Crie grupos para organizar e segmentar seus clientes

Por: Time Superlógica2 Minutos de leituraEm 29/01/2019Atualizado em 03/11/2020

O Superlógica tem uma dica para quem tem a necessidade de segmentar seus clientes: o uso de grupos. Se você é usuário dos planos Startup, Basic ou Pro, poderá utilizar esta funcionalidade.

A criação de grupos é importante, principalmente, por três motivos:

  • Segmentar os clientes. Você pode usar essa separação para organizar os clientes da melhor forma para você. Por exemplo: por tamanho de empresa, por região, por data de vencimento, por forma de pagamento, por faixa de pagamento, entre outros;
  • Filtrar clientes por especificidades:
    • Para enviar comunicado via e-mail para um grupo de clientes;
    • Para ter acesso a quantidade de clientes inadimplentes por grupos;
    • Por tipo de assinaturas. Por exemplo: planos mensais, trimestrais e anuais.
  • Filtrar clientes específicos para emissão de relatórios. Você pode exportar um relatório de cobranças a receber ou de assinaturas – filtrando por grupo.

Uma dica muito importante: dê nome aos grupos que ajudem você a encontrar facilmente todas as suas segmentações. É uma forma para agilizar e deixar ainda mais prática a sua gestão.

Lembrando que você deve fazer alterações manuais, caso um cliente saia de uma determinada segmentação. Exemplo: você criou grupos para segmentar os clientes em pequenos, médios e grandes. Caso um cliente mude, de acordo com seus critérios, de médio para grande, essa mudança deverá ser feita manualmente no Superlógica.


Nova call to action

Como criar grupos de clientes?

Acesse a sua licença e, no menu à esquerda, selecione Clientes.

Menu Clientes dentro da licença Superlógica

À direita, no campo Grupos de Clientes (abaixo), clique em Novo grupo. Dê um nome para o grupo e clique em Salvar. Lembre que você tem a opção de criar todos os grupos necessários, de uma só vez, e dividir os clientes posteriormente entre eles.

Dentro de Grupos de clientes, você pode ter acesso a todos os grupos criados

 

O nome do grupo é o meio de encontrar a segmentação de forma mais fácil

Você também pode renomear os grupos, se tiver necessidade: clique no lápis ao lado do nome do grupo, troque o nome e clique em Salvar. Se precisar excluir o grupo, clique em Excluir – neste caso, todos os clientes que estiverem no grupo excluído irão para a seção Clientes sem grupo.

Adicionar o cliente de algum grupo

Você pode selecionar diversos clientes por vez para adicionar a um grupo – também há a opção de fazer um por um. Opte pela forma que seja mais fácil para você.

Depois de selecionar os clientes, clique em Mais > Adicionar ao grupo. Selecione a opção e finalize com Adicionar ao grupo. Você também pode adicionar o mesmo cliente em grupos diferentes.

Adicionar ao grupo facilitará a segmentação de seus clientes

Remover o cliente de algum grupo

Para remover um cliente de um grupo, você também pode fazer um por um ou selecionar mais de um cliente por vez.

Após selecionar os clientes, clique em Mais > Remover do grupo. Selecione a opção e finalize com Salvar.

 

Remover do grupo é recomendado quando algum cliente não fizer mais parte da segmentação que estava inicialmente

Para mais informações sobre clientes e segmentação de grupos, você pode acessar o passo a passo detalhado na nossa base de conhecimento.

 

 



Leitura Recomendada