A transformação digital chegou: sua imobiliária está pronta?

Por: Thawnee de Oliveira4 Minutos de leituraEm 05/12/2017Atualizado em 15/03/2022

Atualmente, nos mantemos conectados uns aos outros através de nossos smartphones, tablets e computadores. Essa mesma conectividade tem o potencial de transformar como os imóveis são locados e comprados, até mesmo otimizando a forma de fazer a gestão financeira imobiliária.

A tecnologia está tornando muitas coisas possíveis de serem interagidas e isso é chamado de Internet das coisas (IoT).

Tal tecnologia já é um elemento básico da indústria de logística, que usa dispositivos de rastreamento GPS, via sensores, para monitorar pacotes, otimizar rotas e fornecer aos clientes informações atualizadas sobre os prazos de entrega.

Até 2020, haverá 50 bilhões de dispositivos conectados à internet.

Então, fica a dúvida… O que a transformação digital tem reservado para o setor imobiliário? Nós temos a resposta! Veja nesse material o que separamos para você.

Em busca da melhor localização…

O setor imobiliário sempre girou em torno da “melhor localização”.

Antigamente, as tribos primitivas procuravam pelas melhores áreas de caça, os colonos buscavam por áreas com terras férteis para criar gado e culturas, os reis usaram as melhores terras para coletar o aluguel dos camponeses.

Atualmente, no entanto, os locatários buscam pelo aluguel mais próximo de supermercados, hospitais e escolas ou pelo status de viver no edifício residencial mais alto e luxuoso.

Como o setor imobiliário está tão vinculado à localização, os mapas foram a principal infraestrutura de dados imobiliários desde que a internet foi inventada.

Mas agora a questão é: como o setor imobiliário usa a tecnologia para ir além dos fatos básicos de localização?

A transformação digital e a nova maneira de trabalhar com imóveis

Empresas líderes em software de gestão financeira para imobiliárias, como a Superlógica, atualmente utilizam a visualização de dados para criar um novo modelo de negócios baseado na realidade do consumidor.

split de pagamentos superlogica

Mais e mais das decisões básicas das imobiliárias e dos consumidores, no caso dos locatários e até mesmo proprietários, saem de pontos digitais estratégicos.

Pensando nisso, listamos aqui alguns dos pontos principais de como o setor imobiliário está se transformando e sobre os principais desafios encontrados.

Acesso direto ao mercado

Quase todos os consumidores com qualquer tipo de interesse em comprar ou alugar imóveis, primeiro começam suas pesquisas on-line. Isso é um fato que já afeta todas as áreas, onde os compradores e vendedores podem entrar em contato direto um com o outro.

O mercado imobiliário continua sendo um dos mais competitivos, pelo que incumbe aos profissionais de desafiar suas equipes a criar formas e meios de atrair as massas e fazer a primeira impressão ser a melhor possível.

Sites e aplicativos bem preparados são os principais pontos que os clientes buscam para encontrar a maior informação sobre seus projetos e obterem as melhores ofertas.

Eles são “a primeira parada” dos clientes para obterem informações sobre a propriedade em si, bem como as empresas, escolas, conectividade e até mesmo taxa de criminalidade na localidade.

ERP imobiliário

Guia do sistema para imobiliária

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning. De forma simples, ele é um sistema de gestão empresarial e reúne diversas funções importantes para a gestão de uma empresa, no nosso caso a gestão financeira de uma imobiliária.

Com ele é possível fazer a gestão da imobiliária e processar suas informações. Todos os processos são documentados e contabilizados, gerando regras de negócio bem definidas e permitindo maior controle sobre alguns pontos vulneráveis do negócio, como a administração de custos e controle.

As principais vantagens estão:

  • Gerenciamento de contratos
  • Automatização de cobranças
  • Controle de inadimplência
  • Nota fiscal
  • DIMOB
  • Gestão financeira de locações e vendas de imóveis
  • Vistorias
  • Gestão de Imóveis Vagos e muito mais.

Aplicativos Inteligentes

Os aplicativos tem ganhado muito destaque entre as novas tecnologias para imobiliárias e principalmente os corretores já que facilitam os processos administrativos. Um exemplo interessante é aplicativo de vistoria do imóvel, que tem como principal vantagem garantir a agilidade do processo de vistoria.

Por meio do próprio aplicativo é possível tirar fotos do imóvel e deixá-las armazenadas junto a outras documentações, sendo possível comparar as fotos de entrada e saída.

Trabalhe de qualquer lugar

A “nuvem” é uma nova forma de armazenar informações. Ela surgiu e evoluiu de acordo com a forma que utilizamos a internet e os computadores.

Assim como nossos dispositivos de armazenamentos evoluíram – de disquetes para minúsculos pen drives – a conexão de internet também melhorou muito, sendo possível armazenar arquivos e acessá-los diretamente na rede, sem a necessidade de ter um dispositivo físico de armazenamento no mesmo local.

Isso significa que é possível acessar arquivos e dados de maneira remota, economizando espaço e recursos, e ganhando eficiência e agilidade.

Dados e informações podem ser acessados e compartilhados sem necessidade da presença física e do dispositivo utilizado, o único requisito para acessar um arquivo em nuvem é possuir um aparelho com conexão de internet.

E como isso afeta a imobiliária? Você não precisa ficar preso em um único computador ou dispositivos para acessar o sistema e fazer a gestão financeira da sua imobiliária. Você pode fazer de qualquer lugar e em qualquer hora, por isso é usado o termo “na nuvem”.

Business Inteligence

Todas essas vantagens da transformação digital, só prova o quanto um ERP imobiliário ganha em eficiência com a área de inteligência de negócio, ou seja, a gestão imobiliária.

Por meio de um sistema online, as informações são atualizadas em tempo real, tornando possível que de qualquer dispositivo, um gestor possa acessar e verificar todas as informações da imobiliária e tomar decisões estratégicas de forma rápida.

Isso significa que o seu negócio pode ser acompanhado de perto e você consegue realizar um trabalho preventivo, já que os problemas podem ser percebidos com antecedência ou solucionados antes que tomem maiores proporções.

A transformação digital está aí para todos usarem e se sua imobiliária não abraçar as tecnologias certas você corre um grande risco de ser ultrapassado e ficar para trás.

Agora que você conhece as funções de um ERP para imobiliárias, é fácil entender o quão importante é trabalhar com um sistema como esse na sua empresa.

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo e ganhe um consultoria gratuita com um Especialista em Gestão Financeira e Administrativa para Imobiliárias.




Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada