Inadimplência: como minimizar os impactos negativos na minha imobiliária

Por: Thawnee de Oliveira4 Minutos de leituraEm 31/10/2017Atualizado em 15/03/2022

Inadimplência pode afetar qualquer negócio, afinal ninguém gosta de um cliente que paga atrasado. Embora existam truques que possam ajudá-lo a acelerar uma conta que já está atrasada, o método mais eficiente é evitar que os pagamentos em atraso ocorram com frequência.

Essa situação é desconfortável, para ambos os lados, mas é preciso manter o pensamento calmo e pensar em uma forma de não deixar acontecer novamente. Mas, com as ações certas é possível tornar essa convivência menos complicada.

Neste artigo vamos apresentar 6 tópicos de como você pode minimizar os impactos da inadimplência.

A princípio, o que precisa ser feito é:

#1 Tenha empatia

Todo mundo tem um dia ruim, não é mesmo? Então tenha uma relação clara e aberta com ele, informe que o boleto do aluguel está atrasado há x dias, que isso é incomum com ele, se ele está bem e se precisa de um acordo ou apenas alguns dias para se organizar.

Em momento nenhum o acuse pelo atraso, da mesma forma que aconteceu com ele, pode acontecer com você algum dia. Tenha certeza, que seu locatário ficará muito grato pelo seu posicionamento.

#2 Seja eficiente e rápido no atendimento de solicitações ou reclamações

Ao contrário do caso anterior, existem locatários que atrasam o aluguel de propósito. Pode ser que ele esteja passando por algum problema no imóvel, a imobiliária não resolveu, e o mesmo ameaçou não pagar o aluguel enquanto o problema dele não for resolvido.

Entre em contato com a sua equipe administrativa e/ou suporte e peça prioridade para este cliente. O ideal é sempre tentar atender todos os seus clientes no prazo e mesmo que não esteja dentro da alçada da imobiliária, trate-os com cordialidade.

Garantir esses itens realmente não é fácil, mas pode impactar de forma positiva a produtividade da sua imobiliária e melhorar efetivamente o relacionamento com seus clientes.

Lembre-se que, a chave principal para minimizar os impactos negativos no seu negócio é iniciar cada relacionamento a partir de uma atitude pró-ativa.

Quer um bom exemplo? A sua atitude de agora, sim! Nesse momento! A sua pró atividade em vir aqui no nosso blog e buscar uma forma de  reduzir a inadimplência na sua imobiliária.

Separamos as principais etapas para minimizar os impactos negativos, gerados pela inadimplência dos locatários, veja mais.

#3 Gerencie os Contratos de locação

Um aperto de mão não honra compromisso, pelo menos entre os inadimplentes.

Se você vai oferecer aos locatários um contrato de locação, então é melhor você ter certeza que esteja o mais especificado possível e disponível em uma plataforma, como a área do locatário, para garantir que seja consultado quando tiver alguma dúvida.

Inadimplência - Como minimizar os impactos

Use um software de gerenciamento de contratos de locação e cuide da carteira de locação e gestão financeira da sua imobiliária. Dessa forma os processos de gerenciamento de locação são personalizados de acordo com o contrato e a imobiliária e o locatário poderá acompanhar as finanças de todo o período do aluguel. Todo o processo será feito automaticamente e sem necessidade de conferências ou de trabalhos repetitivos.

#4 Área do locatário

A área do locatário é uma funcionalidade que precisa ser oferecida aos seus locatários se você quiser reduzir imediatamente a inadimplência. Nesse espaço, geralmente integrado ao site da imobiliária, é possível que seus clientes realizem uma série de ações importantes, como, por exemplo:

  • Acessar o boleto do mês
  • Histórico de boletos pagos
  • Acesso a 2º via de boleto, com juros e multa já calculados
  • Abrir chamados de atendimentos para a imobiliária
  • Atualizar informações básicas

Essa funcionalidade facilita esse tipo de tarefa para seu cliente e torna sua equipe menos sobrecarregada. Tenha preferência por um sistema que ofereça uma área do locatário completa, com:

  • Controle de pagamentos
  • Gerenciamento de tickets
  • Compartilhamento de documentos

#5 Notificação de boletos automática

As notificações de lembrete são uma maneira educada de lembrar os clientes de pagamentos que esqueceram, na verdade, é uma boa ideia enviar lembretes alguns dias antes do pagamento.

Com um software de gestão financeira para imobiliária é possível configurar as notificações de lembrete de pagamento para os locatários, como:

  • Quantos dias de antecedência você quer enviar a notificação
  • Conteúdo da notificação
  • Notificação automática pode ser enviada por SMS, mensagem de texto no celular
  • Notificação automática pode ser enviada por e-mail

Essa prática é muito usada por imobiliárias que fazem uso de tecnologias específicas para imobiliárias. Assim todas as notificações de lembrete são disparadas automaticamente e você e sua equipe não precisam se preocupar em preparar um e-mail ou ligar para o cliente inadimplente, tudo é automatizado.

Fazendo uso dessa tecnologia, programe as notificações para serem enviadas antes do vencimento, isso irá diminuir a taxa de inadimplência na sua imobiliária significativamente. É comum um locatário esquecer de pagar um boleto, mas se for notificado com 3 ou 4 dias de antecedência ele não esquecerá mais.

#6 Acordos

Uma vez que você tenha recebido a atenção do locatário, você precisa tornar o mais fácil possível para que eles quitem os boletos. Como todas os outros itens que abordamos aqui, eles querem que seja feito sem dificuldades, rápido e fácil.

Os clientes colocam um valor alto na facilidade e velocidade das transações. Fazer com que seja mais fácil pagá-lo pode fazer a diferença na próxima vez que o cliente for pagar.

Uma maneira de fazer isso é disponibilizando o boleto na área do locatário e enviando notificações automáticas, como dito anteriormente, e realizando acordos com os inadimplentes vinculado diretamente ao Contrato.

Usar um software de gestão financeira para imobiliária reduz consideravelmente a inadimplência imobiliária. Isso porque as operações recorrentes são automatizadas e é uma ótima forma de diminuir as tarefas da sua equipe e torná-la mais produtiva, afinal sobra mais tempo para dedicar-se a atividades mais relevantes e estratégicas.

Com um ERP imobiliário é possível automatizar muitas atividades como a emissão de boletos e NF, cobrança, conciliação bancária, entre outras.




Leitura Recomendada