3 hacks para melhorar o marketing da sua administradora

Como continuar crescendo em um mercado tão competitivo e que vem enfrentando tantas mudanças? A maioria das administradoras tenta alcançar novos clientes por meio de estratégias do marketing boca a boca. Elas fazem isto, porque funciona.

Porém, a transformação das administradoras é essencial! Os clientes mudaram e boa parcela do boca a boca agora acontece no mundo online e o marketing digital é uma ferramenta importante para aumentar as indicações.

Com algumas técnicas, a sua administradora pode crescer investindo pouco. Neste artigo, vamos apresentar 3 estratégias de marketing, ou como preferimos chamar “hacks”, que sua empresa pode colocar em prática em poucos minutos.

Como será o marketing do futuro para as administradoras?

Antes de falarmos sobre marketing, vamos falar sobre o futuro. Empresas de tecnologia como o Facebook, Netflix, iFood e Google utilizam uma prática chamada growth hacking que, se resume em otimizar o marketing através de experimentos.

E o que sua administradora tem a ver com isso? Mesmo não inserida propriamente no mercado de tecnologia, a prática do growth hacking pode ser aplicada no mercado condominial.

O marketing não precisa ser tão complicado quanto parece

O objetivo do growth hacking é encontrar oportunidades onde nenhum concorrente está olhando para fazer o seu negócio crescer. Isso se dá na descoberta de novos canais e ou otimização dos já existentes.

Produzimos um passo a passo para ajudar você criar campanhas efetivas de forma simples.

1. Crie anúncios e divulgue seu trabalho no Facebook

O que: Crie um grupo de anúncios divulgando as publicações no blog do seu site para um público segmentado a partir da sua lista de e-mails.

Por que: Quando o trabalho da sua administradora não é reconhecido, a chance do seu cliente cancelar o contrato é grande. Com essa estratégia você poderá divulgar o conteúdo criado para o blog de sua administradora e fortalecer a sua marca .

Como:

  1. Crie artigos em seu blog falando de assuntos que possam interessar ao seu público, como formas de reduzir custos, maneiras de melhorar a convivência, de que jeito realizar uma assembléia mais efetiva, sobre organização de feira dentro do condomínio, etc. Se precisar contrate um redator para escrever sob demanda.
  2. No Facebook Ads, clique em “públicos, criar público, público personalizado, arquivos de clientes” e faça o upload da planilha com a lista de e-mails dos seus condôminos. É importante subir mais de 2.000 e-mails! O Facebook vai encontrar quais dos e-mails têm uma conta na rede social.
  3. Crie um grupo de anúncios no Facebook para esse público específico e configure um valor de investimento e período em que o anúncio ficará no ar. Inclua nesse grupo todas as publicações do seu blog. A ideia é que os seus clientes visualizem todos os seus conteúdos.

Com essa estratégia você vai aumentar a divulgação fazendo com que valorizem o trabalho realizado por sua administradora. Além disso, você aumenta as chances de manter o seu cliente e  fazer com que ele recomende aos seus amigos.

2. Publique vídeos nas redes sociais e utilize a técnica AIDA

O que: Crie vídeos de apresentações para as redes sociais utilizando a técnica AIDA – Atenção, Interesse, Desejo, Ação.

Por que: A técnica AIDA foi muito usada para a criação de títulos chamativos que aumentam o engajamento de e-mails entre outros textos. Fica perfeito se bem utilizado para criação de vídeos. A demanda por vídeo na internet irá aumentar e muito. Pesquisas apontam que, em 2019, 80% do tráfego da internet será de vídeos. Hoje em dia, o Youtube representa o segundo maior buscador de conteúdos do mundo, atrás apenas do Google.

Como: Você pode criar o vídeo com um celular. Sempre na posição horizontal e contra luz. Faça os vídeos preferivelmente ao ar livre, em um dia ensolarado, pode ser na frente de um condomínio cliente.

Quem deve falar? De preferência o empreendedor, ou alguém que saiba se comunicar bem. Escreva um roteiro utilizando a técnica do AIDA, mas não leia o roteiro durante o vídeo.

Assuntos que você pode falar: Diferenciais da sua empresa, apresentação do time, dicas de redução de custos, dicas de como realizar melhores assembleias, etc.

No discurso utilize os conceitos da sigla separadamente e crie momentos no vídeo, seja ele para as redes sociais, apresentação ou Whatsapp, a regra é:

Atenção: desperte logo de primeira a atenção do seu público com algo surpreendente. Lembre que os vídeos na timeline do Facebook normalmente são sem sons. Explore gestos e legendas.

Interesse: desperte o interesse do seu público trazendo algo novo, curioso. Tenha sempre empatia com os problemas do seu cliente.

Desejo: sem desejo o cliente não realiza uma ação. Nesse momento do vídeo ele vai analisar se precisa ou quer o que está sendo “oferecido” ou “prometido” no vídeo.

Ação: faça com que o seu público realize uma ação para você, por você ou com você. Talvez um convite para enviar um e-mail, ligar ou enviar uma mensagem nas redes sociais.

Depois que o vídeo estiver pronto, crie um anúncio específico para o público de condomínios, buscando pela segmentação do Facebook nomes como: Síndiconet, Secovi e associações, por exemplo. Dessa forma você vai aumentar as visualizações do seu vídeo, atingindo um público que tem interesse pelos seus serviços.

3. Monetize as indicações de clientes satisfeitos dando descontos em parceiros

O que: monetização de recomendação do famoso boca a boca, uma das ações mais efetivas para a maioria das administradoras.

Por que: esse hack se justifica pelo tamanho de pessoas que já indicam as administradoras. Nesse caso, a ideia é monetizar entregando algo em troca, estimulando a indicação e favorecendo parceiros em um ganha-ganha.

Como: Firme parcerias com empresas próximas aos condomínios ou comércios em que os clientes do seu condomínio costumam consumir. Você pode dar descontos em produtos em que o condomínio tem gastos, como por exemplo: produtos de limpeza, fornecedores de manutenções prediais, varejos como padarias e supermercados. Assim, todo mundo será favorecido e você terá a chance de ampliar seu boca a boca.

Divulgação da Campanha: Faça uma carta pessoal para cada síndico apresentando as condições e exija uma ação deles, como por exemplo, incluir em um formulário as indicações para você conseguir entrar em contato.

Divulgue também através de grupos no Facebook ou Whatsapp de síndicos, se ainda não houver, crie seus próprios grupos e peça para os síndicos adicionarem outros síndicos, conselheiros e amigos.

Pontos importantes:

  • É recomendável oferecer parte do benefício para o síndico e outra maior para condomínio. Para o condomínio pode ser, por exemplo, isenção de 25% da mensalidade por 4 meses. A maioria dos programas de indicação de sucesso pagam um valor menor no momento da indicação e um valor maior quando houver sucesso no fechamento do contrato. Esse detalhe é importante para que o síndico perceba que o programa é sério já nos primeiros contatos.
  • Calcule quanto você pode pagar para cada recomendação. Você precisa, antes de mais nada, entender quanto custa adquirir um novo cliente sem a indicação e o impacto de pagar mais na aceleração das vendas. E não pense que não há custos, porque sempre há. Fazer esta conta é muito importante para entender quanto você pode pagar por cada recomendação que acabou se concretizando.

Algumas referências:

  • Imobiliárias pagam 80% do primeiro aluguel para indicação e mais 1 aluguel para o corretor do imóvel.
  • O custo para adquirir um cliente em empresas de tecnologia é o equivalente a receita daquele cliente nos 3 primeiros meses.

Colocando em prática essas 3 técnicas a chance de crescimento em sua administradora de condomínios será significativa.

Superlogica Condominios

Compartilhar

Comentários

comentarios