Como gerar receita recorrente em cursos online

Por: Time Superlógica4 Minutos de leituraEm 20/09/2017Atualizado em 30/09/2020

por Rafael Silva, Head de Marketing e Growth da EadBox

O termo receita recorrente não é novo, mas vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos, devido ao avanço e popularização da tecnologia. Serviços de assinatura como a Netflix e o Spotify se destacam por oferecer uma experiência de qualidade, cobrando um valor mensal relativamente baixo para que seus usuários possam ter acesso a todo o conteúdo oferecido.

A aceitação desse modelo de cobrança tem sido incrível. As pessoas têm optado de bom grado por pagar para consumir os mais diversos tipos de conteúdo por meio da cobrança recorrente. As baixíssimas taxas de desistência têm vindo como resposta à qualidade das ofertas. A aceitação tem sido tão grande que, para surpresa geral, os números de downloads piratas vêm diminuindo pela primeira vez em muitos anos.

Mas existe alguma forma de trabalhar com recorrência para vender cursos online? Claro! Nesse texto iremos explicar todas as vantagens da venda recorrente e quais são as modalidade que você pode aplicar no seu curso online. Confira:

Por que devo apostar na receita recorrente?

  • Menor gasto de tempo – e energia – com a busca de novos clientes

É fato conhecido que manter um cliente é mais vantajoso do que encontrar um novo. Essa é uma das maiores vantagens de trabalhar com recorrência, afinal se seus clientes estão satisfeitos, eles não vão abrir mão de usar seu serviço, e você continuará recebendo o valor da mensalidade periodicamente.

Quando trabalhamos com cobranças únicas em cursos online é preciso estar atrás de novos alunos a cada novo lançamento ou fim de ciclo de aulas, o que acarreta diversos gastos com divulgação, prospecção e vendas. Esse problema diminui drasticamente ao se trabalhar com recorrência.

  • Preço menor para o aluno

Na compra única, o aluno precisa desembolsar um valor mais alto de uma única vez, o que pode assustar e criar um senso de dúvida na hora da compra. No caso da recorrência, o aluno passa a investir um valor menor por um período maior de tempo, o que se torna muito vantajoso a longo prazo. Para você, que garante uma renda mensal certeira, e para seu aluno, que gasta uma quantidade menor.


Nova call to action

  • Permite que você se dedique mais a seus alunos

Já que agora você não precisará gastar tanto tempo e energia buscando novos clientes, pode (e deve!) se dedicar aos alunos que já conquistou. Afinal, a satisfação do seu público é o que garante o sucesso de um curso online com venda recorrente. Quanto mais satisfeito seu público está, menores são as chances de desistência.

  • Possibilidade de personalização da grade de aulas

Um dos pontos que desmotivam os consumidores de cursos online é o fato de que muitos dos cursos oferecidos possuem data limite para conclusão. Com a recorrência, essa desvantagem desaparece, pois o aluno tem todo tempo do mundo para assistir às aulas. O modelo de cursos online de recorrência também permite que os alunos assistam aulas de diversos temas diferentes, na ordem em que preferirem.

  • Mais credibilidade para seu negócio

Como você terá mais tempo para se dedicar à satisfação dos seus clientes, é natural que eles falem bem do seu serviço e divulguem a qualidade do produto que você oferece. Isso faz com que a sua credibilidade cresça e você atinja cada vez mais público devido à sua boa reputação. Veja o exemplo da Netflix: sua taxa de cancelamento é baixíssima e é muito raro que alguém não recomende a plataforma de streaming de filmes e seriados que ela oferece.

  • Maior contato com seu público

Diferente do que acontece na compra única, ao optar pela recorrência os usuários se sentem mais próximos dos fornecedores de conteúdo. Como esperam um relacionamento mais longo ao assinar um serviço recorrente, seus alunos farão questão que você mantenha a qualidade do que oferece e te mandarão feedbacks de maneira constante para garantir isso. O que é ótimo, pois dessa forma, você consegue saber o que funciona melhor e no que você deve investir, fidelizando seu público e garantindo sua boa experiência.

Principais modalidades de venda recorrente

Agora que você já conhece as vantagens de trabalhar com venda recorrente nos seus cursos e treinamentos online, é hora de conhecer quais são as modalidades de venda recorrente e descobrir qual pode se encaixar melhor no seu negócio:

  • Modelo de assinaturas

Funciona como uma Netflix dos cursos online e é a forma mais simples e democrática de aplicar a venda recorrente ao seu negócio. Dentre as vantagens do modelo de assinaturas, está a possibilidade de você poder adicionar sempre conteúdos novos para seus alunos, que poderão assisti-los da maneira que acharem melhor e na ordem que preferirem.

  • Oferta de serviços

Pode funcionar de maneira semelhante à assinatura. Aliás, ela trabalha em conjunto com o modelo de assinaturas, pois seu aluno irá contratar um serviço de aulas online.

No caso da oferta de serviços, se seu curso segue o modelo tradicional de módulos na ordem que você gostaria que os alunos seguissem, é possível adicionar conteúdos complementares após o término do curso regular.

  • Constantes lançamentos

Se o seu conteúdo precisa de atualizações periódicas, você deve considerar a técnica dos lançamentos constantes. O objetivo é mostrar que seu curso online tem um alto valor agregado. E que seus alunos devem realizar uma assinatura, pois receberão descontos nos cursos de atualização.

 

Como você pode ver, são inúmeras as vantagens de trabalhar com vendas recorrentes no seu projeto de educação digital. Escolha a modalidade que se encaixa melhor nas suas necessidades e aproveite.

Procure por uma plataforma EAD que comporte este tipo de pagamento, como a Eadbox, que além de oferecer a opção de venda recorrente, também oferece uma plataforma completa e intuitiva para você criar cursos online e fazer toda a gestão de treinamentos. Aposte nessa tendência!

 




Leitura Recomendada