Saiba tudo sobre o sistema de pagamentos Superlógica

10 funcionalidades do Superlógica Assinaturas para a escalada da sua empresa

Nos negócios baseados em recorrência, um sistema de pagamento precisa garantir que as receitas sejam recebidas no momento certo. Por isso é tão importante para um gestor conhecer bem as necessidades específicas de geração das cobranças recorrentes. Apenas assim ele poderá optar pela solução de pagamento ideal para tornar sua empresa mais eficiente e competitiva.

Mas ter essa visão do todo é fundamental não apenas para a manutenção de um fluxo de caixa saudável. A gestão de assinaturas, contratos e planos tem como objetivo principal a manutenção do bom relacionamento com o cliente.

E nenhum item tem maior impacto negativo para a fluência desta dinâmica que erros na gestão financeira de negócios recorrentes.

Isso significa que, para construir o seu negócio de assinaturas e expandir seu potencial de negócios entre os clientes, um sistema de pagamento precisa rodar perfeitamente. E a chave para isso está na gestão desses pagamentos recorrentes.

Um bom sistema de gestão de assinaturas e pagamentos tem exatamente esse papel: garantir uma base sólida para que uma empresa possa escalar o seu negócio todos os meses.

O Superlógica é um ERP focado em recorrência para negócios que trabalham com mensalidades, assinaturas e planos. Seu principal objetivo é ajudar empresas a serem mais eficientes em sua gestão financeira.

Então, vamos saber agora em 10 passos como um sistema como o Superlógica irá trabalhar por você e pelo seu time para que sua preocupação seja apenas em crescer os potenciais de negócio.

Como o Superlógica pode ajudar sua empresa:

  • Gestão de planos e assinaturas
  • Faturamento recorrente no boleto bancário e no cartão de crédito
  • Automatização de processos financeiros
  • Régua de cobrança
  • Gestão da inadimplência
  • Conciliação bancária
  • Checkout para venda online
  • Métricas SaaS e indicadores
  • Área do cliente
  • Emissão automática de nota fiscal

1. Por que automatizar processos financeiros é essencial para a sua empresa?

Quando começa a crescer e atrair mais assinantes, uma empresa que recebe pagamentos recorrentes com mensalidades, assinaturas ou contratos precisa tomar uma decisão importante, que trará impactos significativos para o futuro do negócio.

Em um determinado ponto da escalada, o gestor irá encontrar dificuldades em manter todos os processos financeiros rodando de forma eficiente. Para lidar com a chamada “dor do crescimento”, é preciso abandonar fórmulas antigas. Afinal, a solução que funcionava para um certo números de clientes passa a gerar dor de cabeça quando o volume de negócios aumenta.

Fazer tudo de forma manual, com o auxílio apenas de planilhas, definitivamente, não sustentará a expansão dos seus negócios. O controle automatizado de todas as operações é o que vai determinar o sucesso das transações e fomentar a (escalada).

É nesse contexto que entra o Superlógica Assinaturas.   

Para estar em condições de crescer, você precisará de uma solução de gestão completa, que lhe ofereça um panorama sobre tudo o que está acontecendo: desde a gestão financeira até a evolução da jornada de compra do cliente, tudo isso sustentado pelo acompanhamento das métricas relacionadas a negócios recorrentes.

Dashboard do Superlógica Assinaturas

A dashboard do Superlógica mostra, entre outras informações, dados de receita e inadimplência.

Então, para tornar essa análise confiável e livre de falhas, você terá que automatizar processos. A automatização, além de poupar o seu tempo e o da sua equipe, lhe dará condições de ajustar o seu foco para o planejamento das estratégias de crescimento para a sua empresa.

É por isso que vale tanto a pena contratar um sistema de gestão financeiro eficiente. Esse é o princípio de qualquer boa prática na gestão de assinaturas.

2. Gestão de assinaturas e planos: o coração da estratégia

Uma gestão eficiente de assinaturas e planos não pode ser um desafio. Se nesse aspecto sua empresa irrita clientes, é preciso rever imediatamente como os processos estão sendo realizados.

O Superlógica está preparado para lidar com o controle de pagamentos recorrentes até mesmo quando uma empresa oferece diversas opções de produtos e serviços, para perfis de assinantes distintos.

No sistema é possível fazer a migração de um plano para outro e ajustar o pagamento de acordo com cada alteração.

Também é possível gerenciar facilmente no sistema as contratações, renovações, reajustes e contratação de itens adicionais e avulsos.

Para isso, o Superlógica atua na geração e controle de faturas, de forma inteligente e automática, se responsabilizando pelo billing. Dentro de uma empresa que recebe pagamentos recorrentes, o billing garante a personalização dos critérios de cobrança para cada cliente, garantindo que eles recebam suas faturas no momento certo, sem que existam erros de cálculo sobre o que foi efetivamente consumido.


Nova call to action




3. Porque um sistema de gestão de pagamentos precisa ser adequado para a recorrência?

A cobrança recorrente é um modelo de negócios no qual o consumidor contrata o acesso a um produto ou serviço dentro de uma periodicidade (em geral, mensal ou anual).

Os meios de pagamentos mais comuns dentro da recorrência são boleto bancário e cartão de crédito. O boleto bancário é uma das mais conhecidas e utilizadas modalidades, principalmente no mercado B2B e entre as empresas que trabalham com tickets médios mais elevados.

Já o cartão de crédito tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente no mercado B2C (negócios feitos entre empresas e consumidores finais). Um dos principais motivos do sucesso é a comodidade, pois o cliente fornece seus dados uma única vez e as transações subsequentes são feitas de forma automatizada.

Ambas as modalidades de pagamento demandam uma gestão específica para que todo o processo de cobrança obtenha maior taxa de sucesso.

Como lidar com as falhas nas transações com cartão de crédito na recorrência?

Uma das grandes preocupações de quem adota o cartão de crédito é ter de lidar constantemente com as falhas nas cobranças.

Para auxiliar o gestor nesta tarefa, no Superlógica é possível acompanhar o processamento das cobranças em uma tela que mostra como está a taxa de aprovação e a performance. Também é possível visualizar o quanto as taxas de falhas e sucesso representam em valores financeiros.

Um sistema de gestão como o Superlógica também está preparado para melhorar as taxas de conversão das transações no cartão de crédito com retentativas inteligentes. Elas assumem estratégias diferentes diante de falhas temporárias e permanentes.

Boleto recorrente e o controle da inadimplência

Quem usa o boleto bancário deve se atentar, pois dependendo do ticket médio há o risco de o documento ser ignorado pelo cliente. Dessa forma, manter uma boa régua de cobrança é indispensável para afastar o pesadelo da inadimplência.

4. Régua de cobrança: crescer com previsibilidade

E falando em inadimplência, esse é um mal que pode corroer um negócio recorrente. Existem diversos motivos para que um cliente deixe de efetuar um pagamento em dia e um deles é simplesmente o esquecimento.

Régua de cobrança do Superlógica

Régua de cobrança do Superlógica permite envio automatizado de e-mail, SMS e carta impressa

E, para não sofrer os impactos nocivos no fluxo de caixa, é importante estabelecer uma estratégia efetiva que use os canais de comunicação de maneira oportuna.

No Superlógica, é possível criar uma régua de cobrança automatizada para que os seus clientes recebam notificações por e-mail, SMS e até mesmo carta impressa.

Dentro do sistema todos os passos são automatizados para que a programação do envio de mensagens seja feito em uma sequência que acompanhe o ciclo de cobranças.

5. Acompanhe e controle de perto a inadimplência

Além de uma régua de cobrança efetiva, outra arma contra a inadimplência do Superlógica é a visualização de todos os índices e números essenciais para que você possa acompanhá-los diariamente.

Tela de inadimplência do Superlógica

Tela de inadimplência do Superlógica mostra gráfico de aging e dados sobre cobranças atrasadas

Isso lhe dará uma base para que possa tomar decisões e agir no momento certo. Veja alguns exemplos de informações que o sistema fornece:

  • Total acumulado x pequenos atrasos;
  • Valor do saldo por cliente original e atualizado;
  • Por aging (volume financeiro por período de atraso).

Pelo Superlógica ainda é possível fazer acordos com os clientes inadimplentes.

6. Conciliação bancária: livre sua equipe de trabalhos burocráticos

O processo de conciliação bancária pode ser algo trabalhoso. Tarefas não faltam: dar baixa, validar as entradas e saídas e também controlar o contas a pagar…

Dependendo do tamanho da operação, todas essas rotinas tomam o tempo de pessoas que acabam sendo subaproveitadas em funções puramente burocráticas. Para transformar um time financeiro em alta performance é preciso livrá-lo dessas atividades manuais.

Por isso, o Superlógica Assinaturas, integrado a um gateway ou facilitador de pagamentos como o PJBank, automatiza a conciliação das cobranças, dispensando a equipe de ter de manipular arquivos de remessa e retorno, como é o caso da modalidade de pagamento com boleto bancário.

Automatizar a conciliação de cobranças, de forma integrada com o software de gestão, é uma forma de trazer agilidade e simplicidade na rotina do dia a dia.

Faça as contas e verifique a quantidade de horas que sua equipe está desperdiçando fazendo esse processo de forma manual.

7. Venda mais: ofereça uma contratação sem atritos

Como diz o chavão: “A primeira impressão é a que fica”. Com o Superlógica Assinaturas sua empresa não precisará se preocupar em perder nesse quesito: no momento da venda, a relação com o cliente irá começar com o pé direito.

O sistema consegue incorporar, no seu próprio site, um checkout na qual o próprio novo cliente ou o mesmo o time de vendas pode inserir os dados do cliente.

Essa funcionalidade garante que você não perca nenhuma venda. Isso é possível sem a necessidade de horas de dedicação de sua equipe de desenvolvimento. Basta copiar e colar um código e você estará pronto para garantir velocidade nos seus fechamentos.

Outra forma de fazer no Superlógica é a partir da integração com um API para montar um checkout personalizado.

O Superlógica Assinaturas também está preparado para gerar cupons promocionais específicos para apoiar campanhas de aquisição de novos clientes ou aquelas com foco em retenção.

Esse processo vai facilitar a vida de toda a equipe e tornar 100% assertivo o início da jornada do seu cliente.

8. De olho nas métricas que importam para a recorrência

Para escalar um negócio, é preciso saber para onde sua empresa está indo. Para tomar as melhores decisões você precisa avaliar as métricas adequadas para os negócios recorrentes.

Somente quando se tem segurança no caminho em que está sendo seguido é o que pode sustentar uma estratégia de tração e escala.

No Superlógica Assinaturas você tem um panorama completo das métricas que realmente importam:

  • MRR (receita recorrente mensal) e ARR (receita recorrente anual);
  • Taxa de crescimento (growth);
  • Taxa de cancelamento (churn);
  • Lifetime value LTV (valor do ciclo de vida);
  • Ticket médio;
  • Entre outras métricas.

E falando em números, o Superlógica Assinaturas também lhe dá um diagnóstico financeiro: resultado entre receita e despesa, movimentação das assinaturas, saldos de todas as contas bancárias e uma previsão de caixa baseada nos lançamentos do mês.

Assim você sempre vai acompanhar de onde vem e para onde vai o dinheiro da sua empresa.

9. Atendimento self service = menos trabalho e cliente satisfeito

Com o Superlógica Assinaturas é possível estruturar uma área do cliente integrada ao site de sua empresa, facilitando o acesso do cliente às informações de sua assinatura.

Área do cliente do Superlógica

Área do cliente do Superlógica permite atendimento self-service

Nesse espaço é possível:

  • Ver e alterar dados cadastrais, como nome, e-mail endereço;
  • Ver e alterar a forma de pagamento escolhida;
  • Ver faturas em aberto e pagá-las;
  • Ver histórico de cobranças pagas;
  • Visualizar notas fiscais;
  • Ver e alterar o plano contratado;
  • Opção de permitir a abertura de tickets junto à área financeira.

Para a empresa, ter uma área do cliente é um recurso que poupa o tempo da equipe e reduz a burocracia. Para o assinante, é uma maneira de ter suas demandas atendidas de forma ágil, sem complicações.

10. Emissão de notas fiscais automatizada   

A emissão de nota fiscal é uma rotina comum dentro toda empresa. Assim que uma venda é concluída ou o serviço é prestado, o documento deve ser gerado e enviado para o cliente.

Não automatizar esse processo deixará sua empresa sujeita a erros, que podem, inclusive, complicar a prestação de contas ao fisco.

O Superlógica Assinaturas ajuda você que precisa emitir um grande número de notas fiscais por mês. É possível de fazer isso em apenas um clique, basta parametrizar as informações uma única vez no sistema e ter um certificado digital.

O sistema está integrado às Prefeituras Municipais para a emissão de nota fiscal eletrônica sem complicações.

Pelo Superlógica Assinaturas é possível também de emitir a nota no momento da cobrança ou na sua liquidação.

Pronto para escalar?

A missão do Superlógica Assinaturas é permitir a uma empresa gerenciar e escalar seu negócio baseado em assinaturas.

No Superlógica Assinaturas você tem acesso a todas as informações que você precisa de verdade. Encante seus assinantes com a ajuda da maior infraestrutura de pagamentos recorrentes disponível no Brasil:

  • Gestão de planos e assinaturas;
  • Faturamento recorrente;
  • Régua de cobrança e relacionamento;
  • Gestão da inadimplência;
  • Conciliação com banco ou instituição de pagamento das cobranças e pagamentos;
  • Checkout transparente para venda online;
  • Métricas e indicadores;
  • Área do cliente, para atendimento self-service;
  • Emissão de nota fiscal automatizada.

Quer experimentar por 7 dias? Você pode abrir uma conta trial com 7 dias para testar o Superlógica Assinaturas.

Quem mais entende de recorrência no Brasil

A Superlógica desenvolve o software de gestão (ERP) líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. A empresa é referência em economia da recorrência, atuando em cinco segmentos de mercado: Assinaturas e SaaS, Condomínios, Imobiliárias e Educação.




Compartilhar

Comentários

comentarios