Cobrança eficiente: como lutar contra a inadimplência

Por: Felipe Haguehara4 Minutos de leituraEm 26/03/2020Atualizado em 10/03/2022

Por Rafael Neuber, Líder de Cobrança no PJBank

O último levantamento do Serasa Experian mostrou que 63 milhões de brasileiros estão inadimplentes, uma marca histórica. No total, 40,6% da população adulta brasileira está com contas atrasadas. Isso levanta um sinal de alerta para administradoras de condomínios sobre a necessidade de fazer uma cobrança eficiente.

Ao fazer uma análise detalhada observamos que há uma tendência em reduzir os esforços no time de cobrança, mas isso sempre implica em um aumento considerável na taxa de inadimplência.

Seguindo nessa premissa, precisamos destacar a importância de uma cobrança eficaz para a sustentação de qualquer negócio. É muito comum empresas deixarem a gestão da inadimplência para segundo plano. Com isso, acabam se deparando com problemas graves em curto, médio ou até longo prazo.

A saúde financeira de qualquer negócio depende de um baixo índice de inadimplência. Sem baixos índices, o fluxo de caixa e capital de giro de qualquer empresa ficam comprometidos. O que pode impossibilitar investimentos, ampliações e até mesmo pagamento de fornecedores, funcionários e impostos.

Como cobrar de forma eficiente

Várias situações podem influenciar para que esse combinado não aconteça da maneira pretendida. Dentre eles, o simples esquecimento ou a priorização de dívidas as quais houveram uma cobrança efetiva. Às vezes, os títulos quitados antes podem nem sempre ser os mais importante ou os de pior consequência.

Uma prática simples, porém extremamente eficaz, para estruturar um fluxo conciso é ter uma Régua de Cobrança bem definida. Saber em qual momento enviar um lembrete, por qual canal fazer isso e quando realizar uma ligação pode ser a chave para reduzir a inadimplência da sua empresa. 

Outro ponto muito importante de se ter bem estruturado é a narrativa, o tom da cobrança. Cobrar não pode ser sinônimo de perda do cliente e sim de devolver a ele o poder de crédito, fortalecendo o laço entre ambos. 

Mantenha sempre a qualidade cadastral do sacado. As informações de contato devem ser prioridade e precisam ser atualizadas constantemente. Um cadastro completo e atualizado faz com que a cobrança seja mais eficiente e, principalmente, seja feita em menor tempo.

Segundo levantamento do Sebrae, 88% dos empreendedores abrem a empresa com recursos próprios e 40% não sabe o capital de giro necessário para mantê-la. Isso, atrelado a dificuldade de montar uma carteira de clientes e falta de planejamento na gestão de contas à pagar e receber, influenciam no fechamento prematuro de diversos negócios. 

Para os condomínios, a falta de pagamento pode influenciar no aumento do valor da taxa mensal, prejudicar as manutenções e ações de melhoria ou até exigir o uso do fundo de reserva para trivialidades. No pior dos casos, pode gerar conflito entre condôminos, além de atritos por ações judiciais para a cobrança dos inadimplentes. 

Disrupção e mudanças no combate à inadimplência

Vários mercados já foram afetados drasticamente por alternativas disruptoras. Mobilidade urbana, delivery, hotelaria. A relação de todos esses serviços com a sociedade mudou muito com o passar dos anos. Serviços em nuvem e streaming transformaram o acesso à informação e entretenimento.

Qual a relação disso com a inadimplência dos seus clientes? Alternativas digitais e inovadoras surgem com a proposta de oferecer mais agilidade sob um custo bem menor que o tradicional. Em cenários de crises econômicas, atrasos nos pagamentos e escassez de recursos, esse tipo de alternativa pode ser bem útil para os condomínios.

Por isso, um dos pontos-chave para que administradoras eliminem a inadimplência e continuem no jogo é a eficiência. Isso significa: deixar o que é operacional e burocrático nas mãos de um parceiro confiável e concentrar-se naquilo que realmente gera valor ao seu negócio.

Papel das novas tecnologias

Várias tecnologias têm surgido para o atendimento ao cliente por diversos canais. Bancos e empresas de cobrança utilizam os meios tecnológicos buscando sempre ser eficientes e rápidos no contato e resolução das dívidas com os inadimplentes.

Nós trouxemos essas tecnologias para o nosso segmento e estamos desenvolvendo ferramentas e meios de contato utilizando inteligência artificial e big data, oferecendo serviço exclusivo para administradoras de condomínio. Com isso o processo de cobrança é terceirizado e automatizado, podendo a administradora dar maior atenção para captação e relacionamento com clientes.

Dentre as tecnologias utilizadas estão:

  • Discador – que entrega para o atendente uma pessoa em linha assim que ele encerra uma chamada, otimizando os atendimentos;
  • Agente virtual – robôs para atendimento via telefone e outros canais (SMS, E-mail, Whatsapp);
  • Enriquecimento de dados – integrado a base de dados para localização de clientes, análise e classificação de sucesso;
  • CRM de cobrança – registrando as informações de contato e gerenciamento dos contratos e atendimentos, estando 100% integrado ao ERP e PJBank;
  • Régua de cobrança – integrada ao ERP com automatização de notificações.

→ Leia mais sobre os recursos de cobrança na palestra de Rafael Neuber no Superlógica Next 2019.

Os resultados de uma cobrança eficiente

Dos resultados alcançados até o momento, temos cases em que com um mês de atuação conseguimos reduzir o índice de inadimplência da base em 7 pontos percentuais. Representando uma redução significativa nos atrasos .

Também, nos últimos 4 meses atingimos uma evolução de 300% na emissão e recebimento de acordos. Além disso, melhoramos a qualidade cadastral de informações importantes para a cobrança eficiente, como localização e canais de contato.

Finalmente, deve-se importante ressaltar que o serviço de cobrança por parte da administradora pode gerar uma imagem negativa. Afinal, ela será lembrada mais pelos boletos enviados, do que no impacto positivo que traz ao empreendimento. 

Isso é resolvido com a contratação do BPO de cobrança, que a faz de maneira efetiva e profissional. Possibilita-se, assim, que a administradora escale seus negócios sem se preocupar com esse setor.

Para mais informações sobre esse serviço, estou a disposição através do e-mail: comercial@pjbank.com.br.

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias, Escolas e Cursos.

O PJBank é a plataforma de serviços financeira do grupo Superlógica. Desburocratizamos operações bancárias, como conciliação e recebimentos via cartão de crédito e boleto, e conferimos novas formas de obtenção de receita às administradoras de condomínios.

Leitura Recomendada