Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar a fidelizar seus clientes

Por: Time Superlógica4 Minutos de leituraEm 20/07/2017Atualizado em 29/09/2020

por Resultados Digitais

Você já sabe que o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para adquirir e se relacionar com potenciais clientes, certo?

E se falarmos que o conteúdo pode ser responsável também por aumentar a retenção de clientes em sua empresa?

Como sabemos, investir na conquista de novos clientes pode custar até 7 vezes mais caro do que retê-los. Sem falar que essa desaceleração da economia abalou muitos empresários. Afinal, atrair clientes não está tão simples como antigamente. Por isso, várias marcas estão em busca de táticas para manter a sua base de compradores ativa e sobreviver no mercado.

Uma das maiores vantagens em dedicar ações de conteúdo para a fidelização de clientes é a economia de tempo da equipe de atendimento, o que chamamos também de suporte. Com um conteúdo de qualidade disponível, o cliente não vai precisar acionar a sua equipe com tanta frequência.

Além disso, ao investir em estratégias de conteúdo, a empresa cria um ativo valioso de informações. Isso vai permanecer por anos e pode criar cada vez mais proximidade e confiança com o seu cliente. E se o conteúdo agregar valor para a persona, com certeza ela vai compartilhá-lo com seus contatos, ampliando o alcance do seu acervo.

Agora que os benefícios estão claros, vamos conhecer as melhores formas de colocar o conteúdo direcionado para a fidelização de clientes.


Nova call to action

Como produzir conteúdo para treinar seus clientes

Central de ajuda

Criar artigos com assuntos técnicos e informações sobre dúvidas frequentes é uma ótima estratégia para ajudar seu público. Desse modo, os clientes podem consultar o conteúdo a hora que quiserem. Procure solucionar as principais questões que as pessoas ainda têm dúvidas por meio de textos informativos.

Além de economizar o tempo do time de suporte, a sua marca permanece na mente do consumidor. Sem falar que o atendimento não se restringe somente ao horário comercial. A qualquer momento os clientes podem solucionar as suas dúvidas.

Sabemos que as pessoas valorizam as empresas que respondem às suas perguntas. Certamente, se o cliente precisar de produtos e serviços complementares, a sua empresa será a primeira opção.

Webinars

Criar um canal específico para conversar com quem deseja tirar dúvidas sobre algum tema é fundamental. O webinar é um exemplo muito eficiente de formato de conteúdo dinâmico para oferecer respostas mais objetivas ao público.

Realizar webinars é muito mais rentável do que ter que treinar uma equipe inteira para solucionar algumas questões. Além do mais, dificilmente é possível reunir vários clientes ao mesmo tempo em um só lugar para esclarecer dúvidas.

Os treinamentos ao vivo sobre temas do negócio também ajudam o cliente a tirar maior proveito dos seus produtos e serviços — e é uma maneira de ficar mais próximo dos consumidores. Depois, o vídeo gravado pode ser enviado para toda a base de clientes, inclusive para aqueles que não puderam assistir à transmissão.

Manuais e tutoriais

Invista na criação de materiais visuais com um passo a passo organizado para o cliente aprender a utilizar o produto ou serviço adquirido.

Os vídeos e infográficos são formatos muito interessantes para aprendizado rápido e dinâmico.

Como produzir conteúdo para reter e fidelizar seus clientes

Conteúdo segmentado

O conteúdo voltado para nichos específicos consegue atrair a atenção de muitos consumidores. Isso faz com que o cliente note que a empresa conhece bem o seu mercado e fala a mesma língua dele.

Um eBook que a Resultados Digitais lançou exclusivamente para agências e consultorias de Marketing Digital é um exemplo de como esse tipo de material faz sucesso. Tivemos uma taxa de conversão acima de 70% com esse conteúdo!

Conteúdo que responde a um problema

Muitas vezes o cliente precisa encontrar uma resposta rápida que resolva um determinado problema. Nesse caso, criar conteúdos mais objetivos que vão direto ao ponto é o melhor caminho. O nosso webinar sobre como criar Landing Pages na prática é um modelo utilizado para tirar dúvidas sobre esse tema específico.

O suporte técnico de uma empresa é um fator determinante para decisão de compra em muitos casos. Antes de se tornarem clientes, as pessoas desejam se sentir seguras e prontamente atendidas caso algo dê errado. Por isso, a responsabilidade de um atendimento de primeira é muito grande.

Aliás, com a crescente competitividade que assistimos atualmente, o atendimento está deixando de ser um plus para ser algo indispensável e básico.

Daqui pra frente, as empresas têm um papel obrigatório de resolver os problemas dos consumidores. Nem sempre foi assim, mas as mudanças já começaram a acontecer e muitas pessoas já rejeitam as empresas que não cumprem essas premissas básicas.

Nesse contexto, o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta muito eficaz para fortalecer o seu suporte e torná-lo mais ágil.

Conteúdos institucionais

Mostrar o que acontece no seu negócio transmite mais credibilidade e conquista ainda mais a confiança dos clientes.

Procure enviar newsletters com os principais acontecimentos do mês, por exemplo. Não se esqueça de divulgar também os próximos eventos, as notícias que saíram na mídia a respeito da empresa, informações sobre a atualização de produtos e serviços e notícias do mercado que tenham relação com o seu segmento.

Com uma ferramenta de automação de marketing, é possível personalizar o contato com esses clientes por email. É uma excelente forma de educar os clientes com conteúdos relacionados à sua empresa e ao seu mercado.

Neste post, mostramos como é possível reter o cliente com estratégias de Marketing de Conteúdo. Mais importante do que produzir um material educativo para o consumidor, é encantá-lo. Um cliente encantado pode se tornar um influenciador poderoso da sua marca na internet.

O famoso boca a boca tem ainda mais valor nos dias de hoje. Especialmente com as redes sociais, as informações são mais facilmente propagadas e ganham um alcance extraordinário!

As pessoas compram muito em virtude das recomendações vindas da sua rede de contatos. Portanto, o conteúdo também ajuda na criação de uma reputação positiva e resulta não só na retenção como na captação de novos clientes.

Compartilhe com a gente a sua experiência com o Marketing de Conteúdo voltado para a retenção de clientes. Deixe o seu comentário aqui no post!

Quer mais sobre marketing de conteúdo?

Os fundadores da Resultados Digitais André Siqueira (CMO) e Guilherme Lopes (VP de customer success), junto com o time da RD, estarão no Superlógica Xperience, que acontece nos dias 10 e 11 de agosto e vai reunir mais de 1.000 participantes para discutir temas relacionados a assinaturas e negócios digitais, como crescimento acelerado, growth hacking, tendências, pagamentos, inovação e muito mais.

 

Participe do maior evento de assinaturas e SaaS do Brasil

 



Leitura Recomendada