A nova era dos aplicativos imobiliários

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 16/01/2019Atualizado em 28/03/2022

Há mais de uma década, as plataformas de aplicativos IOS e Android abriram espaço para a comunidade de desenvolvedores e, desde então, essas ferramentas tomaram conta do mercado.

Ainda em 2014, a Apple Store registrou mais de um milhão de apps ativos disponíveis na loja. Em 2017 foram mais de 170 bilhões de aplicativos baixados e a previsão para 2022 é que o número ultrapasse os 250 bilhões. Dá pra acreditar?

Não é exagero dizer que vivemos na era dos aplicativos. Tanto em escala global como em escala nacional. Em média, os brasileiros foram os que mais usaram aplicativos em 2017, com quase 200 minutos por dia.

Para se ter ideia, os únicos países que ficaram na frente foram China, Índia e Estados Unidos, três países com o número de habitantes na casa dos bilhões.

Sendo assim, o setor imobiliário não poderia ficar de fora dessa realidade e vem apostando cada vez mais nos cenários de crescimento para as ferramentas mobile.

O mercado imobiliário nos tempos da mobilidade

Durante muito tempo, o setor manteve-se relutante ao aderir às revoluções técnicas e tecnológicas como parte de sua estratégia.

Ainda que os métodos Outbound – panfletos, outdoors e anúncios em jornais – tenham seu valor para conquistar novos clientes, várias outras aplicações foram adicionadas nas esferas de vendas e relacionamento.

O consumidor hoje, busca por um atendimento único, fácil e palpável para suas rotinas. A exemplo de instituições financeiras e outras grandes empresas, os negócios têm apostado em aplicativos para acompanhar essa demanda.

Locatários e proprietários não são diferentes deste perfil, quão mais fácil e ágil for a maneira de se relacionarem com a imobiliária, mais eles darão preferência para fechar um contrato.

A função desses aplicativos imobiliários vão muito além de um chat para simplificar a comunicação – ainda que este também seja importante. Trata-se otimizar processos diários evitando burocracia e locomoção.

Ou seja, acessar contratos e documentos importantes relacionados à locação, controle dos pagamentos, solicitações de manutenção no imóvel entre outras funcionalidades esperadas para revolucionar o relacionamento entre as partes.

Banner- Era dos Aplicativos imobiliários

Quais aplicativos imobiliários oferecem essa revolução?

Considerando que o processo de locação nos moldes tradicionais, bem como manutenção da responsabilidade do envolvidos, pode ser bastante burocrático. O Owli, por exemplo, é um aplicativo que transforma o relacionamento do dia a dia entre imobiliária, locatário e proprietário. Mas como ele funciona?

#1 Acesso à detalhes dos contratos

Esta ferramenta quebra os paradigmas entre a imobiliária e seus clientes. Para o locatário, por exemplo, é possível acessar detalhes do contrato atual, pendências, quando ocorrerá o reajuste e o vencimento do seguro.

Para o proprietário, além de ter nas mãos as informações sobre seus imóveis, é possível consultar a taxa de administração e até o demonstrativo do Imposto de Renda.

#2 Inadimplência não é mais problema

Resolver problemas como inadimplência tende a ser um pesadelo para as empresas do ramo. Pelos aplicativos imobiliários, são enviadas notificações automáticas sobre cobranças atuais e atrasadas, avisos sobre o repasse para o proprietário.

Além disso os clientes podem ver o histórico de pagamentos, extrato de repasse, boletos etc., tudo isso de onde estiverem.

#3 Solicitação de manutenção sem obstáculos

Quando há um problema no imóvel, é comum que o inquilino busque imediatamente a imobiliária para mediar a manutenção de sua comodidade. No entanto, esse processo de comunicação em várias etapas pode se tornar um grande aliado para todos.

Pelo aplicativo, o procedimento é simplificado. Basta o locatário abrir a solicitação, podendo tirar fotos e anexar sobre aquilo a ser consertado e acompanhar o processo numa linha do tempo.

Pela ponta dos dedos, o locador pode aprovar as requisições e os orçamentos, acompanhando o seu andamento pelo próprio app.

#4 Dúvidas e problemas resolvidos direto pelo chat

Como já falamos aqui, o chat não deixa de ser parte importante de um aplicativo que preza a solucionar os impasses de relacionamento.

Ferramentas de conversa são tão essenciais para o público quanto redes sociais. É muito comum vemos a cena de um indivíduo tirando seu Smartphone do bolso para diversas finalidades, então por que não utilizar para estreitar relacionamentos no setor imobiliário também?

Para simplificar, sem a necessidade de ficar mudando de outro programa para outro, o Owli possui um chat próprio.

Por ele, os clientes podem tratar diretamente sobre suas dúvidas, preocupações sobre documentos, aspectos financeiros, dentre outros assuntos que ainda possui a necessidade de um contato direto e individual.

É hora de se conectar!

Com todos esses benefícios que os aplicativos imobiliários – como o Owli – oferecem, está cada vez mais fácil estreitar o relacionamento com o cliente e transforma-lo em vantagem competitiva. Quer acompanhar a evolução do estilo de vida de seu cliente e crescer junto com ele?

Acesse o site do Owli e conheça mais sobre todo seu potencial!





Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada