OWLI: A startup de tecnologia imobiliária que está desafiando o comum

Por: Thawnee de Oliveira4 Minutos de leituraEm 03/04/2019Atualizado em 16/03/2022

Uma das grandes atrações da primeira edição do JUMP! foi o Owli, a nova startup de tecnologia que surgiu para transformar o mercado imobiliário com a solução entre imobiliária e seus clientes.

A empresa já conseguiu alcançar a marca de mais de dez mil usuários ativos em todo o Brasil, e seu principal objetivo é transformar o relacionamento entre Imobiliária, inquilinos e proprietários.

Owli, a corujinha que revolucionou o atendimento ao cliente

Empresas surgem para solucionar problemas, mas só as grandes conseguem ir além e entregar um relacionamento de verdade. É assim que sentimos ao ouvir o discurso do Luis Paulo Pereira, Founder e CEO do OWLI: – O Owli nasceu para preencher a lacuna tecnológica que existia no processo imobiliário, onde há anos os processos eram feitos da mesma maneira, sempre com os mesmos problemas e as mesmas dificuldades, afirmou Luis Paulo, durante seu discurso inicial.

O mercado imobiliário possui processos burocráticos que tornam a relação entre imobiliárias e seus clientes extremamente desgastante, segundo Luis, os problemas comuns do dia a dia que afetam a qualidade de vida das pessoas podem,e devem,ser resolvidos com uso de tecnologia. Hoje, temos ótimos exemplos de empresas que usam tecnologia como ferramenta para resolver problemas reais e entregar algo de valor para o mercado: Uber, Whatsapp, Nubank e Spotify. O que essas empresas têm em comum é que são digitais e supervalorizam a experiência do cliente. Como nenhuma outra empresa, elas trouxeram mudanças significativas na forma como seus respectivos mercados atuavam, argumentou.

Ainda, durante a sua palestra para um público completamente focado em tecnologia imobiliária, garantiu que a onda de mudanças radicais que presenciamos nos últimos anos não vai parar por aí.

Banner - Simplifique

Conte com o Owli, aplicativo para locatários e proprietários, para garantir o melhor relacionamento com seu cliente nessa era digital

Mas afinal, como é possível manter um relacionamento com o cliente igual as grandes empresas fazem? É importante saber, que hoje os clientes se relacionam com as marcas nas quais confiam, admiram e se identificam. Porém, para que isso seja possível, as empresas precisam manter sempre o contato com seus consumidores, responde Luis Paulo.

Na era digital, onde tudo é muito corrido e de fácil acesso, as empresas precisam oferecer uma comunicação mais eficiente e fluida com os seus clientes em todas as plataformas. A praticidade deve ser destacada para o cliente e não para a empresa.

O foco é conhecê-lo melhor a partir do histórico de informações que a empresa tem dele, saber as reais necessidades e como tornar a experiência mais agradável para o consumidor., completa Luis.

Portanto, as corporações que quiserem ter uma posição de destaque no mercado devem priorizar o entendimento dos anseios do cliente.

Como o está transformando o relacionamento entre a imobiliária e seus clientes

Após o discurso inicial do CEO, foi a vez de Josimar Gomes, Head of Mobile Development do Owli, iniciar uma demonstração ao vivo do aplicativo.

A apresentação dos recursos serviu para comprovar a promessa  que Luis Paulo Pereira havia dito e, claro, na prática o aplicativo propõe a resolver problemas que envolvem o relacionamento entre a imobiliária e seus clientes.

Diga adeus ao cartório e olá para Assinatura Eletrônica

Uma das ferramentas mais aclamada pelos participantes do JUMP! foi a Assinatura Eletrônica de documentos, onde o aplicativo em parceria com a gigante DocuSign, propõe uma nova forma de assinar o contratos de aluguel.

No processo convencional de assinatura, a imobiliária disponibiliza os documentos para que as partes envolvidas possam assinar e reconhecer firma em um cartório convencional. O maior problema dessa abordagem burocrática é o tempo perdido durante o processo, já que em muitas vezes, a assinatura de um contrato pode levar semanas.

Quando precisei alugar um imóvel, adicionei minha sogra como fiadora no contrato, porém ela morava em outro estado. Tive que enviar os documentos por correio para que ela assinasse e reconhecesse firma no cartório da cidade dela. O processo completo demorou por volta de quinze dias, comentou Josimar, expondo uma situação que viveu quando alugou um imóvel comercial há alguns anos. Com o processo de assinatura eletrônica, um contrato de locação pode ser assinado em poucas horas, concluiu Josimar.

Uma dúvida que surgiu durante a apresentação foi em relação à validade jurídica da assinatura eletrônica. Embora o Owli esteja trazendo essa novidade sem nenhum custo adicional para as imobiliárias, Josimar explicou que a assinatura eletrônica já vem sendo utilizada há algum tempo em diversos outros segmentos,além de já ser amplamente implementada em outros países.

Empresas como Ifood, Amil e Xp Investimentos já utilizam esse tipo de tecnologia para agilizar seus processos. Ele também explicou que a assinatura eletrônica está em conformidade com várias leis brasileiras, como a Medida Provisória 2.200-2, Código Civil Brasileiro, além de Resoluções do Comitê Gestor do ICP, Instruções Normativas do IT, entre outras.

Banner - Vistoriador

Manutenção de imóvel na palma da mão

Um recurso que chamou bastante a atenção dos participantes, foi a possibilidade de o inquilino abrir solicitação de manutenções pelo aplicativo. Segundo Luis Paulo Pereira, essa ferramenta é a que mais transmite o significado do conceito de relacionamento que o aplicativo trouxe.

Quando precisar resolver um problema no imóvel, o inquilino tem uma forma clara de entrar em contato com a imobiliária, com o aplicativo Owli, ele sabe exatamente o que fazer e o que esperar a seguir, explicou Luis Paulo.

Durante a apresentação, Josimar Gomes demonstrou como o inquilino solicita as manutenções e como ele pode ir acompanhando a evolução do pedido através de uma linha do tempo.

Outro aspecto positivo é em relação a interação com o proprietário, que pode aprovar manutenções e orçamentos pelo aplicativo.

Chat no aplicativo direto com a imobiliária

Várias outras funcionalidades também foram apresentadas, entre elas o chat entre imobiliária e clientes sendo proposto como um canal profissional de relacionamento.  Segundo o líder de desenvolvimento, a ideia é que as imobiliárias consigam interagir com seus clientes por um canal de atendimento totalmente especializado.

O fim da inadimplência imobiliária e uma nova era na comunicação

No que tange à gestão de pagamentos, com o aplicativo, o inquilino pode fazer o download da segunda via do boleto de aluguel,ou apenas copiar o código de barras, se preferir, assim como ser notificado sobre suas cobranças e atrasos.

Já o proprietário tem acesso aos seus extratos de repasse e previsões de pagamentos.

Futuro da tecnologia imobiliária

Na apresentação interativa do Owli, ficou claro para todos os participantes que o aplicativo Owli, mesmo com pouco tempo no mercado, conta com várias funções que servem ao dia a dia das imobiliárias.

A ideia proposta pelo aplicativo é que todas as burocracias que existem em um processo de locação se transformem em experiências que valorizem o relacionamento.

Seguindo essa linha, além de ser visto como uma das novas tendências do mercado imobiliário, o Owli pode se transformar na maior ferramenta das imobiliárias contra um concorrente invisível que vem engolindo outros mercados: as mudanças desruptivas.

Leitura Recomendada