Como os aplicativos para imobiliária podem ajudar durante pandemia do coronavírus

Por: Bruna Said4 Minutos de leituraEm 02/04/2020Atualizado em 28/03/2022

Em tempos de coronavírus e isolamento social, a melhor opção para a maioria das imobiliárias é trabalhar de casa. É claro que esse novo cenário vem com seus desafios, mas existem aplicativos para imobiliária que podem ajudar e muito. 

Quer entender como usar alguns apps para organização de tarefas e tempo, melhora de produtividade, relacionamento com o cliente e controle de ponto? Continue lendo para conhecer nossa lista e algumas dicas que separamos exclusivamente para você. 

Como imobiliárias tradicionais foram afetadas pelo coronavírus?

Conforme município a município decreta estado de calamidade, algo ficava claro: o comércio e boa parte dos negócios precisa se reinventar. Foi o que ocorreu com imobiliárias tradicionais que deixaram de poder atender presencialmente. 

Além disso, uma crise financeira iminente como resultado da pandemia também afetou bastante o mercado imobiliário. A tendência é que pessoas parem de investir na área até que a situação se normalize. Mas isso não significa que tudo está perdido. 

Utilizar aplicativos para imobiliária é uma forma de inovar na área e não deixar de conquistar clientes. Separamos algumas instruções e os principais aplicativos que você vai precisar para passar por esse momento de dificuldade. 

Por que aplicativos para imobiliária são interessantes?

Até poucas semanas atrás, boa parte das imobiliárias estava acostumada a trabalhar em regime presencial. Isso significa que tudo acontecia dentro da empresa, desde bater o ponto até atender clientes e fechar contratos. Dessa forma, cada negócio possuía uma burocracia e sistemas próprios.

Agora, com muitos colaboradores trabalhando de casa e a empresa física praticamente inoperante, é preciso encontrar opções digitais. Aí entram os aplicativos! Eles são a melhor forma de descentralizar processos e melhorar a produtividade durante o período de home office. 

Dicas de aplicativos para imobiliária 

Os aplicativos para imobiliária ajudam em uma variedade de processos. Pense exatamente o que está dando maior dificuldade para sua empresa agora. É controlar o ponto dos colaboradores em home office? Acredite ou não, mas existe um app para isso. É organizar suas tarefas? Também existe uma solução em aplicativo. 

Relacionar-se com clientes, organizar informações, acompanhar o trabalho dos colaboradores ou até melhorar a produtividade, existem aplicativos para todos os tipos de funções. Confira nossa seleção dos melhores aplicativos para imobiliária e comece a usar hoje mesmo. 

1. Evernote 

Quem começou a trabalhar em casa recentemente deve estar sofrendo para organizar-se. É tanto coisa acontecendo ao mesmo tempo e tantas tarefas para fazer que às vezes é difícil saber por onde começar. 

O Evernote é um dos melhores aplicativos de organização do mercado e inclusive possui uma versão business. Além de permitir a criação de notas, ele permite organizá-las em pasta e até compartilhá-las com o restante da equipe. 

Com os recursos do app, você pode fazer anotações escritas, guardar áudios ou até fotos para não esquecer mais tarde. Ele também pode ser integrado com o Gmail, Outlook Mail e Google Drive para deixar sua rotina ainda mais prática. 

2. Apps de vistoria

Quando a questão é vistoria não existe como escapar: ela precisa ser feita presencialmente. No entanto, com a falta de um escritório presencial para a imobiliária está ficando mais difícil realizar vistorias e guardar informações. Então o que o vistoriador pode fazer?

Escolha um dos aplicativos disponíveis no mercado para realizar vistorias. Eles permitem sincronizar o app com o sistema da própria imobiliária, atualizando-o em tempo real ou assim que o aplicativo estiver conectado com a internet. 

Ou seja, o vistoriador não tem necessidade de enviar dezenas de fotos e dados por e-mail para que alguém organize em pastas. Basta atualizar o app e ele cuida de todo o restante do trabalho. 

3. Apps de relacionamento com o cliente

A dificuldade de relacionamento com o cliente depende bastante do nível de digitalização pelo qual a empresa já havia passado. Quem trabalhava com pastas físicas e cadernos com fichas de clientes provavelmente está muito perdido. Afinal de contas, não pode mais depender deles para encontrar todas as necessidades da pessoa com quem está falando. 

Os apps de relacionamento para imobiliárias são excelentes centralizadores de informações. Eles guardam todos os dados que você precisa para conseguir atender com excelência. Além disso, alguns deles permitem conversas centralizadas por chat por departamento para facilitar a interação. 

4. Apps para assinatura eletrônica

Parabéns, você conseguiu fechar um contrato mesmo em tempos de crise. Agora só precisa da assinatura do contrato, mas seus clientes não podem se encontrar ou fazer uma reunião com você. Será que basta enviar por correio para cada um deles?

Até é possível, mas não é a medida mais viável. A assinatura eletrônica facilita todo o processo e permite que cada parte envolvida assine o contrato da sua casa. É um meio completamente legal e prático para adotar na sua imobiliária, mesmo depois que a crise passar. 

5. Ponto mais

Acredite ou não algumas empresas já trabalhavam com home office anos antes do isolamento social ser necessário. Como elas controlavam o ponto dos colaboradores? Ou simplesmente confiavam que eles seriam honestos e entrariam e sairiam no horário combinado?

Nada disso! Existem apps que estão há bastante tempo no mercado dedicados ao controle de ponto online, como o Ponto Mais. Ele controla o ponto em tempo real e deixa os processos administrativos mais práticos. 

Percebeu como é possível gerir uma imobiliária mesmo à distância com a ajuda de aplicativos? Realmente, as pessoas estão ficando mais em suas casas e parece que está mais complexo fazer negócio. Mas nunca podemos parar! Está na hora de inovarmos e encontrarmos novas maneiras de conquistar o mercado. Mesmo que para isso seja necessário explorar os aplicativos para imobiliária.

Continue de olho no nosso blog para conferir mais dicas como essas!

Leitura Recomendada