Permuta de imóveis: veja como funciona e seus benefícios para as imobiliárias

Por: Time Superlógica3 Minutos de leituraEm 10/10/2022Atualizado em 12/12/2023

A permuta de imóveis é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário. Essa é uma prática que ajuda proprietários que desejam trocar o seu imóvel de uma forma mais fácil, sem a necessidade de complementar o valor em dinheiro. De forma geral, a permuta de imóveis possibilita trocar um bem por outro do mesmo valor.

banner indicação arbo

As imobiliárias que fazem a intermediação da permuta de imóveis ficam responsáveis por elaborar o contrato e auxiliar nos processos financeiros e burocráticos da negociação. A seguir, você entende melhor o que significa permuta de imóveis e se essa operação é vantajosa para as imobiliárias.

O que é permuta de imóveis e como funciona

A permuta de imóveis é uma prática utilizada no mercado imobiliário que consiste na troca de um bem por outro. Essa transação é válida para imóveis prontos ou que serão construídos, como casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais. Para entender como funciona a permuta de imóveis, é preciso saber que o contrato pode ser realizado entre dois imóveis do mesmo valor ou com uma volta em dinheiro, que é chamado de torna.

A permuta com torna acontece quando um imóvel de menor valor é ofertado na compra de um imóvel de maior valor. Para que exista um contrato de permuta de imóveis com valores diferentes, é necessário que o imóvel mais barato represente mais da metade do preço do imóvel mais caro, ou seja, que a quantia em dinheiro para complementar a compra não exceda o valor do imóvel dado como pagamento. Caso seja maior, é considerado um contrato de compra e venda.

Outro requisito é que as matrículas dos imóveis envolvidos estejam registradas nos nomes dos interessados em realizar a transação. Nos casos em que a pessoa tem a posse do imóvel mas não tem o domínio sobre ele, a permuta não é permitida. O contrato deve ser realizado por escritura pública e deve conter todos os dados dos imóveis, assim como a data de entrega e tributo dos bens.

A Receita Federal entende que os imóveis envolvidos em uma permuta sem torna possuem o mesmo valor monetário. Por isso, o principal diferencial dessa negociação é a isenção da tributação do Imposto de Renda, sendo vantajoso para os proprietários desses bens. 

Leia também: Como fazer a gestão financeira de uma imobiliária? Entenda

Qual o papel das imobiliárias nas intermediações de permuta

Diversas dúvidas podem surgir na hora da negociação dos envolvidos em um contrato de permuta de imóveis. Quando existe a intermediação de uma imobiliária, essas dúvidas podem ser esclarecidas por um corretor de imóveis. Além disso, a imobiliária auxilia em todos os processos burocráticos e financeiros da permuta.

O principal papel das imobiliárias e do corretor de imóveis é garantir que a negociação seja justa para ambas as partes. O corretor fica responsável por avaliar corretamente o valor dos bens e elaborar um contrato completo com todos os dados necessários, incluindo os seus honorários.

As imobiliárias enfrentam um grande desafio diário na hora de realizar a gestão dos contratos dos imóveis. Para facilitar esse trabalho, a automatização da gestão dos contratos descomplica os processos. Ela auxilia no controle das obrigações que constam no contrato e evita erros de cálculo.

Vale a pena realizar essa operação para as imobiliárias?

Apesar de trazer mais comodidade para os clientes, a permuta de imóveis é uma operação mais complexa para as imobiliárias. Existe uma dificuldade em encontrar partes interessadas em permutar os seus imóveis, além de ser um serviço que envolve dois bens, duplicando o trabalho.

Em geral, o CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) de cada região estabelece uma Tabela Referencial de Honorários. O corretor de imóveis deve receber o valor de compra de cada imóvel envolvido na negociação. Isto é, cada proprietário deve fazer o pagamento dos honorários. 

É importante ressaltar que não há duplicidade de pagamento em casos de permuta de imóvel, visto que é considerado apenas uma transação. Segundo o CRECI de São Paulo

“NOTA 1: Nas permutas, os honorários serão devidos pelos respectivos proprietários a quem estes contrataram, calculado sob o valor de venda de cada imóvel.”

Portanto, para entender se essa operação vale a pena para a sua imobiliária, deve-se levar em conta o valor que será recebido e se ele faz sentido naquela negociação, uma vez que o contrato de permuta de imóvel não é algo simples. 
Para otimizar o trabalho da imobiliária, existem algumas plataformas que auxiliam na gestão e administração do negócio, como é o caso do ERP imobiliário. Com a automação dos processos imobiliários, é possível otimizar certos trabalhos que demandam mais atenção, como é o caso de uma permuta de imóveis.

Perguntas frequentes

O que é permuta de imóveis?

É uma prática que consiste na troca de imóveis prontos ou que serão construídos, como casas e apartamentos, realizada entre proprietários de dois imóveis do mesmo valor ou com uma volta em dinheiro. Geralmente, a permuta com torna acontece quando um imóvel de menor valor é ofertado na compra de um imóvel de maior valor.

Como funciona a permuta de imóveis?

Um contrato de permuta de imóveis com valores diferentes precisa que o imóvel mais barato represente mais da metade do preço do imóvel mais caro e que as matrículas dos imóveis envolvidos estejam registradas nos nomes dos interessados em realizar a transação.

Leitura Recomendada