Talks #36 – Guilherme Ribeiro, Head Nacional da Desenrola

Por: Rodrigo Ferreira2 Minutos de leituraEm 31/08/2022Atualizado em 31/08/2022

O Superlógica Talks recebe Guilherme Ribeiro, Head Nacional da Desenrola, plataforma digital de compra, venda, locação e administração de imóveis do grupo Nexpe. 

Ribeiro, além de empreendedor e “inquieto” – como ele mesmo se define –, é um especialista no mercado imobiliário, sendo professor da Universidade Secovi há 20 anos e da Fundação Instituto de Administração (FIA) há mais de 12.

André Baldini, Marcelo Okuma e Guilherme Ribeiro conversaram sobre transformação tecnológica, empreendedorismo e o futuro do mercado imobiliário. Confira um trecho da conversa:

Marcelo Okuma: Guilherme, você é um cara bem atualizado e acompanha o mercado externo e nacional. O que você está vendo de novidades que estão por vir no produto imobiliário, especificamente para condomínios e residências?

Guilherme Ribeiro: Na minha visão, tem vertentes diferentes. Existe um movimento muito grande de alugar um imóvel pronto, mobiliado, com serviços, e pagar um valor premium por isso. Tem um monte de empresa endereçando isso e resolvendo [a questão], o Airbnb foi um catalisador disso, mas surgiram várias empresas, cada uma fazendo algo diferente. Então, eu acho que esse mercado tem um potencial gigantesco de crescimento. 

Já os condomínios estão levando serviços, como um mercado autônomo que está lá dentro,  a portaria digital que vira realidade, um aplicativo que você agenda a entrada de visitantes, a reserva dos espaços comuns… Eu acho que se a gente colocar um pouquinho de tempo aí na frente, a IoT [do inglês, Internet das Coisas] será uma grande realidade e terá muita automação dentro do condomínio, desde controle de consumos até a liberação de acessos às áreas. A tecnologia vai entrar de uma forma que a gente nunca viu dentro do condomínio. 

E uma coisa que a gente fala há muito tempo, décadas, e não virou realidade ainda, mas eu enxergo que vai acontecer, é a realidade virtual e aumentada. Isso vai trazer um monte de novidades e melhorias significativas.

André Baldini: Pensando enquanto você estava falando, acho que dá para sintetizar da seguinte forma: colocar tecnologia vai valorizar o condomínio. 

Guilherme Ribeiro: Sim, valorizar, dar conforto. Tem que ser uma tecnologia que não seja nem percebida, totalmente fluida e user friendly, natural para todo mundo. Essas tecnologias vão trazer qualidade de vida para todos que vão consumi-la.

Marcelo Okuma: Isso já está acessível para ser feito hoje, basta o empresário olhar e falar “eu quero fazer isso”.

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada