Meu locatário não paga o aluguel. O que faço?

Meu locatário não paga o aluguel. O que faço?

Um dos maiores desafios de administrar uma imobiliária é manter o fluxo de caixa sadio e a taxa de inadimplência baixa, principalmente quando o locatário não paga o aluguel. Afinal, despesas como folha de pagamento, fornecedores, utilitários e softwares saem de sua conta bancária todos os meses, mas os clientes podem levar muito tempo para pagar as faturas.

Locatário não paga o aluguel? Previna-se!

Os atrasos nos pagamentos são uma das coisas mais frustrantes em se ter um negócio. Isso acontece em qualquer empresa que após fornecer um bem ou serviço ao cliente, é forçada a esperar por um período indefinido de tempo até que seu cliente efetue o pagamento.

Se o locatário não paga o aluguel, você não poderá pagar suas contas. Felizmente, você não precisa se acomodar e esperar que os clientes cumpram as condições de pagamento. Você pode tomar medidas para acelerar esse processo e, finalmente, conseguir a quitação dos débitos.

Pensando nisso, listamos as principais formas de conseguir receber os pagamentos em aberto dos seus clientes e, ainda, como evitar que esse problema se repita com frequência.

#1 Faça um contrato de locação

Pode parecer óbvio, mas muitas imobiliárias preferem trabalhar na “base da confiança”, ficando sem o suporte necessário em situações de risco, principalmente quando o locatário não paga o aluguel!

O contrato é a única garantia de todos os envolvidos no processo de locação, com relação ao pagamento, segurança e a conservação da propriedade.

Meu locatário não paga o aluguel. O que faço?

Lembre-se: Não importa se é seu melhor amigo ou um dos líderes de negócios mais respeitados em seu setor, sempre tenha um contrato por escrito em vigor.

#2 Escolha uma ferramenta eficaz

Imobiliárias mais antigas e presas a uma ferramenta ultrapassada, como as planilhas, perdem tempo com alimentação manual das informações, com o alto custo de tempo e aumento do risco de erros que prejudicam fidedignidade das informações.

Um Software de Gestão financeira para imobiliárias, como a Superlógica, automatiza todos os processos trazendo informações seguras e organizadas.

#3 Opte por notificações automáticas

Às vezes, o locatário não paga o aluguel porque realmente esqueceu. A fatura pode se perder na confusão do dia a dia e eles não percebem que estão inadimplentes com a imobiliária. Ele precisa apenas de um lembrete e em seguida fará o pagamento do boleto de aluguel.

Então facilite a vida e o relacionamento com seus locatários. Configure notificações e lembretes de pagamento automáticos através do seu sistema de gestão financeira.

#4 Vá além no relacionamento com seu cliente usando o Owli

Conheça o Owli, o aplicativo para locatário, proprietário e imobiliárias que vai revolucionar o relacionamento da imobiliária com seus clientes. Ele proporciona a mobilidade e a praticidade de ter o controle do contrato de locação nas mãos do seu cliente. Assim, fica muito mais fácil de controlar quando o locatário não paga o aluguel para que ele possa ser notificado o quanto antes.

Além de facilitar o acesso às informações, o Owli otimiza os processos melhorando o desempenho da sua equipe, tempo com atendimento aos clientes e até mesmo redução custos. O aplicativo para locatário, proprietário e imobiliárias traz a facilidade das áreas dos proprietários e locatários facilmente na palma da mão, em apenas um lugar: o celular.

Vantagens de usar o aplicativo Owli

  • Chat – Um canal exclusivo e inovador para todos se relacionarem. Libere o Owli para seus clientes conversarem com você, resolverem dúvidas ou problemas de forma rápida e sem burocracia
  • Manutenção do imóvel – Pedidos de manutenção de imóvel na palma da mão. Permita que seu locatário abra solicitações de manutenção pelo próprio aplicativo e o proprietário do imóvel aprove ou reprove manutenções e orçamentos. A sincronia perfeita, sem ligações, emails ou idas desnecessárias na imobiliária
  • Checklist de pendências contratuais – Faça o controle das pendências dos contratos. Informe os documentos que precisam ser entregues ou tarefas que devem ser feitas pelo locatário ou proprietário e eles poderão resolvê-los pelo Owli
  • Contratos – Todos os dados do contrato reunidos dentro do aplicativo. Não se preocupe em comentar com seu cliente sobre as mudanças no valor do aluguel, próximos reajustes ou mesmo alterações no seguro. Todas as informações estão reunidas dentro do aplicativo para consulta
  • Finanças – O fim da inadimplência e uma nova era na comunicação. O Owli notifica sobre o vencimento do aluguel, libera a 2º via e comunica sobre as pendências do contrato. A inadimplência não será mais um problema para a imobiliária e o locatário
  • Notificações automáticas – Seus clientes são os primeiros a saber. Os locatários saberão quando o boleto está disponível e os proprietários serão informados sobre o repasse feito. Todos os principais momentos, em relação ao contrato de locação, serão notificados pelo Owli

Banner - split de pagamentos superlogica

É sempre importante lembrar: o encantamento e a satisfação do seu cliente são fundamentais para o sucesso e crescimento da sua imobiliária. Ao aderir a uma tecnologia como a Superlógica e Owli, você abre o caminho para que esse relacionamento se torne extraordinário.

Uma dica extra de quem entende do assunto: utilize um software imobiliário

A comunicação com seus clientes pode enfrentar dificuldades, devido a correria do dia a dia e alta demanda de ações necessárias. Fora que o acesso fácil e rápido deles as informações importantes dos os imóveis e contratos é um outro obstáculo a ser encarado. Mas na verdade, esses problemas são gerados por processos falhos e que não foram otimizados.

Um software para imobiliárias vai muito além de automatizar processos manuais como o controle de fluxo de caixa. Ele otimiza o seu trabalho e da sua equipe, trazendo economia de tempo e dinheiro.

Ele conta também com muitas outras ferramentas para gestão dos seus imóveis e do seu financeiro.





Compartilhar

Comentários

comentarios