Lançamentos de 2019 Superlógica escolas

Todos os lançamentos do Superlógica Educacional para escolas em 2019 (até setembro)

Um dos elementos mais importantes quando se contrata um sistema de gestão escolar é saber o quanto ele atenderá às suas demandas, tanto no financeiro, quanto no acadêmico. Naturalmente, não existe ERP perfeito, por isso é essencial que a solução contratada esteja em constante evolução, como o Superlógica Educacional e seus lançamentos de 2019, até setembro.

As novas funcionalidades, melhorias no layout e otimização da experiência do usuário (UX) devem ser feitas escutando os feedbacks das escolas. As necessidades expostas por gestores e usuários do sistema são o guia de como o software precisa ser modificado.

Neste artigo, você conferirá todas as novidades e melhorias implantadas no Superlógica Educacional para escolas durante 2019, explicadas pelo nosso especialista no sistema Danilo Lourenço.

danilo lourenço lançamentos de 2019

Lançamentos de 2019 para escolas

O desenvolvimento das novas features do sistema foi feito através de análises de necessidade no mercado, integrações para agregar valor e visitas à clientes, para saber sobre suas demandas. Antes de disponibilizar as mudanças para todos, fizemos testes e as pilotamos para que o resultado fosse o melhor possível para quem conta com o sistema para automatizar seus processos internos.

A evolução do sistema não vai parar por aqui! Por ser uma solução na nuvem, temos a possibilidade de experimentar e entregar atributos novos sempre que possível. Todas as mudanças para as escolas estarão disponíveis neste artigo, aproveitem!


Janeiro

Inserir ou separar a cobrança de material didático no boleto

Agora é possível criar uma cobrança de material didático separada da cobrança de mensalidade no boleto. Este recurso pode ser selecionado como uma opção no “Passo 4” do cadastro ou edição do “Plano de Pagamento”, em “Incluir a cobrança de material didático ou item avulso, junto a cobrança de mensalidade”.

Também foram feitas melhorias na usabilidade no cadastro de planos de pagamento, deixando as opções mais fáceis de serem identificadas.

Novas colunas no relatório 006B – Matrículas por Turma

O relatório de “Matrículas por Turma”, que pode ser exportado em formato Excel ou CSV, está mais completo. Foram adicionadas novas colunas de informações sobre os alunos, que são:

  • Curso/Série;
  • Módulo/Nome; 
  • E-mail;
  • Telefone e celular do Pai; 
  • Telefone e celular da Mãe;
  • Telefone e celular de outros responsáveis; 
  • Matrículas por turmas.

Dar aulas seguidas através da “Área do Professor”

Com essa melhoria, os professores podem aplicar aulas agrupadas. Basta selecionar duas ou mais aulas seguidas e clicar em “Dar Aulas”. Com isso, ele poderá lançar a presença dos alunos e o conteúdo aplicado na plataforma apenas uma vez – anteriormente esse processo precisava ser feito duas vezes em aulas duplas, por exemplo.

Criar anexos de materiais didáticos digitalizados

Através de uma API, que é um conjunto de aplicações e protocolos para integrar sistemas, disponibilizamos uma função para que os professores possam anexar documentos na plataforma. Por exemplo, se o professor deu uma aula na qual apresentou um material digital ou digitalizado, ele poderá anexar esse documento e liberá-lo na “Área do Aluno”.

Fevereiro

Relatório com quantidade de alunos por turma

Foi criado um novo relatório na “Tela de Alunos”, em “Turmas”, com o objetivo de facilitar a visualização do número de vagas disponíveis em cada turma. Também é possível observar a quantidade de matrículas ativas.

Repaginação completa da tela de matrícula

Os campos de descrição do das matrículas foram renomeados para trazer mais organização aos gráficos e ao relatório. Agora as matrículas podem ser classificadas como:

  • Ativas;
  • Inativas;
  • Canceladas;
  • Concluídas;
  • Iniciadas.

Também foram remodelados os ícones, deixando-os mais descritivos e identificáveis, e as informações mais importantes foram colocadas em destaque. Por exemplo, foi adicionado um informativo de matrículas sem cobranças geradas no canto direito da tela.

Março

Visualização de conteúdo dado na “Área do Aluno”

Na “Área do Aluno”, os estudantes podem visualizar o conteúdo aplicado nas aulas. Basta passar o cursor em cima da tag “Conteúdo”, que está na aula já passada, para vê-lo.

Aviso sobre desativação de alunos

Na desativação de um aluno, o sistema emite uma mensagem alertando para que a matrícula seja inativada antes. Anteriormente, poderiam ocorrer confusões ao desativar um aluno e esquecendo-se de desativar a matrícula, causando discrepância no número de matrículas e alunos ativos.

Abril

Criação de carteirinhas de estudante

No próprio sistema, as escolas podem criar e imprimir carteirinhas de alunos personalizadas. [Adicionar direcionamentos].

Maio

Otimização do relatório 007A – Histórico de Faltas

Para melhorar o controle da frequência do aluno, agora o relatório conta com a coluna “nome do aluno”. Assim, pode-se visualizar rapidamente os alunos e o número de faltas, para tomar as devidas providências.

Melhoria nas usabilidade na funcionalidade “Métodos de avaliação”

A ferramenta “Perfis de Avaliação” foi renomeada para “Métodos de Avaliação”, comunicar melhor sua finalidade com um termo utilizado mais comumente. Também foram melhoradas muitos de seus aspectos para facilitar a experiência dos usuários:

  • Os campos nos cadastros também ganharam mais descrições para identificá-los;
  • As avaliações que compõem os “Conjunto de Provas” podem ser visualizadas logo abaixo do nome do método;
  • Possibilidade de criação, visualização e edição dos conjuntos de provas;
  • Melhoria no layout (aparência da interface);
  • Possibilidade de ordenar os métodos e inserir médias de recuperação durante o ano letivo.

Integração ao ClassApp

O ClassApp é um aplicativo voltado para melhorar a comunicação escolar, tanto a interna, quanto com pais e alunos. Ao acessar a “Tela de Alunos”, você verá um banner para conhecê-lo ou, caso já o utilize, para solicitar a integração ao Superlógica Educacional, sem qualquer adição de custos à mensalidade. Com a integração, através do sistema você poderá: enviar comunicados e boletins.

Se já utiliza o aplicativo, você pode acessar um painel com as seguintes informações:

  • Visualização dos alunos sincronizados; 
  • Visualização dos alunos não sincronizados;
  • Possibilidade de forçar a sincronização automática;
  • Possibilidade de fazer as sincronização manual.

Junho

Novidades na matrícula on-line

São recebidas notificações por e-mail quando houver falha de pagamento no cartão. Configura-se uma mensagem padrão para o envio do e-mail no cadastro do curso e quando há problema no pagamento, o sistema notifica a instituição de ensino. 

Além disso, é efetuado o cadastro do aluno como inativo e adicionado uma observação que o cliente tentou efetuar uma matrícula no curso, turma e plano de pagamento, porém a transação no cartão falhou. Assim, a escola consegue entrar em contato com o aluno, resolver o problema financeiro e realizar a matrícula.

Sistema de avaliação por conceito

Foi implantado o “sistema de avaliação por conceito” (por exemplo, A, B, C, D e F), em “Conjunto de Provas”. Ele funciona com a criação de uma tabela de equivalência que troca o valor lançado para conceito no boletim do aluno e nos relatórios de notas.

Criação da tag “autorizado a retirar aluno da escola”

Ao cadastrar ou editar as informações de responsáveis pelo aluno, pode-se adicionar uma etiqueta para identificar se ele pode ou não buscar o aluno no colégio. A informação também fica visível na “Tela do Aluno”.

Alteração na exibição de idade

Para facilitar o trabalho em escolas que trabalham com ensino infantil e creche, foi alterada a forma de exibição de idade na “Tela do Aluno”. Para alunos de até 3 anos, a idade é apresentada em anos e meses.

Criação do Histórico escolar online

Foi publicada a funcionalidade para criação de histórico escolar online dos alunos (ensino fundamental e ensino médio). O sistema permite lançar as notas (dividindo-as por áreas do conhecimento), faltas e instituições anteriores. Após a conclusão, a instituição de ensino pode imprimi-lo no padrão da Secretaria da Educação.

Julho

Adicionar número da parcela nos recibos

A partir de julho de 2019, foi disponibilizada a funcionalidade de inserir o número da parcela nos recibos emitidos (por exemplo, “parcela 1 de 12”). Nas configurações da “tela de matrículas”, basta acionar a configuração “Inserir número da parcela nas cobranças geradas pela matrícula”.

Melhorias na usabilidade da ferramenta de cheques

Notando que muitas escolas recebem por cheques, otimizamos a experiência da ferramenta, telas e relatórios de cheques. Foram implementados filtros nas telas e relatórios, como o 178A, para facilitar o acesso aos dados. Também foi criado um painel, pelo qual é possível visualizar rapidamente os status dos cheques: atrasos, não depositados, depositados ou devolvidos.

Assistente inicial para modelar o nome da licença

Para elaborar um nome de licença adequado para o sistema, que não cause confusão na comunicação, foi criado um assistente. Ao iniciar o cadastro no período de testes são feitas algumas perguntas para modelar a licença da forma adequada.

Diferenciação de matrículas e rematrículas

Saber se o aluno que está ingressando no ano letivo vem de vem de fora ou está simplesmente renovando pode não parecer relevante à primeira vista, mas do ponto de vista estratégico é muito. Adicionamos esse tipo de status, pois é importante para formular os futuros planos de captação, segmentação nas campanhas de marketing e estratégias de retenção.

Agosto

Rematrícula on-line via ClassApp

Foi lançada a ferramenta de matrícula on-line via ClassApp, que permite o envio de uma campanha de rematrícula via ClassApp. Nela você conseguirá colocar um informativo e o anexo do contrato junto a enquete padrão.

A campanha é feita por etapas e seu monitoramento pode ser feito através de:

  • Painéis das etapas da campanha de rematrícula, com barra de progressão da campanha;
  • Atualização em tempo real dos envios das mensagens;
  • Painéis de status das rematrícula enviadas: Notificadas, aceitas, não aceitas, pendentes de resposta.

Também há a possibilidade de bloquear campanhas para turmas com alunos não sincronizados com o ClassApp e para não notificar os inadimplentes.

Repaginação do layout da ferramenta “Período Letivo”

Fizemos uma repaginação completa na tela “Período Letivo”, para otimizar a experiência dos usuários. A forma de cadastro e a disposição das informações na tela foram modificadas, melhorando a visualização e edição dos dados. Outras melhorias foram:

  • Adição de explicação nos campos para preenchimento; 
  • Mudança de cores de botões;
  • Criação de um alerta explicando que os feriados já estão incluídos como dia não letivo;
  • Validação dos períodos das médias.

Cadastro de alunos e responsáveis estrangeiros

Agora é possível fazer o cadastro de alunos e responsáveis estrangeiros utilizando os documentos internacionais de identificação.Também, pode-se cadastrar entidades públicas, ou seja, associações e fundações.

Setembro

Novos filtros na “Tela de Matrículas”

Criamos novos filtros para facilitar a visualização de dados importantes na “Tela de matrículas. São eles: bolsas, vendedor e plano de pagamento.

Ficou com alguma dúvida sobre alguma funcionalidade? Faça um teste grátis do sistema ou agende uma demonstração com nossos especialistas no telefone: 0800 709 6800.

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias e Educação

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

Nova call to action

Compartilhar

Comentários

comentarios