros deve ser um objetivo a ser perseguido por um motivo muito simples. Nada além de: ela torna a sua imobiliária muito mais eficiente.

Isso quer dizer que a empresa se torna capaz de administrar um portfólio maior de imóveis e uma carteira maior de clientes sem precisar aumentar a estrutura na mesma proporção. Certamente, isso implicaria em um aumento substancial nos custos administrativos.

Além disso, os funcionários de uma imobiliária que adota automações na gestão financeira passam a ter mais tempo para outras tarefas. Afinal, não precisam perder horas e horas com a atualização de planilhas de controle e operações bancárias.

Esse tempo economizado permite que os colaboradores dediquem maior atenção ao planejamento e execução de ações estratégicas. Assim, será possível melhorar a prospecção de novos clientes e aumentar a satisfação dos atuais.

Rotinas e serviços financeiros que sua imobiliária pode automatizar

A seguir, falamos sobre os três principais processos financeiros que você pode automatizar com facilidade na sua imobiliária.

Controles financeiros

Como qualquer outra empresa, uma imobiliária precisa de um bom controle das entradas e saídas do caixa. Esse cuidado é importante para a contabilidade fiscal e para o planejamento estratégico do negócio.

Mas existe uma diferença entre o fato gerador da movimentação, o registro desse fato no controle interno da empresa e a efetiva entrada ou saída de caixa correspondente.

Para uma gestão financeira organizada, é necessário que todas as entradas e saídas batam com o controle interno — isso se chama conciliação bancária.

Essa conferência pode ser feita manualmente, com a análise dos extratos, de forma semiautomática, com os arquivos de remessa e retorno, ou de maneira 100% automática, com explicaremos mais adiante.

Cobrança

O processo de emitir e enviar os boletos de aluguel não deve ser feito manualmente. Afinal, isso levaria muito tempo e resultaria em alto risco de erros.

Em vez disso, deve ser usado o recurso de régua de cobrança, que pode ser encontrado em um bom sistema de gestão para imobiliárias.

Com essa ferramenta é possível configurar o envio de mensagens (por e-mail e SMS) para os locatários antes do vencimento do boleto, no dia do vencimento e depois, com os valores atualizados. Tudo de forma totalmente automática.

Repasse de pagamentos

Assim como o processo de cobrança, o repasse das receitas obtidas com o pagamento dos aluguéis aos proprietários precisa ser automatizado. Desse modo, é possível reduzir o risco de erros e o tempo gasto com a tarefa.

Para isso, existe uma ferramenta chamada split de pagamentos. Ela faz o repasse automático assim que os pagamentos dos locatários são confirmados.

O sistema do split já separa a taxa de administração da imobiliária e, com o recurso de conciliação bancária automática, todas essas informações passam a constar nos controles financeiros em tempo real.

Como automatizar os processos financeiros da imobiliária?

Para simplificar a gestão da sua imobiliária, a melhor alternativa é contar com uma única solução que permita automatizar todos os processos financeiros de que falamos aqui.

Essa solução é a Superlógica, uma plataforma completa desenvolvida especialmente para imobiliárias.

A assinatura da Superlógica inclui uma conta digital gratuita e totalmente integrada com o software. Isso possibilita uma conciliação bancária automática, feita em tempo real.

A lista de funcionalidades da plataforma também contém os recursos de régua de cobrança e split de pagamentos. Ambas completam o combo de ferramentas que você precisa para automatizar os processos financeiros do seu negócio.

Quer saber mais? Experimente a Superlógica.

Leitura Recomendada