Ferramentas que ajudam a experiência do cliente na quarentena

Por: Bruna Said3 Minutos de leituraEm 31/03/2020Atualizado em 28/03/2022

Muitos municípios já adotaram medidas de isolamento social, a famosa quarentena. Isso significa que negócios não considerados como essenciais devem ficar fechados e que todos devem evitar o contato com outras pessoas. Mas como isso nos deixa em relação à experiência do cliente na quarentena?

Pode parecer difícil não conseguir encontrar com seu cliente como fazia antes, mas existem soluções tecnológicas para isso! Confira todas as dicas que trouxemos nesse artigo e comece a colocá-las em prática!

Medos do cliente durante esse período

Desde que chegou ao Brasil, o novo coronavírus, COVID-19 tem causado preocupações. Além do avanço rápido das infecções, a quarentena imposta por vários municípios tem preocupado a todos. 

Estamos em um período de isolamento, ou seja, quanto menos conseguirmos sair na rua mais seguros estamos, lembrando que isso vale para corretores, locatários, proprietários e possíveis compradores também. 

O medo e ansiedade são muitos e a dificuldade de comunicação aumenta. Até agora o contato pessoal e presencial tem sido a maneira usada em um setor tradicional como o imobiliário, mas como proceder em tempos de quarentena?

Todos os setores do mercado estão sofrendo com isso e, acredite, principalmente seu cliente. Você pode ajudá-lo a passar por esse momento de ansiedade e isolamento com uma ótima experiência do cliente na quarentena. 

Como melhorar a experiência do cliente na quarentena

A melhor forma de manter a satisfação do cliente e evitar perdê-lo completamente por enquanto é com uma boa experiência do cliente na quarentena. Lembre-se, ele está em casa completamente isolado e, com certeza, tem medo de sair. Não adianta pedir que ele visite a imobiliária ou te encontre para ver o imóvel. 

Portanto, selecionamos as melhores formas de manter o contato e auxiliar seu cliente durante a quarentena. Aproveite-as para melhorar seu relacionamento com o cliente e fidelizá-lo à imobiliária!

1. Assinatura eletrônica de documentos

Por acaso você está com documentos pendentes que só precisam de assinaturas? Nesse momento você tem duas opções. A primeira é enviar o contrato por correio para cada uma das partes. Assim, cada um será forçado a sair da segurança da sua casa para ir ao cartório reconhecer a firma da assinatura e depois postar o documento novamente. 

Já conseguimos perceber que essa primeira opção não é exatamente ideal para a experiência do cliente na quarentena. Certamente exigir contratos e documentos por correio gera incômodo e é muito mais demorado. 

Por isso, existe ainda a segunda opção: a assinatura eletrônica. É muito mais simples, rápido e a assinatura pode ser feita pelo celular, dentro de casa, em total segurança. Quem ainda não utiliza esse método de assinatura precisa conhecê-lo!

Atualmente as assinaturas eletrônicas são regulamentadas pela Medida Provisória 2.200-2. Existem inclusive sites, aplicativos e programas específicos para realizar assinaturas eletrônicas para imobiliárias

2. App de relacionamento com chat

Conversar com locatários, proprietários e compradores é uma das tarefas mais difíceis nesse momento, afinal, agora não podemos nos dar ao luxo de colocar clientes em risco. 

Para conseguir melhorar a experiência do cliente na quarentena é necessário adotar algumas alternativas de comunicação que não sobrecarregue seus colaboradores, linhas telefônicas ou caixas de e-mail. Uma boa ideia são apps de relacionamento que possuam chat. 

Eles são mais eficientes do que chamadas telefônicas e possuem a mesma praticidade de uma conversa por WhatsApp, a diferença é que são concentrados em uma ferramenta feita só pra isso e ainda direcionados aos setores desejados. Assim, é possível salvar todas as conversas caso seja necessário usá-las novamente mais tarde.

Além de proporcionarem uma forma rápida e simples de comunicação, alguns apps são integrados ao seu sistema de gestão, com informações dos clientes integradas e fáceis de ser acessadas durante as conversas. 

3. Chamada de vídeo pelo WhatsApp

Provavelmente as chamadas de vídeo pelo WhatsApp são a melhor alternativa para continuar a fechar negócios sem atrapalhar o processo de locação e venda de imóveis. O vídeo é excelente para corretores mostrarem os imóveis sem que os interessados tenham que sair de casa. 

Felizmente, quase todos já possuem uma ferramenta para fazer esse tipo de chamada: o Whatsapp. Também existem outros sites e apps para isso, como o Google Hangouts e Zoom. Escolha o que deixa você e seu cliente mais à vontade para ter uma boa experiência.

Percebeu como o isolamento social exigido em momentos difíceis como esse não significa deixar alguém na mão? A tecnologia criou diversas formas maravilhosas para nos conectarmos. Faz todo sentido começar a aplicá-las agora para deixar a experiência do cliente na quarentena a melhor possível. 

Leitura Recomendada