Entenda por que você deve preparar sua imobiliária para uma nova geração de consumidores

Por: Jessica Moraes4 Minutos de leituraEm 08/04/2021Atualizado em 09/05/2022

Todo empresário, vendedor ou prestador de serviços sabe que é essencial compreender as necessidades do seu público-alvo. Mas, antes de tudo, mais importante ainda é entender quem é o seu cliente e as constantes mudanças no comportamento de consumo dele.

E, quando analisamos a evolução das formas de consumir das últimas décadas, tornam-se notáveis as transformações diretamente relacionadas à tecnologia. A nova geração de consumidores se mostra cada vez mais dependente do uso da internet e dos aplicativos para todas as horas.

É por isso que, no post de hoje, vamos ajudar você a entender como preparar a sua imobiliária para o futuro, usando a tecnologia para melhor atender os clientes.

Como distinguir as diferentes gerações de consumidores?

Para compreender a transformação no comportamento dos consumidores, antes é preciso entender as diferenças entre as gerações. Veja a seguir.

A “antiga” geração

Você já deve ter ouvido falar na geração dos baby boomers, nascidos entre 1940 e 1959, e na geração X, com pessoas nascidas entre 1960 e 1979. O primeiro grupo buscava estabilidade financeira e segurança até a aposentadoria. O segundo grupo cresceu em um momento mais capitalista, com o desejo de compra em foco.

As duas têm em comum um aspecto favorável ao mercado imobiliário, que é o desejo da compra do imóvel próprio. Eles acreditam que é preciso investir em uma casa ou apartamento para ter tranquilidade até o fim da vida.

A nova geração

Já com as mais recentes gerações há uma virada de comportamento, que acaba impactando no jeito de consumir e, consequentemente, no mercado de imóveis.

A geração Y é composta pelos nascidos depois dos anos 80, e eles são também chamados de millennials. Já os nascidos entre 1997 e 2010 são os centennials, que formam a geração Z.

Mesmo sendo de épocas diferentes, ambos possuem perfis de consumo semelhantes:

  • Seus valores interferem diretamente na maneira como compram e se relacionam com as empresas;
  • Seja qual for o setor, os dois grupos se preocupam com a experiência, do começo ao fim do processo de compra, e não apenas com o produto ou serviço final;
  • Acreditam que a tecnologia pode resolver os maiores problemas do mundo;
  • São totalmente conectados com smartphones, preferem conversar por mensagens e acessam a internet pelo celular;
  • Estão ligados à sustentabilidade e são fortemente engajados em causas sociais.

A nova geração, de acordo com um estudo da Fast Company, já representa cerca de 40% de todos os consumidores do mundo.

Quais as principais características da nova geração de consumidores?

Ao pensar nas estratégias da imobiliária, leve em consideração as características que mencionamos acima e os aspectos que desenvolvemos melhor a seguir.

1. Valorizam a experiência e são imediatistas

As novas gerações acreditam que as experiências são mais importantes que ter um imóvel próprio.

Na hora de contratar um serviço, buscam facilidade para resolver questões burocráticas sem sair de casa. Além disso, querem processos menos entediantes e que tragam respostas imediatas.

Ao pensar em um imóvel, desejam agilidade para entrar e sair do imóvel assim que quiserem. Não aceitam esperar por anos até que um imóvel fique pronto e nem querem assumir o compromisso de uma vida toda para pagar as prestações.

2. Buscam independência e economia

São gerações que procuram por imóveis menores, pois estão preocupados com o “aqui e agora”. Por isso, não costumam fazer muitos planos para o futuro.

Querem conquistar a liberdade de um cantinho só para eles, por isso buscam espaços menores e mais aconchegantes. Na hora da escolha, também dão atenção à economia financeira e não tanto ao patrimônio em si.

3. Não possuem vínculo

Por não criarem vínculos, não veem problema em mudar de imóvel caso precisem ou quando quiserem optar por um lugar maior ou diferente.

Segundo uma pesquisa da agência de transformação digital Today, apenas 22% dos millennials vê a casa própria como prioridade. Para eles, tudo muda muito rápido e não conseguem se imaginar passando o resto de suas vidas em um mesmo local.

E então, como melhor atendê-los?

A partir de todas essas características que apresentamos, você já deve ter percebido que será praticamente impossível reter a atenção dessa nova geração usando métodos antigos, certo?

Para conseguir atender esses consumidores, será preciso adaptar suas estratégias para o que eles buscam, acompanhando a rapidez e inovação do mercado.

E o lado positivo dessas inovações tecnológicas é que elas já unem diversos grupos etários e sociais. De acordo com um mapeamento nacional do IBGE, 90% dos idosos estão em uma rede social, 85% possuem computador e 92% um smartphone.

Como os aplicativos podem ser úteis para as imobiliárias e seus consumidores?

Ao traçar seu planejamento, leve em conta a tecnologia de ponta. Os aplicativos, por exemplo, podem proporcionar uma ótima experiência para todos os envolvidos nos processos. Eles ajudam a garantir a desejada agilidade e ainda mostram a preocupação com causas sociais ao diminuir o uso de papel.

É evidente que todas as gerações estão em constante adaptação e cada vez mais conectadas. Portanto, pode-se dizer que a cartela de clientes de uma imobiliária, independente das gerações, usa o celular.

Isso quer dizer que, ao pensar na nova geração, você não está excluindo a “antiga” geração, mas sim ampliando o leque de possibilidades para eles.

Todos os mercados, até os mais tradicionais, precisarão se adaptar para sobreviver. E as vantagens, como o melhor custo benefício, serão percebidas rapidamente.

Aplicativos especializados na área contam com altíssimo nível de segurança. Se os bancos estão se tornando digitais, mesmo movimentando quantias altas em dinheiro de terceiros, não tem porque as imobiliárias não aderirem à tecnologia também.

Se você quer se aprofundar ainda mais nesse assunto, preparando-se para o futuro do mercado imobiliário, baixe agora o nosso guia prático Prepare sua imobiliária para uma nova geração de clientes.

 Além disso, caso queira receber conteúdos exclusivos sobre o mercado imobiliário, assine nossa newsletter. Basta preencher o formulário abaixo:



Leitura Recomendada