Superlógica acelera crescimento do Inadimplência Zero e ultrapassa 2 bilhões de reais garantidos
Impulsionado por fundo de 75 milhões de reais recém captado, produto já atende mais de 200 mil unidades residenciais
O Grupo Superlógica, líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário no Brasil, acaba de superar a marca de 2,2 bilhões de reais garantidos por meio do Inadimplência Zero (IZ), produto que ajuda a resolver o crescente problema da inadimplência condominial no país. A expectativa da Superlógica é chegar ao fim do ano com mais de 3,1 bilhões de reais em garantias oferecidas aos condomínios.
Lançada em 2021, a solução desenvolvida pela empresa garante a receita oriunda da arrecadação das taxas condominiais mensalmente, mesmo em casos de inadimplência por parte dos moradores. E com isso, garante também a manutenção dos planos e melhorias dos condomínios. A partir do avanço da base de clientes e a maturidade do modelo, o produto vem ganhando escala, e já supera mais de 2 mil condomínios, cobrindo aproximadamente 200 mil unidades residenciais..
Para sustentar esse crescimento, a Superlógica captou recentemente um FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) no valor de 75 milhões de reais, estruturado pela RGS Partners e gerido pela Kanastra. Trata-se do primeiro fundo com cotas padronizadas voltado ao setor condominial, o que representa uma inovação financeira relevante para o mercado.
“O fundo nos oferece liquidez para acelerar o crescimento do produto, sem pressionar o caixa da companhia. Isso nos dá mais agilidade estratégica e capacidade de atender à demanda crescente das administradoras”, afirma João Baroni, Diretor de Crédito da Superlógica.
Segundo a empresa, o volume mensal garantido cresceu mais de 30%, em 2024, e a projeção é de um avanço de 50% ao longo de 2025. O crescimento do produto segue em um ritmo acelerado: o número de novos condomínios clientes no primeiro trimestre deste ano foi o dobro do registrado no mesmo período de 2024.
A Superlógica começou a operar o Inadimplência Zero com capital próprio, e a criação do FIDC é um marco para dar tração ao produto sem comprometer o investimento em outras frentes. Além disso, o fundo permite reduzir o custo de capital e tornar as taxas mais competitivas, um fator importante para os condomínios num cenário brasileiro de juros e inadimplência ainda elevados.
A inadimplência da taxa condominial causa um prejuízo anual de aproximadamente 7 bilhões de reais para os condomínios do Brasil. Para cobrir esse buraco, os administradores são obrigados a aumentar o valor das taxas que cobram dos moradores e a criar fundos de reserva.
O não-pagamento da taxa condominial traz consequências prejudiciais tanto para os condôminos quanto para o próprio condomínio. De um lado, se o morador corre o risco de perder o imóvel caso a dívida seja judicializada e o bem, colocado em leilão, de outro, o gerenciamento de gastos da coletividade se torna incerto, muitas vezes inviabilizando manutenções de rotina e obras de melhoria. A multa por atraso nas taxas da conta do condomínio é de 2%, além de juros de 1% ao mês.
Dados da Superlógica mostram que a inadimplência dessa taxa vem subindo no Brasil e, em março, atingiu 6,80%, na média nacional. O valor é o maior dos últimos 10 meses. As projeções de aumento tanto na inflação quanto nas taxas de juros devem manter o orçamento dos moradores e condôminos pressionado em 2025.
Essa análise foi feita com aproximadamente 300 mil condomínios em todas as regiões do Brasil, somando mais de 4,2 milhões de imóveis (casas e apartamentos), que possuem boletos que estão há mais de 90 dias sem pagamento. Todos os dados são anonimizados, ou seja, não são passíveis de associação a um indivíduo, direta ou indiretamente. O levantamento leva em consideração o valor da taxa de condomínio, o tipo de imóvel (apartamento ou casa) e a sua localização, além das datas de vencimento e pagamento, que mostram se há inadimplência ou não.
A Superlógica é líder no processo de transformação digital dos segmentos condominial e imobiliário. A companhia detém mais de 50% do mercado endereçável na sua frente condominial (ou mais de 108 mil condomínios clientes). Já na unidade de negócios imobiliários, a empresa possui mais de 900 mil contratos sendo administrados dentro da sua plataforma, um crescimento de 65% nos últimos dois anos. Com um ecossistema completo de soluções e serviços, a Superlógica vem empoderando e guiando estas empresas no processo de transformar o modo de viver e conviver.