Talks #28 – Cris dos Prazeres, Líder do Vai Na Web

Por: Rodrigo Ferreira2 Minutos de leituraEm 06/07/2022Atualizado em 07/07/2022

O Superlógica Talks recebe a empreendedora social e ativista ambiental, da saúde e educação Cris dos Prazeres. Ela é líder do Vai na Web, projeto que nasceu para ensinar programação digital a moradores do Complexo do Alemão e do Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro. Atualmente, o programa está em mais de 19 estados do Brasil, formando jovens das classes C, D e E.

O Vai na Web já entregou projetos para instituições como o SUS, o Instituto Votorantim e o QuickCash. Os desafios sociais não a intimidam e, apesar de ter plena consciência das dificuldades, para ela,  “o futuro a gente só constrói se for agora”.


Confira um trecho do papo com Marcelo Okuma e Rodrigo Ferreira:

Marcelo Okuma: Cris, você pode compartilhar com a gente em números quantas pessoas já foram impactadas, em alunos, empregos gerados, etc?

Cris dos Prazeres: Nesses cinco anos, temos mais de cinco mil jovens que passaram pela escola Vai na Web, o índice de empregabilidade é numa média de 45% até 2020. De 2021 pra cá, como a pandemia deu um salto de cinco anos à frente [em tecnologia], a gente saltou junto. A gente fecha agora em agosto em números, mas demos um salto de empregabilidade muito alto. Como a pandemia expandiu muito, o mercado, que já tinha uma escassez de mão de obra, também gritou mais alto. 

Mas o mais interessante é que o Vai na Web se tornou um grande acelerador de educação. Porque uma das premissas era não excluir o cara que está fora da escola, não excluir o cara que não foi à universidade. Pelo contrário, esse cara é interessante. Porque quando ele senta e vê que o cara do lado que tá codando com ele num desafio muitas vezes é vizinho ou mora na mesma cidade, ele começa a ver que tem a mesma idade, que fez universidade, tá se preparando pro mestrado, ele pensa “poxa, isso é sacanagem. O cara jogou futebol comigo na infância e eu aqui achando que não tem jeito de estudar tecnologia com ele, ele formado e eu não”. 

Nesta classe C, D e E, ter uma formação acadêmica cria um diferencial no currículo, ele adquire uma postura diferente, uma forma de se comunicar diferente, se sente mais seguro numa mesa de negociação. Pra gente, o Vai na Web não é só uma forma de acolhimento, mas também uma forma de trabalhar a crença das pessoas mesmo.

Gostou desse episódio?

Clique aqui e confira esta e outras entrevistas do Superlógica Talks no canal do Youtube da Superlógica.

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada