Dimob 2021: guia completo e passo a passo – Superlógica

DIMOB 2021: guia completo e passo a passo – Superlógica

Até o dia 26 de fevereiro de 2021, as imobiliárias precisam entregar à Receita Federal a  Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias — DIMOB 2021.

O arquivo deve conter as informações das atividades da imobiliária em 2020, portanto não é incorreto chamar a declaração entregue em 2021 de DIMOB 2020.

O que importa é que, até o último dia do prazo estabelecido, a RF precisa ter em mãos o documento, caso contrário a imobiliária é penalizada com uma multa salgada.

São dados de um ano inteiro, ou seja, é bastante informação e, se você deixar para organizar tudo isso na última hora, pode ser multado também por possíveis incorreções ou omissões involuntárias, decorrentes da pressa.

Todos esses problemas podem ser evitados com o auxílio de uma ferramenta que exporta o arquivo a ser entregue à Receita Federal de forma automática, baseado nas informações que já estão registradas no sistema de gestão da imobiliária.

Já já vamos explicar como fazer isso. Antes, uma breve recapitulação.

O que é DIMOB?

DIMOB é uma declaração entregue pelas imobiliárias à Receita Federal até o último dia de fevereiro, contendo informações sobre os contratos de comercialização ou locação de imóveis administrados por elas no ano anterior, mostrando comissões, rendimentos e impostos retidos.

O acrônimo quer dizer Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias.

A Receita Federal cruza essas informações com as declarações de Imposto de Renda dos Contribuintes, o que permite identificar fraudes, tentativas de sonegação e outras irregularidades.

Passo a passo para declarar a DIMOB 2021

No jeito tradicional, os passos para declarar a DIMOB 2021 são muito simples:

  1. Faça o download do Programa Gerador da DIMOB (PGD) no site da Receita Federal.
  2. Depois de instalar e abrir o programa, é só preencher com as informações completas referentes ao ano de 2020, sem deixar nada de fora.
  3. Concluído o passo anterior, você deve gerar o arquivo que será transmitido para a Receita Federal.
  4. O último passo é fazer o download do Receitanet, programa usado para transmitir a declaração à Receita Federal, e enviar o arquivo.

Vale lembrar que é obrigatória a utilização de certificado digital, exceto no caso de empresas optantes pelo Simples Nacional.

Mas agora surge a pergunta: se o processo é tão simples, envolvendo apenas esses quatro passos, qual o problema do método tradicional?

O problema é que ele demora demais e, por exigir que você transfira manualmente cada informação de um lugar para o outro, aumenta a probabilidade de incorreções nos dados declarados.

Então qual seria a alternativa?

Dimob 2021: guia completo e passo a passo – Superlógica

Como emitir a DIMOB de forma automática

Preencher a DIMOB do jeito tradicional nada mais é do que uma perda de tempo. Pois as informações que vão na declaração já foram registradas ao longo do ano nos controles financeiros e de gestão da imobiliária. O trabalho é transferi-las de um lugar para outro.

A opção mais prática é utilizar uma solução como o Superlógica Imobiliárias, um sistema de gestão imobiliária que aproveita os dados já existentes e gera o arquivo no formato exigido pela Receita com poucos cliques, sem o retrabalho de digitar tudo novamente.

Funciona assim:

  1. Nos contratos do sistema, deve ser marcada a opção “Incluir no DIMOB”.
  2. Esses contratos precisam ter os repasses realizados no sistema.
  3. Para gerar a DIMOB, o usuário primeiro confere os dados da imobiliária e insere o CPF da pessoa responsável.
  4. Depois, informa os serviços que entrarão na DIMOB (que podem ser do tipo comissão, rendimento e imposto retido).
  5. Antes de finalizar, é gerado um quadro de resumo para conferir os valores, contratos inseridos, proprietários que entram na DIMOB e possíveis erros que impedem a geração do arquivo.
  6. Se estiver tudo certo, é só exportar o arquivo e enviar para a Receita Federal.

Pode soar um pouco complexo agora, mas acredite: depois que você experimentar a tecnologia do Superlógica Imobiliárias, verá como a declaração da DIMOB fica fácil e evita grandes dores de cabeça.

Quer saber mais? Conheça e experimente o Superlógica Imobiliárias.

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

 





Compartilhar

Comentários

comentarios