Serviços de vistorias imobiliárias evitam prejuízos na hora do conflito

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 21/10/2020Atualizado em 16/03/2022

Conteúdo desenvolvido pela Rede Vistorias

Sua imobiliária já foi acionada judicialmente? Que situação ruim! Talvez você já tenha até arcado com algum prejuízo de reparos na desocupação de um imóvel locado sob sua administração ou conheça alguma imobiliária que tenha vivido essa situação, o que também não é nada agradável.

Essas situações ocorrem no dia a dia das imobiliárias e corretores de imóveis que normalmente são resolvidos no conserto de reparos e, na maioria das vezes o assunto se encerra ali. Mas, existem alguns casos que vão à instância superior, a jurídica, quando os que se sentem lesados não aceitam resolver o problema da maneira em que a imobiliária propõe. Por isso é necessário prevenir-se de grandes prejuízos.

Como as vistorias imobiliárias podem diminuir os prejuízos em imobiliárias?

As vistorias imobiliárias são uma ótima garantia tanto para imobiliárias quanto para seus clientes, já que através deste serviço é possível realizar uma análise detalhada do estado do imóvel garantindo que no final de um contrato, as divergências possam ser comparadas e acertadas de forma amigável e justa para todas as partes. Existem variados modelos de vistorias, capazes de atender desde os processos de locação até a compra de um imóvel. 

No caso da vistoria de entrada serão apontadas situações de momento do imóvel quando este está prestes a ser ocupado por um novo locatário. Constará as condições no que se refere ao uso, desgaste e manutenção do imóvel. Ressaltando que é extremamente importante que a vistoria seja feita com cuidado e de forma detalhada, observando todos os itens do imóvel, tais como paredes, piso, teto, portas, janelas e mobílias. O nível de detalhamento textual deve servir para que qualquer pessoa fora dessa relação possa compreender a situação do imóvel na sua ocupação.

Já na vistoria de saída, onde é previsto em contrato que o inquilino deixe o imóvel da mesma maneira que estava quando o ocupou, a vistoria vai relatar tudo o que está em divergência, diferente, da condição original. Independente se quem realiza a vistoria compreende aquilo como algo bom ou ruim para a valorização do imóvel. O relato do vistoriador na saída deve apontar as divergências, como elas serão resolvidas entre as partes, é atribuição da questão da imobiliária equacionar.

Exemplo de divergência no relatório de saída: O vistoriador constata e relata que o inquilino instalou um ar condicionado na sala. Você pode julgar que isso é ótimo, valoriza o imóvel. Mas, pode acreditar que existe proprietário que mandaria retirar o equipamento, principalmente se este foi instalado sem consentimento.

Serviços de vistorias imobiliárias evitam prejuízos na hora do conflito

 

Benefícios de uma vistoria imparcial

A vistoria de imóvel feita realizada por uma empresa especializada garante credibilidade e imparcialidade na hora de resolver possíveis conflitos, inclusive judicialmente, já que este fato conta muito a favor na hora do juiz executar a cobrança dos reparos e ressarcimento de despesas. 

Ter uma vistoria imparcial facilita o processo de desocupação do imóvel na locação. O inquilino que pretende não pagar reparos vai ter relatórios de entrada e saída bastante relevantes que evidenciam de forma clara sua responsabilidade. Mesmo que ele não queira pagar, entenderá que indo para a esfera jurídica ele estará em desvantagem. Sua imobiliária vai executar a cobrança e ainda requerer o pagamento das despesas jurídicas. Assim sendo, ele não correrá grandes riscos e tentará negociar.

É importante lembrar que o momento de desocupação dos imóveis, normalmente são acompanhados de tensão, já que envolvem ajustes e gastos que muitas vezes não só acordados entre as partes. É nesse momento que as imobiliárias precisam se mostrar profissionais e estar preparadas com relatórios e fotos, capazes de comprovar o real estado do imóvel e as divergências que precisam ser corrigidas.

Conheça a Rede Vistorias

A Rede Vistorias, é hoje uma das principais parceiras das imobiliárias por oferecer um serviço de excelências, com vistoriadores preparados para realizar vistorias imobiliárias minuciosas e de maneira imparcial. 

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada