Avaliações do Google Meu Negócio: como ser uma imobiliária 5 estrelas

Por: Superlógica Tecnologias3 Minutos de leituraEm 26/04/2022Atualizado em 09/05/2022

Ter uma boa nota nas avaliações do Google Meu Negócio é importante para a reputação da marca de qualquer empresa.

Ainda mais se o negócio em questão é uma imobiliária, ramo em que as referências positivas são fatores muito importantes nas escolhas dos clientes.

Segundo a pesquisa Local Consumer Review Survey 2022, conduzida pela BrightLocal (plataforma com ferramentas de SEO para agências e empresas), 77% dos consumidores leem avaliações “sempre” ou “regularmente” ao procurar por negócios locais na internet.

Entre os usuários ouvidos pela pesquisa que deixam avaliações online, 81% citaram o Google como site no qual deixam suas impressões sobre o negócio.

Convenceu-se de que ter uma boa nota no Google Meu Negócio é importante para a sua imobiliária? Então siga a leitura para saber mais!

O que são as avaliações do Google Meu Negócio?

As avaliações do Google Meu Negócio são uma funcionalidade que permite aos usuários que tiveram uma experiência de consumo com determinada empresa deixarem uma nota e um review (avaliação escrita) sobre essa experiência.

A média das notas recebidas aparece no perfil da empresa no Google Meu Negócio, uma ferramenta que concentra informações sobre negócios locais e as exibe nas páginas de resultados do buscador e no Google Maps.

Faça um teste: busque no Google por um estabelecimento conhecido que fica perto da sua casa. Se você estiver no celular, as informações do Google Meu Negócio vão aparecer no topo da página de resultados. Caso esteja no computador, aparecerão à direita.

Veja um exemplo:

Avaliações do Google: como ser uma imobiliária 5 estrelas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O usuário pode clicar em “Avaliações” e conferir individualmente cada nota e review que a empresa recebeu. Já a empresa pode responder às avaliações, caso julgue apropriado.

Como receber mais avaliações do Google Meu Negócio?

Primeiro, certifique-se de que a sua imobiliária tem um perfil completo e atualizado no Google Meu Negócio. Acesse o site da ferramenta para criar ou alterar o perfil.

Está tudo certo com as informações? Hora de buscar boas avaliações. Se, além de uma nota boa, a empresa tiver um número considerável de reviews, a confiabilidade do negócio aumenta no olhar dos internautas.

Em vez de apenas esperar passivamente pelas avaliações, você pode estimular os usuários a manifestarem seu grau de satisfação com a imobiliária. A ferramenta permite criar um link de avaliação e enviá-lo para os clientes.

Clicando no link, o cliente acessa diretamente a página em que dará a nota e fará o comentário (que é opcional, ou seja, é possível apenas dar a nota, de 1 a 5 estrelas, sem escrever um comentário), abreviando o caminho percorrido para registrar a avaliação.

Para criar o link de avaliação, siga os seguintes passos:

No computador

  1. Faça login no gerenciador de perfis do Google Meu Negócio.
  2. No menu à esquerda, clique em “Início”.
  3. No card “Receba mais avaliações”, copie o URL curto e compartilhe-o com os clientes.

Em um dispositivo móvel

  1. Abra o app Google Meu Negócio.
  2. Toque em “Clientes e Avaliações”.
  3. No canto superior direito, toque em “Compartilhar”.
  4. Copie o URL curto para compartilhar com os clientes.

Melhorando a nota e avaliações do Google Meu Negócio

Claro que a melhor maneira de conquistar uma boa nota, tanto no Google Meu Negócio quanto em qualquer outra ferramenta que permita aos usuários avaliarem as empresas, é executando um bom serviço e atendimento.

Mas isso você já sabe. O que talvez não saiba é que pode criar, entre os corretores e colaboradores, uma rotina na qual eles solicitam aos clientes satisfeitos que deixem avaliações.

Como a maioria dos clientes não se preocupa em deixar uma nota e review, se você estimular aqueles com quem teve uma boa relação a deixarem, a nota subirá.

Com ou sem pré-seleção, lembre-se que o segredo é oferecer ao cliente a melhor experiência possível e, assim, a empresa terá boa nota e boas avaliações naturalmente.

É importante fazer um acompanhamento das avaliações. Eventualmente, podem surgir reviews negativos. Nesse caso, a equipe da imobiliária deve estar atenta para responder o comentário, buscando entender o motivo e colocando-se à disposição do cliente insatisfeito.

Creio que faltou alertar as imobiliárias para acompanharem esses avaliações. Eventualmente, elas podem ser mal avaliadas e precisam estar atentos para intervir no que for necessário. Entender o motivo da avaliação negativa é essencial. 

Uma das maneiras de oferecer essa experiência diferenciada é contando com os recursos de uma plataforma de gestão desenvolvida sob medida para as imobiliárias. Quer conhecer? Experimente a Superlógica!

Leitura Recomendada