Digitalização do mercado imobiliário: por que você precisa seguir essa tendência

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 17/01/2022Atualizado em 13/04/2022

Neste blog, abordamos bastante a digitalização do mercado imobiliário.

É uma tendência que acreditamos não ter volta. Afinal, cada vez mais as imobiliárias vão digitalizar seus processos, e aquelas que não o fizerem correm o risco de perder mercado.

O tema é especialmente importante agora, quando o Brasil busca uma retomada na economia. Isso porque muitos negócios enxergam na tecnologia um dos principais vetores de desenvolvimento.

Como a digitalização pode ajudar sua imobiliária?

Há administradores tradicionais que têm algum tipo de receio em relação à digitalização e às soluções tecnológicas em geral. Afinal, se tudo funcionou tão bem até agora, por que mudar e complicar as coisas?

Na realidade, a ideia é que a tecnologia não complique nada, e sim que permita o contrário, simplificando e tornando mais ágeis os processos da imobiliária.

Além disso, a nova geração de consumidores tem perfil distinto daquele cliente tradicional, com o qual as abordagens antigas sempre funcionaram.

Para entender melhor esse desafio, leia o seguinte artigo:

Dito isso, se você ainda tem resistência em relação à digitalização de processos na sua imobiliária, confira os argumentos que elencamos abaixo.

Mais eficiência financeira

Até agora, pode ser que tudo soou um pouco abstrato, não? Afinal, o que é a tal digitalização do mercado imobiliário?

Bem, uma de suas facetas são as ferramentas de automação na gestão financeira.

Na plataforma de gestão para imobiliárias Superlógica, por exemplo, é possível fazer a conciliação bancária 100% automática, possibilitando um controle muito mais preciso das entradas e saídas do caixa.

Além disso, há recursos de automação de cobranças que reduzem a inadimplência, tornando o fluxo de caixa mais previsível.

E também o split de pagamentos, que repassa as receitas aos proprietários dos imóveis automaticamente, retendo a comissão da imobiliária.

Essas ferramentas, que reduzem o tempo gasto com a gestão financeira e as cobranças da imobiliária, permitem fazer mais com menos, mas esse é assunto para o próximo tópico.

Crescimento da empresa

Um dos problemas do crescimento é que ele implica em necessidade de aumentar a estrutura da imobiliária e, consequentemente, o risco.

A digitalização é o único caminho que permite escalar o negócio, ou seja, ter a capacidade de atender mais clientes e administrar um portfólio maior de imóveis sem se expor a mais riscos.

Afinal, muitos processos são automatizados, como explicamos antes, e há ferramentas de gestão de contratos, assinatura eletrônica, app de vistoria, entre outras, que descomplicam a burocracia inerente ao negócio.

Luyd Abranches, da Abranches Consultoria de Imóveis, explica como a plataforma Superlógica ajudou a executar seus planos de expansão.

“Quis sair do tradicionalismo e fazer com que a Abranches deixasse de ser apenas uma empresa comum de bairro. Para isso, precisava de uma ferramenta de gestão que fizesse a diferença. Foi aí que conheci a Superlógica e, de lá para cá, fomos ficando cada vez mais tecnológicos e menos pré-históricos“, conta.

Segundo ele, a tecnologia da Superlógica ajudou a empresa a atravessar a pandemia. “Ficamos muito mais conectados com nossos clientes e colaboradores, graças às ferramentas que possuímos, como Owli, envelope eletrônico, Vistoriador e split de pagamentos”, conclui.

Melhora na satisfação dos clientes

À primeira vista, os recursos tecnológicos de plataformas como a Superlógica trazem benefícios diretos para a equipe interna, isto é, para os colaboradores da imobiliária.

Mas a digitalização dos processos também respinga nos clientes, que têm uma experiência de compra ou jornada de aluguel muito melhor, mais ágil e sem ruídos.

A gerente financeira Marcela Caçador, da Tavares e Assis Imobiliária, atesta que os recursos da Superlógica repercutiram positivamente entre o público interno e externo.

“A plataforma nos ajudou muito através da digitalização de diversos processos. Agilizou o setor financeiro, contratual e todos os outros micro processos, gerando maior satisfação e comodidade aos clientes e colaboradores”, explica.

Maior competitividade

Por todos os motivos acima, a imobiliária que digitaliza seus processos se torna mais competitiva. Afinal:

  • É melhor avaliada, pois atende de forma mais ágil seus clientes, que são fidelizados com mais facilidade;
  • Tem uma gestão eficiente. Isso irá reduzir os custos e aumenta a margem de lucro, o que permite aumentar os investimentos em marketing e prospecção.

Por fim, tenha em mente que, se você abrir mão de todas essas vantagens, os competidores podem pensar diferente e conquistar a preferência dos clientes.

Experimente a plataforma Superlógica

Está convencido de que precisa surfar na onda da digitalização do mercado imobiliário?

Experimente a Superlógica, a mais completa plataforma de gestão para imobiliárias.

Saiba mais e fale com um consultor.

Leitura Recomendada