Como a má gestão do tempo pode matar o seu negócio imobiliário

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 14/08/2017Atualizado em 15/03/2022

Um negócio imobiliário envolve várias atividades e processos. Não é a toa que a rotina diária da equipe administrativa das imobiliárias é tão corrido.

Como em qualquer empresa, para conseguir dar conta de todas as tarefas é necessário se organizar e dividir bem o seu tempo.

A má gestão do tempo é uma grande vilã de um negócio imobiliário. Porém, existem formas de automatizar algumas atividades que são realizadas com frequência e de forma repetitiva.

Com isso, é possível ter mais tempo para investir em tarefas que realmente impactam nos resultados da empresa, nesse artigo vamos apresentar algumas boas práticas para otimizar seu negócio imobiliário.

Atividades repetitivas

Abaixo separamos algumas dos principais processos, que por se tornarem reincidentes, acabam impedindo a produtividade em uma imobiliária em um negócio imobiliário:

  • Emissão e envio da segunda via de boletos

  • Cobranças por telefone ou e-mail

  • Atendimento via telefone

  • Gestão de contratos

Essas demandas existem em todas as imobiliárias e acontecem mensalmente, em um grande volume. Porém, ao mesmo tempo que são necessárias para o funcionamento de um negócio imobiliário, tomam muito tempo da equipe.

Banner - Como a má gestão do tempo pode matar o seu negócio imobiliário

A situação não é nova. Os gestores de imobiliárias já tem essa visão, de que as tarefas repetitivas comprometem a gestão do tempo e podem levar um negócio imobiliário ao fracasso.

A pergunta que fica, entretanto, é como otimizar esse cenário. 

Como automatizar tarefas e aumentar a produtividade do seu negócio imobiliário

Especialmente para contornar essa situação enfrentada pelas imobiliárias, foram desenvolvidos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) para o mercado de imóveis.

Entre diversas funções, esse software de gestão financeira, otimiza e transforma tarefas repetitivas em processos automáticos, facilitando a realização das atividades.

Dessa maneira, sua equipe se torna mais produtiva.

Separamos os principais recursos de um ERP imobiliário que automatiza as tarefas, e possibilita o fim da má gestão do tempo!

#1 Régua de cobrança

A cobrança é uma obrigação que acaba sendo realizada mensalmente e que ocupa muito tempo da pessoa responsável. No modelo tradicional, os clientes inadimplentes são cobrados individualmente, via e-mail ou telefone.

A Régua de Cobrança existe justamente para automatizar essa atividade do seu negócio imobiliário.

Por meio do sistema de gestão é possível programar diversos lembretes para serem enviados aos seus clientes. Não é necessário esperar o cliente atrasar o pagamento, pois ele envia avisos notificando que a data de vencimento está próxima.

A Régua de Cobrança, portanto, não é somente uma forma de automatizar a cobrança dos clientes que estão devendo. Mas também é uma maneira de evitar a falta de pagamentos.

Mas caso o cliente não realize o pagamento mesmo assim, são enviados lembretes de cobrança, juntamente com o boleto atualizado.

#2 Aplicativo para proprietários e locatários

O Owli é um novo aplicativo, desenvolvido para resolver um antigo problema, de qualquer negócio imobiliário: relacionamento e comunicação.

Quando falamos em gestão de tempo, ele é essencial. Permite que o seu cliente acesse as informações que precisa direto no celular, sem ter que entrar em contato com a sua imobiliária.

Vistorias inteligentes

Com esse aplicativo inovador, toda a comunicação fica mais clara, simples e eficiente. Isso garante mais tempo para sua equipe e melhora a experiência do seu cliente.

#3 Gestão de contratos

Não é mais necessário redigir, um a um os contratos. Com o sistema de gestão, eles já ficam prontos, sendo necessário apenas alterar os dados de cada negociação.

Além disso, tudo fica salvo em um único lugar, eliminando aquele monte de papéis e arquivos.

Por meio do aplicativo, também é possível disponibilizar os contratos. Dessa forma, o cliente pode visualizar online o contrato de locação, caso precise dele em algum momento.

Automação é a melhor alternativa para a gestão do seu negócio imobiliário

Você viu que o que afeta negativamente a produtividade, são atividades repetitivas e não otimizadas. Elas matam qualquer gestão de tempo.

Com a automação, esse cenário vira passado. Dessa maneira, é possível focar em atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Saiba quais outras ferramentas de um Software Imobiliário podem otimizar a sua gestão de tempo.

Preencha o formulário abaixo, que nosso especialista em gestão imobiliária vai fazer uma demonstração gratuita.




Leitura Recomendada