Talks #30 – Itamar Serpa, Fundador e Presidente da Embelleze

Por: Rodrigo Ferreira2 Minutos de leituraEm 20/07/2022Atualizado em 28/07/2022

Neste episódio do Superlógica Talks, recebemos Itamar Serpa, Fundador e Presidente da Embelleze. Há mais de 50 anos, ele criou uma empresa de cosméticos e belezadedicada a entender a mulher brasileira – hoje, uma multinacional que exporta para mais de 50 países, com 6 filiais na América e Europa e que possui mais de 500 produtos em seu portfólio. 

Serpa, também conhecido como “Seu Embelleze”, começou a trabalhar cedo, em funções como office boy e cobrador de ônibus, antes de dar aulas e se formar em Engenharia Química pela atual UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). 

Na conversa, o empresário fala sobre estratégia de marca, foco, cultura, visão de futuro, desenvolvimento de produtos, inovação e muito mais. Confira um trecho:

André Baldini: O senhor teve que tocar a empresa praticamente sozinho, foi o único fundador para tocar o império que é hoje a Embelleze. Quais foram seus principais desafios? Você contou que era químico por formação, mas pra tocar um negócio desses precisa ter muita gente boa. 

Itamar Serpa: Você precisa estudar o assunto, né? Eu fui para a Fundação Getúlio Vargas fazer curso de Vendas, de Marketing, Organização do Trabalho, Organização de Método, Administração, Financeiro, Contabilidade. Tudo de organização empresarial. Um empreendedor não pode ficar preso aos técnicos, senão eles só dizem “não”, e daí você fica em cima do “não” e não constrói nada. Tem que arriscar. 

Baldini: Tem que saber o risco, mas tomar atitude. 

Serpa: O mercado de trabalho, em geral, tem mais talentos do que gente com coragem de fazer e aplicar o conhecimento técnico. 

Marcelo Okuma: O pessoal fica com medo de arriscar. Conhece [tecnicamente], mas fica com medo.

Serpa: E tem alguns que tÊm muito curso, faz mais curso, aprofunda mais na tecnologia, mas [descobre que] o problema dele é de relacionamento. 

Gostou desse episódio?

Clique aqui e confira esta e outras entrevistas do Superlógica Talks no canal do Youtube da Superlógica.

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada