A importância de usar um checklist de pendências no mundo dos negócios

Checklist de pendências: descubra sua importância no mundo dos negócios

No mundo dos negócios, se tem uma coisa que todo mundo concorda é que os processos bem definidos são essenciais para uma gestão eficiente. O checklist de pendências contratuais, portanto, acaba sendo uma ferramenta essencial para manter essa ordem.

O problema é que, dentro de uma imobiliária, é comum o gestor ter dificuldades para implantar processos que sejam mais eficientes e, principalmente, fazer com que a sua equipe se sinta motivada. 

Por isso que é preciso ter cautela ao lidar com as dificuldades que surgem no decorrer do caminho, seja com uma nova locação, prazo para cumprir vistorias ou coleta de dados. 

Preparamos este artigo para te ajudar a tornar os processos da sua imobiliária muito mais práticos e eficientes, usando-os a seu favor. Boa leitura! 

Checklist de pendências contratuais, o ponto de partida

O checklist de pendências é uma ótima ferramenta para: 

  1. Oferecer apoio para a imobiliária administrar o andamento das ações de um novo contrato;
  2. Otimizar o planejamento diário da empresa.

Além disso, outras funcionalidades são igualmente importantes para o dia a dia de uma empresa. Afinal, o checklist de pendências pode ajudar os gestores a não deixarem de lado nenhum compromisso, causando impactos negativos. 

Veja só o que mais a ferramenta permite:

  • Visualizar com clareza o progresso das tarefas;
  • Administrar os profissionais responsáveis por cada demanda;
  • Acompanhar os desempenhos;
  • Otimizar os processos manuais, como preenchimento de planilhas e cadastros, por exemplo;
  • Reduzir erros humanos; 
  • Acabar com problemas causados por esquecimento de algum prazo ou tarefa, já que o checklist oferece lembretes diários;
  • Diminuir trabalhos manuais cansativos e maçantes;
  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Melhorar a qualidade dos serviços e a comunicação com o cliente.

Resumindo, o checklist de pendências contratuais automatiza e melhora a gestão de tarefas e processos, e ainda reduz falhas de comunicação e erros de demandas. O resultado é mais agilidade e eficiência na entrega para o cliente, melhorando a comunicação dentro e fora da imobiliária.

Guia do sistema para imobiliária

Entenda melhor este universo

A plataforma Superlógica oferece dois modelos de checklist de pendências e uma opção para criar o seu próprio modelo.

  • Checklist de entrada

Desenvolvido para controlar o andamento das requisições de um novo contrato. É aqui que você administra pendências como: assinatura de contrato, entrega das chaves do imóvel, lançamento das despesas, vistorias de entrada e outros documentos relevantes.

  • Checklist de saída

É onde ficam guardados os elementos necessários para encerrar um contrato de locação. São itens como alteração de status do imóvel, entrega de chaves, vistoria de saída, colocar o imóvel de volta em divulgação, entre outros.

  • Checklist personalizado

Uma opção que permite criar seu próprio checklist para algum processo específico da imobiliária ou para um único contrato.

Em todos esses modelos de checklist de pendências contratuais, a plataforma permite adicionar responsáveis em cada tarefa, administrar prazos e pendências.

 Um divisor de águas nos seus negócios

Como já citado no início deste artigo, o mundo dos negócios precisa de processos eficientes para obter sucesso.

O que adianta ter corretores e colaboradores bem preparados e treinados, uma gama de imóveis de qualidade para serem alugados, e disposição para competir com as gigantes do mercado, se tudo isso se confrontar com erros que poderiam ser facilmente evitados? 

É por isso que não tem jeito: investir em sistemas eficientes para administrar a sua empresa é primordial. E o checklist de pendências contratuais é só o primeiro passo.

Deixe o modo arcaico de fazer negócios no passado

Com tudo isso que falamos, você ainda pode estar se questionando: ” Por enquanto, estou sobrevivendo bem com os processos manuais, e minha equipe já está acostumada. Será que é mesmo preciso adotar uma plataforma digital?”

Vamos deixar que você mesmo responda essa pergunta, após refletir sobre as seguintes questões: 

  • A sua equipe está mesmo motivada?;
  • Quantos problemas você já teve que reverter por alguma falha humana?  Pode ser perda de prazo, erro de cálculo ou esquecimento;
  • Em tempos de pandemia, tem sido fácil lidar com as dificuldades em cumprir processos manuais à distância?;
  • Quantas vezes teve que resolver algum problema causado por arquivos que ficam guardados no próprio computador, sem um sistema em nuvem?
  • Quanto tempo perde com esses processos feitos de forma manual?

Se as respostas não foram muito positivas, você já sabe – está na hora de parar de perder tempo, e dinheiro, com todos esses processos manuais e arcaicos.

Faça uma aposta certa

A escolha da plataforma é um passo essencial para garantir o sucesso da imobiliária. Portanto, a plataforma Superlógica oferece essas e outras ferramentas que elevam o padrão do seu negócio, trazendo tecnologia, segurança e economia de recursos.

Converse com um de nossos especialistas agora mesmo, e transforme sua imobiliária. Basta preencher o formulário abaixo:





Compartilhar

Comentários

comentarios