Aluguel de imóvel: como convencer o cliente a contratar uma imobiliária?

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 24/07/2017Atualizado em 27/05/2021

Deixar o imóvel sob os cuidados do corretor de imóveis e de uma imobiliária, é a forma certa de evitar problemas como a inadimplência no pagamento do aluguel de imóvel, entre outras situações mais sérias.

Porém, contratar uma imobiliária para administrar o aluguel, é visto como uma despesa desnecessária por muitos clientes, que não entendem o verdadeiro valor deste serviço.

Para ter sucesso no mercado de locação de imóveis, é fundamental saber como convencer esse cliente a contratar sua imobiliária, aumentando assim a sua captação de novos clientes.

Pensando nisso, separamos os argumentos mais importantes para você mostrar ao seu – futuro – cliente, a importância de contar com uma imobiliária.

Não preocupar-se com a burocracia

O aluguel de imóvel não é um processo muito simples.

Envolve ter que redigir contratos como o de locação e vistoria, recolher os documentos do locatário, se preocupar com garantias, seguros e autenticações em cartório.

Banner - Aluguel de imóvel

Organizar toda essa papelada certamente irá tomar tempo do cliente, que na maior parte das vezes, nem possui esse conhecimento de como fazer tudo isso.

Esse é um ótimo argumento, para convencer o proprietário a contratar sua imobiliária para gerenciar o aluguel de imóvel. Mostre que vocês tem o conhecimento e experiência, para manejar todas essas burocracias.

Além disso, grande parte das imobiliárias contam com um departamento jurídico especializado em aluguel de imóvel.

Aluguel de imóvel para uma pessoa de confiança

São constantes os relatos de pessoas que alugaram seu imóveis para pessoas aparentemente confiáveis e depois acabaram tendo surpresas com o uso.

Um exemplo comum, são inquilinos que alugam um imóvel e constantemente fazem festas e muita bagunça, prejudicando a imagem do proprietário e causando problemas com a vizinhança.

A imobiliária oferece a grande vantagem de investigar a fundo o histórico do possível morador, solicitando atestados de antecedentes criminais.

Além disso, realiza várias conversas, antes de fechar negócio. Fora que, caso ocorra algum problema, é a imobiliária quem entrará em cena para solucionar.

Cuidados com o imóvel

Uma das maiores preocupações de quem loca um imóvel é recebê-lo em bom estado ao final do contrato.

Nesse ponto, uma imobiliária tem experiência para garantir que o cliente entregue o imóvel nas condições que locou. Ou pague pelos reparos que forem necessários.

Para quem opta pelo aluguel de imóvel, contar com uma imobiliária que realiza um bom contrato de vistoria, evita que abusos ocorram de qualquer parte.

Resumindo: trabalhar com uma imobiliária evita conflitos na hora receber o imóvel.

Evitar a inadimplência

Uma imobiliária tem estratégias para evitar a inadimplência, mas caso ela ocorra, possui a autoridade e meios legais de cobrar os clientes inadimplentes. Permitindo tirar essa responsabilidade do cliente. Além disso, a imobiliária sempre realiza análises de crédito e solicita em contrato as garantias certas para evitar o problema da inadimplência.

Contrato específico e eficaz

Não é difícil encontrar um modelo de contrato de locação na internet, por isso muitos clientes pensam que é simples formalizar o negócio e não ter problemas. Mas sabemos que a realidade não é assim.

Um contrato precisa contemplar todas os acordos realizados, respeitando os direitos e deveres previstos em lei, entre as partes envolvidas.

Por isso, elaborar um contrato sem ter conhecimento, pode causar diversos problemas para locadores e locatários.

Deixe isso bastante claro, para esse proprietário que enxerga a imobiliária como um custo, mostrando que seu serviço pode ser a solução certa para mediar o aluguel de imóvel.

A imobiliária soluciona possíveis problemas

Mediar possíveis conflitos entre locador e inquilinos são rotina em uma imobiliária.

Surgem muitas dúvidas sobre o que é obrigação de cada um deles e quais são os direitos das duas partes.

A vantagem de contar com um serviço imobiliário, é que as divergências são solucionadas e intermediadas por ela com respaldo legal.

Apresente a imobiliária como a solução para a administração do aluguel de imóvel

Com esses argumentos durante a negociação, não será difícil convencer seu cliente a contratar a sua imobiliária no momento alugar um imóvel.

Porém, para entregar resultados de forma produtiva é necessário contar com organização e com ferramentas eficientes na sua imobiliária. Um ERP imobiliário, é um software que pode ajudar na gestão de contratos.

Mas além disso, pode automatizar diversas funções: fluxo de caixa, repasses, vistoria e DIMOB.

Esse tipo de sistema de gestão imobiliária, integra todas as áreas do seu negócio e automatiza atividades. Com isso, torna a rotina da sua gestão de aluguel de imóvel mais inteligente.





Leitura Recomendada