Meu locatário não paga o aluguel. O que faço?

Por: Thawnee de Oliveira2 Minutos de leituraEm 22/10/2018Atualizado em 16/03/2022

Um dos maiores desafios de administrar uma imobiliária é manter o fluxo de caixa sadio e a taxa de inadimplência baixa. Isso porque, quando o locatário não paga o aluguel, fica difícil manter as suas contas em dia e garantir a taxa de administração.

Mas não se preocupe, separamos algumas dicas para acabar de vez com esse problema.

Locatário não paga o aluguel? Previna-se!

Quando o locatário não paga o aluguel, o fluxo de caixa da sua imobiliária fica comprometido, principalmente se você não possui ferramentas que ajudem a diminuir a taxa de inadimplência no seu negócio.

A boa notícia é que você pode tomar medidas para acelerar esse processo. Separamos as principais que vão te ajudar, confira:

#1 Faça um contrato de locação

Pode parecer óbvio, mas muitas imobiliárias preferem trabalhar na “base da confiança”, ficando sem o suporte necessário em situações de risco, principalmente quando o locatário não paga o aluguel!

O contrato é a única garantia de todos os envolvidos no processo de locação, com relação ao pagamento, segurança e a conservação da propriedade, com respaldo da Lei do Inquilinato.

Lembre-se: Não importa se é seu melhor amigo ou um dos líderes de negócios mais respeitados em seu setor, sempre tenha um contrato por escrito em vigor.

#2 Escolha uma ferramenta eficaz

Imobiliárias presas ao uso de ferramentas ultrapassadas, como planilhas, por exemplo, perdem tempo com alimentação manual das informações. Além disso, correm o risco de erros humanos que prejudicam a veracidade dos dados.

Isso pode ser resolvido com o uso de sistemas de gestão imobiliária. Eles automatizam os processos e permitem que as informações fiquem armazenadas em nuvem, de forma segura e organizada.

#3 Opte por notificações automáticas

Às vezes, o locatário não paga o aluguel porque realmente esqueceu. A fatura pode se perder e eles não percebem que estão inadimplentes com a imobiliária.

Nesse caso, ele precisa apenas de um lembrete. Isso pode ser feito de forma automática por meio de notificações e envio digital de boletos.

#4 Receba o aluguel na fatura do cartão de crédito

Uma alternativa que vem conquistando o mercado é o recebimento do aluguel via cartão de crédito. O valor é cobrado na fatura do cartão do locatário mensalmente. Assim, ele não perde o boleto nem esquece de efetuar o pagamento, já que as contas estão centralizadas em um único lugar.

Além disso, nesse caso, quando o locatário não paga o aluguel, sua imobiliária recebe o valor mesmo assim. Isso porque a dívida dele passa a ser com o banco. Com isso, você reduz drasticamente a taxa de inadimplência do seu negócio. 

Com essas dicas, ficará muito mais fácil lidar com o locatário que não paga o aluguel para manter o fluxo de caixa saudável.

 Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.





Leitura Recomendada