Automatização da gestão de locação no setor imobiliário pode melhorar as vendas

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 07/08/2017Atualizado em 15/03/2022

No setor imobiliário, o bom investimento do seu tempo pode fazer toda a diferença nos planejamentos e resultados mensais. Isso nos faz refletir sobre como trabalhar com a gestão de locação de imóveis envolve muitos processos que podem acarretar em muita sobrecarga para sua equipe administrativa.

O time pode ficar ocupado com diferentes atividades e não ter muito tempo disponível para oferecer um atendimento de qualidade ao cliente. Consequentemente, isso afeta diretamente a produtividade e as vendas no seu negócio.

Otimizar a rotina dentro da imobiliária é um grande desafio a ser vencido, então como é possível fazer que isso aconteça? Conheça algumas atividades que podem ser automatizadas:

Como a tecnologia pode inovar a gestão de locação de imóveis?

Para aumentar a produtividade na sua imobiliária, uma boa estratégia é automatizar esse tipo de atividade. Assim sua equipe fica disponível para funções que impactam no crescimento, como captação de novos clientes.

Existem sistemas de gestão para imobiliárias que são especializados em desenvolver soluções exatamente para esses processos, como a Superlógica.

 

Entenda o que pode ser automatizado na gestão de locação de imóveis:

#1 Cobrança

Algumas imobiliárias, principalmente aquelas que não se adaptaram a transformação digital, executam processos repetitivos dia após dia. Um bom exemplo é gerar cobrança de aluguel e enviar para os locatários, um a um.

Entretanto a geração das cobranças e o controle do recebimento é indispensável para a gestão de locação imóveis, já que a inadimplência é a pode prejudicar todo seu planejamento financeiro.

A automação permite que sua equipe consiga:

  • Simular e gerar todas as cobranças de uma só vez, seja mensalmente ou em determinados períodos.
  • Configurar diversos lembretes para cada cliente antes e depois do vencimento.
  • Acompanhar, através de relatórios atualizados diariamente, o pagamento e o índice de inadimplência, entre outros.

Essa facilidade evita erros, deixando de lado a necessidade do acompanhamento manual, e acabando com o processo de cobrança via ligação ou e-mails para cada cliente.

#2 Atendimento ao locatário

Essa é uma tarefa que pode tomar muito tempo da sua equipe. É necessário atender o cliente, gerar o boleto e enviar, com isso se gasta um bom tempo.

Um método para ajudar nessa atividade repetitiva é disponibilizar para o seu locatário o novo aplicativo Owli.

Com ele, seu inquilino pode acessar facilmente todas as informações do imóvel: cobranças em aberto, segunda via de boleto atualizada, vencimentos, entre outras facilidades.

Isso tudo na tela do celular!

#3 Vistoria

Essa atividade possui o agravante de ser realizada de maneira obsoleta e ineficiente, prejudicado o tempo e produtividade do vistoriador e time administrativo.

Isso porque, na maior parte das vezes, ao fazer a avaliação do imóvel, o vistoriador anota tudo em um papel, em seguida transcreve as informações no computador apenas quando chega na imobiliária e passa as fotos para serem tratadas. Além de ser um processo demorado, as chances de perder ou confundir as informações são bem altas.

https://www.superlogica.com/imobiliarias/vistoriador-aplicativo-de-vistoria-de-imoveis/?utm_source=blog-superlogica&utm_medium=Imobiliarias&utm_campaign=banner-insidepost

Por meio do app Owli Vistoriador, desenvolvido pela Superlógica em parceria com o Owli, essa realidade é modificada, pois toda a vistoria é feita por essa ferramenta de forma remota e muito mais ágil.

Seu vistoriador faz a vistoria com um celular ou tablet e finaliza sincronizando as informações ao sistema de gestão.

Além disso, caso você não possua um time próprio de vistorias, pode optar por terceirizar usando a Rede Vistorias, pois ela é parceira da Superlógica e também sincroniza as informações das vistorias realizadas diretamente ao sistema.

#5 Gestão de imóveis vagos

Você sabe exatamente quais imóveis que você administra estão vagos e o quanto de despesas geram para imobiliária e ao proprietário?

Com um ERP imobiliário é possível automatizar essa gestão.

É necessário lançar apenas uma vez as despesas recorrentes de um imóvel, a cobrança para o proprietário e o envio ao financeiro da imobiliária tornam-se automáticos, economizando muito o tempo da equipe administrativas no setor imobiliário.

#6 Relacionamento com seus clientes

Você deve estar se perguntando: Como a automatização da minha gestão de locação de imóveis pode revolucionar o meu relacionamento com os clientes?

O seu cliente as vezes entra em contato para solicitar uma informação importante, como o extrato de repasse, recibo de pagamento ou outro documento que ele necessite.

Mas para que ele tenha o que solicitou, é preciso que alguém da sua equipe consiga atendê-lo. Um risco é que essa solicitação caia no esquecimento, devido a correria das atividades diárias.

O Owli, aplicativo para inquilinos, proprietários e fiadores foi desenvolvido exatamente para melhorar o relacionamento entre clientes e imobiliária, facilitando a comunicação.

Nele todas as informações do contrato de locação, ficam disponíveis na tela do celular dos seus clientes, que podem acessar a qualquer momento.

Faça a automação da gestão de locação de imóveis ser a chave do seu sucesso

Utilizar a tecnologia para a administração imobiliária, traz diversos benefícios, como a melhora da produtividade da sua equipe e a inovação no relacionamento com seu cliente.

Ao transformar ações manuais em processos automatizados, você consegue reduzir o trabalho burocrático, proporcionando aos seus profissionais mais tempo e eficiência.

Banner - Automatização da gestão de locação no setor imobiliário pode melhorar as vendas

Essa é uma forma de gerar mais receita para a imobiliária, sem precisar contratar mais pessoas ou fazer mudanças na sua equipe. Para isso, você precisa de um bom Software de gestão imobiliária para suprir toda a necessidade na gestão da sua imobiliária.




Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada