Dicas de gestão imobiliária que você precisa conhecer

Por: Inayara Poiani4 Minutos de leituraEm 20/01/2021Atualizado em 09/05/2022

Você, que está buscando informações e recursos para melhorar sua rotina de gestão imobiliária, chegou ao lugar certo. Recentemente, o setor imobiliário, um dos mais tradicionais, embarcou na onda da era digital. Com isso, muitos processos se tornaram mais automatizados, econômicos e, principalmente, lucrativos. 

Portanto, as imobiliárias que realmente desejam se destacar e conquistar reconhecimento, precisam, o quanto antes, começar a investir em recursos e soluções tecnológicas. Nesse boom de novos processos, você sabia que existem os ERP’s (Sistema de Gestão Integrada)? 

Trata-se de sistemas exclusivos para imobiliárias, que podem substituir os trabalhos manuais, por exemplo.  Portanto, será mais fácil minimizar erros humanos, aumentar a segurança de dados e arquivos, reduzir gastos, além de melhorar a produtividade da equipe. 

Dessa forma, seus colaboradores terão mais tempo para focar no que realmente importa, atendimento ao cliente e novas estratégias para o crescimento e desenvolvimento da empresa. 

Principais recursos de um ERP para imobiliárias

Para que entenda como um sistema para gestão imobiliária pode ser benéfico, listamos aqui seus principais recursos e como eles podem ser úteis no dia a dia. Veja só: 

  • Geração automática de cobranças

Com essa funcionalidade, sua equipe não precisará mais ficar checando os valores dos aluguéis, gerar boletos e, até mesmo, enviá-los aos locatários. Tudo isso passa a ser feito de forma automática, no próprio sistema.

  • Régua de cobrança

Você planeja o passo a passo da cobrança direto no ERP. Ou seja, se um cliente não pagou o boleto do aluguel, após receber o primeiro e-mail, o sistema irá cobrá-lo novamente, dentro de um período pré-determinado.  

Guia do sistema para imobiliária

 

  • Baixa de boletos automática

Permite agilizar o processo de conferência de pagamentos, que passa a ser feito pela própria ferramenta automaticamente. 

  •  Split de pagamentos

Faz o papel de gestão financeira ao separar o que é comissão de vendas/locação do restante do valor.

  • Módulo de Notas Fiscais

Facilita a emissão de notas fiscais, uma vez que esse processo não precisará ser feito manualmente. 

  • Geração de arquivo automático da DIMOB

O próprio sistema irá ajudá-lo a preencher os dados e, depois, conferir se não há erros ou inconformidades que possam lhe causar problemas com a Receita Federal.  

  • Módulo e aplicativo de vistoria

Elimina o processo de digitação dos laudos e simplifica as vistorias, reduzindo custo e mão de obra.

  • Menu inadimplência

Por meio do menu inadimplência, você conseguirá administrar os clientes que estão com cobranças pendentes e atrasos.

O cliente também sai ganhando

Sem dúvidas, uma das principais vantagens de um sistema para gestão imobiliária, é poder melhorar o atendimento ao cliente, sem atrapalhar a produtividade da equipe.

Isso só é possível porque o ERP permite, por exemplo, que os colaboradores acessem os dados e  arquivos da sua empresa, de onde estiverem. Assim, fica mais fácil repassar informações, de forma simultânea.  

Além disso, ele otimiza processos como:

  •  Tirar dúvidas dos clientes
  • Enviar boletos ou documentos atualizados
  • Dar informações referentes a cada caso
  • Oferecer atendimento rápido

Toda essa agilidade e assertividade no atendimento, fará com que sua imobiliária conquiste mais confiança e credibilidade. 

Se os aplicativos já eram bons, os ERPs são ainda melhores

Melhor do que um bom aplicativo, só uma tecnologia que pudesse revolucionar os processos que fazem parte da rotina de um negócio. Portanto, hoje em dia, existe um sistema exclusivo para gestão imobiliária. 

Ele permite, entre outras coisas, integrar CRM’s, aplicativos para proprietários e locatários, aplicativos de logística e de estoque. Todas essas informações ficam unificadas em um único lugar, facilitando a vida de todos os envolvidos. 

Como um (bom) ERP facilita a gestão de filiais imobiliárias

Além de melhorar a vida de toda a equipe na matriz, um sistema para gestão imobiliária também oferece grande ajuda, economia e automação no gerenciamento de filiais.

Veja só algumas dicas:

  • Monitoramento das filiais

O gestor, ou o dono do negócio, terão acesso a todas as informações das áreas financeira, administrativa e contábil, em tempo real. Além disso,  poderão verificar outras atividades, como fluxo de caixa, cumprimento do planejamento, número de atendimentos, quantidade de contratos, entre outros.

  • Mobilidade na gestão

O monitoramento pode ser feito de forma remota. Portanto, não será necessário se deslocar até a filial, para checar se está tudo em ordem.  

Um bom sistema ERP oferece maior mobilidade ao gestor, uma vez que pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso à internet, e em qualquer lugar.

  • Fácil acesso a informações importantes

Será simples acessar contratos e atividades da equipe, na hora de tomar decisões estratégicas para a imobiliária. Isso ajudará a entender situações específicas de cada filial, como um aumento ou queda nas vendas e locações, por exemplo. 

Facilita, também, analisar a rentabilidade das filiais ou entender se a unidade está seguindo os procedimentos determinados pela matriz. 

  • Segurança dos dados

As informações ficam todas salvas na nuvem. Assim, as chances de perder dados e arquivos importantes sobre a sua imobiliária, colaboradores ou colaboradores, são menores. 

Além disso, ajuda a proteger contra ataques cibernéticos, cada vez mais comuns e potentes. 

  • Emitir relatórios sem erros

Os relatórios são gerados automaticamente e sem erros, atrasos ou grandes dificuldades, já que todas as informações estão salvas no sistema.

Superlógica: plataforma completa de gestão financeira e administrativa para imobiliárias

Se você pensa que para garantir todos esses recursos é preciso um sistema complexo e de difícil acesso, está enganado.

A Superlógica oferece uma plataforma completa e intuitiva que, com certeza, irá ajudá-lo a administrar sua imobiliária de um jeito mais simples e eficiente. 

Veja algumas das principais funções desse sistema:

  • Gestão de clientes, imóveis e contratos de forma simplificada;
  • Conciliação bancária para receber os aluguéis diretamente pela plataforma e com total controle de inadimplentes;
  • Relatórios eficientes para controlar fluxo de caixa, recebimentos e repasses;
  • Exportação da DIMOB e NF-E de forma automática e em conformidade com as regras do governo.

Para saber mais sobre o assunto, e sobre o Sistema da Superlógica, baixe os dois guias que preparamos especialmente para você: 

– Guia do sistema para imobiliária: porque o ERP é a chave para o seu sucesso. Clique aqui.  

– A importância de um (bom) ERP Imobiliário na gestão da matriz e suas filiais. Clique aqui



Leitura Recomendada