Talks #38 – Francis Silveira, diretor de negócios da Opens

Por: Rodrigo Ferreira2 Minutos de leituraEm 14/09/2022Atualizado em 21/09/2022

Nesta semana, o Superlógica Talks recebe Francis Silveira, Diretor de Negócios da Opens, referência no fornecimento de centrais telefônicas IP que são utilizadas no atendimento ao cliente das empresas. O executivo também é dono da Cachaça Silveira, produzida em Santa Catarina e distribuída para todo o país.

André Baldini, Marcelo Okuma e Francis Silveira conversaram muito sobre empreendedorismo, tecnologia, atendimento ao cliente e desafios profissionais, mas reservaram um tempo também para um bom papo sobre cachaça. Separamos um trecho no qual Silveira explicou quais soft skills tem desenvolvido para lidar com a gestão de dois negócios de sucesso ao mesmo tempo, a partir de uma vida mais minimalista:

Francis Silveira: Eu já fui o cara de ter trinta camisetas no guarda-roupa e usar só umas dez. Como tudo na vida, se você não é bom nas coisas pequenas, você jamais será bom nas grandes. Resolve o que é menor: roupas a mais, sapatos, meias a mais, roupa de cama. Se você tem dez cobertores em casa mas só usa cinco, tem um monte de gente na rua passando frio, doa os outros cinco. E daí chegando na questão de empreendedorismo, isso bateu muito forte em mim. Hoje em dia, eu falo muitos nãos, isso é meio chato às vezes, né? Só que tem jeito de falar “não” falando que “sim”, deixando as pessoas confortáveis, explicando porque você tá dizendo não. Eu estou num período em que estou aprendendo a dizer “não” de um jeito legal. 

André Baldini: Então como dizer “não” dizendo “sim”? 

Francis Silveira: Por exemplo: “Silveira, você pode participar do Talks da Superlógica?” “Sim, eu posso, mas não agora, vamos precisar ver na agenda quando podemos”. Esse é o “não” dizendo “sim”. Mas tem o “não” dizendo não mesmo, de forma categórica. “Eu te digo ‘não’ porque é contra meus princípios”, “Não posso fazer isso porque vai me atrasar e não posso deixar essa ‘perninha’ fora”. Para você andar nos negócios em velocidade máxima, você não pode ter pedrinha no caminho, por isso você tem que dizer “não”. Todo “sim” que você fala errado no mundo dos negócios vira uma pedrinha cinco quilômetros na frente que pode furar seu pneu, ou te fazer derrapar nos negócios. É mais fácil dizer “não” e evitar pedrinha lá na frente do que dizer um “sim” e ter que parar para consertar o carro.

Gostou desse episódio?

Clique aqui e confira esta e outras entrevistas do Superlógica Talks no canal do Youtube da Superlógica.

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada