Locação de imóveis: 5 itens mais valorizados pelos clientes

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 10/10/2017Atualizado em 15/03/2022

Com a crise e a supervalorização do preço dos imóveis na maior parte do Brasil, locar um imóvel tem se mostrado uma opção mais vantajosa do que adquirir a casa própria.

Isso acontece por conta da famosa Lei da Oferta e da Procura, ou seja, existem mais imóveis para locação disponíveis, dessa forma o valor do aluguel fica mais barato. No final, o valor da locação acaba sendo mais baixo do que a parcela para a compra do imóvel.

Para muitos, principalmente para proprietários de imóvel, o aluguel de imóveis se tornou mais rentável, ainda mais frente às novas formas de emprego, que fazem com que as pessoas viajem mais a trabalho e não se mantenham fixos em apenas um lugar.

Locação de Imóveis: a nova porta para o crescimento imobiliário.

Por essa prática que está se tornando cada vez mais comum no Brasil, a locação de imóveis têm sido a principal escolha das imobiliárias para se manterem ativas no mercado e fechando negócios.

Para ter sucesso nesse ramo acirrado é fundamental entender o que os clientes estão buscando e valorizando na hora de escolher um imóvel para alugar.

Pensando nisso buscamos entender – e explicar – quais os 5 itens mais valorizados pelos clientes no momento de alugar um imóvel. Confira!

#1 Estado de conservação

É totalmente desagradável entrar em um imóvel que esteja deteriorado, com acabamentos e componentes antigos que podem facilmente apresentar defeitos ou um local desagradável. Imagine então apresentar um imóvel assim para um cliente em potencial.

Você como corretor imobiliário ou imobiliária, tem todo o direito de apresentar ao proprietário, que este imóvel não será bem recebido pelo público. Oriente o proprietário do imóvel a fazer algumas reformas para melhorar o estado de conservação, como pintura, e reparar pisos quebrados.

O proprietário do imóvel, também é um cliente da imobiliária. Por isso instrua-o bem, ele precisa entender sobre as melhores práticas de locação. Afinal, o sucesso na locação do imóvel é lucro para todos imobiliária, proprietário, corretor e até mesmo o locatário.

#2 Localização

Segundo pesquisas de especialistas, atualmente o consumidor tem valorizado mais a localização do que a qualidade do imóvel em si. Por isso, questões como o espaço ou número de cômodos não tem recebido tanta importância de quem busca fazer a locação de um imóvel.

Ao conversar com seu cliente em potencial, faça perguntas como:

  • Tem filhos?
  • Qual escola estudam?
  • Você procura por um imóvel próximo ao centro urbano ou mais afastado?
  • Tem preferência por proximidade a farmácia, hospital e supermercado?

Perguntas como essas, apresentam ao seu cliente em potencial, que você está preocupado com o bem estar dele e sua família. E isso não deixa de ser verdade! Afinal, ao encontrar um imóvel em uma localização que seu cliente em potencial seja feliz, as chances de reclamação no futuro são bem menores.

#3 Segurança

O Brasil tem registrado índices de violência cada vez maiores em suas cidades e isso está transformando o comportamento dos consumidores.

As pessoas já aceitaram o fato de ter que pagar “um pouco mais” pela segurança em imóveis ou condomínios que ofereçam um sistema de segurança mais avançado, como portaria 24h, câmeras e outros métodos modernos de controle de entrada e saída de visitantes.

#4 Imóveis mobiliados e móveis planejados

Com a busca pela locação de imóveis crescendo, os interessados em alugar já buscam por facilidades e comodidades como imóveis mobiliados e móveis planejados.

Os imóveis mobiliados atrai ainda mais os olhares pela economia de não ter que procurar pelo móvel perfeito e elimina todo o desconforto que uma grande mudança provoca.

Ainda nesse cenário, para os que preferem buscar os próprios móveis, a opção pelos planejados são uma alternativa interessante. Isso acontece porque em imóveis com tamanhos reduzidos, a criatividade precisa falar mais alto para aproveitar o espaço disponível no ambiente.

Tenha sempre essa informação em seu site imobiliário, informando quais imóveis já são mobiliados. Ainda, tenha alguns cartões com referências de lojas de móveis planejados para entregar ao seu cliente, uma base de parceiros sempre é bem vinda.

#5 Serviço da imobiliária para locação de imóveis

Você deve ter percebido que todos os itens que mencionei nesse artigo, contam com o apoio do corretor imobiliário e da imobiliária. Então nada melhor do que finalizar essa lista com esse item fundamental para seus clientes, o serviço oferecido pela imobiliária.

Locação de imóveis: 5 itens mais valorizados pelos clientes

Iniciando pelo bom atendimento na hora de mostrar os imóveis, negociação com o proprietário do imóvel, indicação de parceiros até a forma com que os problemas são solucionados após a assinatura do contrato, o apoio e bom atendimento da imobiliária é vital para resolução de problemas e conquista de resultados.

Proporcione uma experiência inovadora para o seu cliente, durante todo o processo de locação do imóvel

Ter uma equipe de sólida, é essencial para oferecer um bom atendimento ao cliente. Mas manter o controle de todos os clientes, os processos administrativos e financeiros precisam estar em ordem para não mostrar nenhum irregularidade ou bagunça aos seus clientes no processo de locação de imóveis.

Conte com um software imobiliário, como a Superlógica, para automatizar e otimizar os processos imobiliários, ainda oferecer áreas exclusivas para cada cliente, com um aplicativo para locatário, proprietário e fiador, de confiança.

Isso significa que cada cliente, terá seu próprio perfil para acessar boletos, extratos, pendências de contrato e outras informações personalizadas, facilitando o trabalho para a sua imobiliária e garantindo um ótimo relacionamento com seus clientes. Conheça o Owli, agora parceiro e totalmente integrado a Superlógica.




Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada