Talks #39 – Oséias Gomes, fundador e CEO da Odonto Excellence

Por: Rodrigo Ferreira2 Minutos de leituraEm 21/09/2022Atualizado em 22/09/2022

O Superlógica Talks recebe o escritor e empresário Oséias Gomes, fundador e CEO da maior franquia de clínicas odontológicas do país, a Odonto Excellence, com mais de 1270 unidades em quatro países. Ele também é autor dos livros “Negócio Escalável” e “Gestão Fácil”.

Entrevistado por André Baldini e Marcelo Okuma, Gomes falou muito sobre negócios escaláveis, gestão, tecnologia, desafios e oportunidades. Ele contou também sobre como largou a enxada, partiu da roça e trilhou o caminho para se tornar um empresário de sucesso, faturando R$ 600 milhões em 2021. 

Confira um trecho da conversa, no qual ele fala sobre os tipos de crítica e como lidar com elas:

André Baldini: Conta pra gente o que você pensa de críticas destrutivas.

Oséias Gomes: Tem gente que fala “toda crítica é construtiva”. Não, toda crítica é destrutiva. Ela pode até ser construtiva depois, mas ela é destrutiva. Por exemplo, se ela vem de uma pessoa que gosta muito da gente, como nossos pais. Eles não estão querendo destruir algo ruim em você? Para que você construa algo bom? Por isso que a gente não aceita, às vezes. 

Por isso que a primeira posição para a crítica é a rejeição, porque ela é destrutiva, e é ruim quando tentam destruir a gente. Toda crítica é sempre destrutiva, o primeiro passo é sempre destruir. Tanto vindo de uma vertente boa ou ruim, a gente sempre tem resistência. Mas nem sempre a gente sabe a intenção, por isso, analise todas elas. 

Umas das premissas do mundo empresarial é ser constante. E ser constante não é você ser teimoso. Se precisar, pivota. O mundo do empreendedor não combina com o ego inflado, com soberba. Eu tava falando sobre um comportamento que se dá muito em empresários, empreendedores, políticos, artistas, quando a sua vaidade perde conexão com a realidade. 

Vaidosos todos nós somos, todos nós, faz parte. Mas quando perde conexão com a sua realidade, você começa a cometer as piores loucuras, por isso que você vê político roubando, empresário que não ouve mais ninguém, que se torna soberano em tudo. Todo empreendedor precisa entender que esse mundo não foi feito para ele, quanto mais ele ouve, mais ele tem capacidade de acertar.

Marcelo Okuma: Como você trabalha a inovação em um setor tão rigidamente regulado e até comoditizado? 

Oséias Gomes: A maior inovação que existe é quando ela muda comportamentos. Se a inovação muda comportamentos, ela tem raízes, mas se apenas muda gosto, é diferente. É normal você encontrar pessoas que dizem assim: “Agora, está se tornando possível fazer um tratamento odontológico com qualidade”. Eu não sou convênio e nem atendo convênio, só odontologia particular. Como eu faço isso? Entendendo o mercado. E você não precisa mudar as commodities, isso não sou eu que vou mudar. 

Gostou desse episódio?

Clique aqui e confira esta e outras entrevistas do Superlógica Talks no canal do Youtube da Superlógica.

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada