Gestão imobiliária: 5 erros que você precisa parar imediatamente

Gestão imobiliária: 5 erros que você precisa parar imediatamente

Acompanhar os marcos da imobiliária, controle de inadimplência e gestão de aluguéis, é uma tarefa difícil sem um sistema adequado, principalmente quando a imobiliária está executando vários projetos em paralelo a captação de clientes.

Vamos mostrar nesse artigo que, até o mais preparado e organizado dos administradores de imobiliária, pode cair em algumas armadilhas desse mercado. Então descubra agora os 5 erros que você precisa parar imediatamente para melhorar sua gestão imobiliária.

#1 Não acompanhar o desenvolvimento do seu negócio

Os números impulsionam todas as decisões, independente do nicho, concorda? Mas a grande questão é: quais métricas são importantes e como devo observar as métricas para imobiliárias?

Todos os dias, novos gestores imobiliários muitas vezes se confundem com inúmeros métodos para avaliar um investimento ou mesmo a gestão financeira da imobiliária. Dependendo das metas de investimento e do tipo de propriedade, algumas métricas tem mais peso do que outras.

Banner

Você deve certificar-se de que suas contas estejam balanceadas todos os dias, de modo a manter os registros mais precisos e atualizados. Dessa forma, no meio do mês ou no final do mês, você pode ficar tranquilo sabendo que não está esquecendo de algo crucial.

Além disso, quaisquer discrepâncias nas suas contas são mais fáceis de detectar diariamente do que mensalmente. Isso significa que os erros não podem ter bola de neve e que qualquer transação ilegal será mais fácil de detectar.

#2 Contratar a pessoa errada para o trabalho

Contratar a pessoa errada para o trabalho pode ser prejudicial para o seu negócio, já que um funcionário inexperiente ou desqualificado pode cometer alguns pequenos erros nas primeiras semanas. Com o tempo, isso pode levar a uma variedade de correções, tempo desperdiçado no meio do mês e no final do mês e, finalmente, uma bagunça no financeiro e na produtividade da imobiliária.

Em vez de gastar tempo e dinheiro limpando seu fundo em retrospecto, é sempre melhor investir um pouco mais contratando alguém que tenha experiência comprovada em gerenciamento de contas.

#3 Falta de relatórios adequados

Os relatórios gerenciais trazem de forma clara e rápida informações importantes como os inadimplentes do mês, taxa de crescimento da imobiliária, contas a pagar e fluxo de caixa, por exemplo. Ainda é possível, visualizar e imprimir informações como despesas e receitas, além de outros que sejam necessários para a sua gestão. Um grande diferencial é os benefícios que ele pode trazer para o seu dia a dia.

– Quais são os benefícios que os relatórios podem trazer para a minha imobiliária?

Pela correria que as atividades ocasionam, muitas vezes se perde o controle de detalhes importantes como inadimplência de inquilinos ou mesmo de cobranças de contratos ou da imobiliária.

Com os relatórios oferecidos pelo sistema de gestão imobiliário, você tem acesso facilmente  a essas informações, reduzindo processos manuais e otimizando a rotina da sua equipe. E claro, traz a solução do seu problema inicial: a falta de controle e de informações.

#4 Trabalho manual nos dados

Quanto mais entrada de dados manual houver, maior a chance de erros simples de entrada de dados que podem, eventualmente, tornar-se uma enorme dor de cabeça na contabilidade.

Além disso, com o surgimento da automação, você pode usar um software de gestão imobiliária, com verificação de faturamento, importação de arquivos bancários, repasse de pagamento automatizado e notificações automáticas para minimizar a chance de erro humano.

#5 Não centralizar a gestão imobiliária em uma única plataforma

A necessidade de uma solução abrangente e integrada para atender a essas necessidades inspirou a Superlógica a desenvolver uma solução de plataforma única que cuida da gestão financeira e administrativa das imobiliárias, e ainda o relacionamento com seus clientes em um único ERP.

Uma solução empresarial pode beneficiar uma empresa imobiliária em:

  • Automação de processos imobiliários
  • Cobrança simplificada das locações e vendas
  • Acesso eficaz de informações financeiras da imobiliária
  • Relatórios de forma simples
  • Controle das atividades da equipe
  • Reengenharia de processos
  • Segurança de dados
  • Redução no tempo de atendimento ao cliente após a venda
  • Controle financeiro na imobiliária

Entre várias opções para atingir melhores resultados com administração de aluguéis, destacamos a utilização de um software de gestão financeira para imobiliária. Esse tipo de sistema, além de ajudar com a organização de tarefas, auxilia e automatiza diversos processos da administração de imóveis.

Banner - DIMOB

É uma tecnologia desenvolvida pensando justamente no gerenciamento de locação de imóveis. Permite automatizar as atividades recorrentes, como:

Dessa forma, as equipes administrativa e financeira economizam tempo, já que não precisam executar processos trabalhosos e repetitivos. Ainda, é importante aceitar as mudanças e aproveitar ao máximo seu software para se manter competitivo no setor imobiliário.





Compartilhar

Comentários

comentarios