gestão de imóveis vagos

O que preciso considerar ao fazer a gestão de imóveis vagos

A gestão de imóveis vagos é uma atividade que todas as imobiliárias realizam. Afinal, são os imóveis disponíveis que geram movimento e atraem clientes e negócios para uma imobiliária que trabalha com locação.

Apesar de ser muito importante ter unidades disponíveis, imóveis vazios geram despesas para imobiliárias ou proprietários. Um dos segredos para o sucesso de uma imobiliária é realizar a gestão de imóveis vagos de forma eficiente, controlando despesas e encaminhando os pagamentos para os proprietários de imóveis.

Gestão de imóveis vagos

Um bom gerenciamento de imóveis vazios é uma forma de economizar recursos e manter a organização financeira da sua empresa. Quer saber o que é necessário considerar ao fazer a gestão de imóveis vagos? Veja nossas dicas!

Controle das despesas

O primeiro ponto que deve ser pensado no momento de realizar qualquer tipo de gestão financeira é o controle e organização. Na gestão de imóveis vagos também é assim, é fundamental saber exatamente quais despesas serão geradas pelos imóveis no seu estoque, e consequentemente, para a sua imobiliária e clientes em cada mês.

Existem imobiliárias que acreditam que isso pode ser feito em planilhas ou até mesmo cadernos. Recursos que facilmente se perdem ou dificultam o acesso a algumas informações, e por isso, tornam-se não tão organizadas. A melhor alternativa para controlar as despesas geradas pelos imóveis vazios é um software de gestão financeira para imobiliárias.

Por meio desse tipo de sistema, é possível registrar todas os gastos que serão gerados dentro do mês por cada imóvel. Com essas informações, o software consegue mostrar de forma simples todas as despesas com imóveis vazios dentro do mês e permite um controle total destes custos.

Repasse aos proprietários

Outro passo da gestão de imóveis vagos é o repasse das despesas aos proprietários. Existem imobiliárias que fazem isso de forma manual, controlando por planilhas ou agendas, enviando boletos ou solicitando pagamentos um a um pel correio ou e-mail. Trabalhar dessa forma não é nem um pouco eficiente para as imobiliárias que procuram organizar-se financeiramente e tornarem-se mais produtivas.

Com  um ERP imobiliário que tenha todas as despesas e imóveis cadastradas fica muito mais simples fazer a gestão de imóveis vagos, especialmente o repasse aos proprietários. Isso acontece porque o sistema tem a inteligência de calcular quanto cada cliente precisa pagar de despesas para a imobiliária, podendo gerar boletos específicos ou descontar os valores de outros repasses.

Com um software imobiliário, sua imobiliária economiza tempo e também oferece maior praticidade aos clientes, tornam-se uma ferramenta perfeita para aumentar a produtividade da sua empresa e o valor perante aos clientes.

Rentabilidade e precificação

gestão de imóveis vagos

Também faz parte da gestão de imóveis vagos estar muito atento a rentabilidade e precificação dos imóveis. Isso porque as despesas geradas por um imóvel vazio é um fator que precisa ser considerado na hora de ter um preço competitivo no mercado.

Por exemplo, será difícil fazer negócio tendo uma taxa de condomínio e um aluguel alto, provavelmente seu imóvel não estará entre os preferidos dos possíveis clientes. Nesses casos, é importante estar atento e equilibrar o valor do aluguel com as despesas.

Outro ponto que precisa ser avaliado é um investimento em anúncios publicitários de cada imóvel. É claro que é importante investir em publicidade, mas esse valor precisa estar em conformidade com o quanto o imóvel renderá para a imobiliária. Por isso,  controlar o custo de cada imóvel para o proprietário, locatário e imobiliária é fundamental em uma locação.

Esses são os aspectos que precisam ser priorizados no momento de realizar a gestão de imóveis vagos. Sua imobiliária está cumprindo essa tarefa de forma prática e organizada? Isso pode comprometer a gestão financeira do seu negócio e o aluguel dos imóveis disponíveis.

Precisa de ajuda para fazer a gestão dos imóveis vagos na administração da sua imobiliária? Descubra como um software de administração para imobiliárias pode te ajudar.

Fale com um Especialista em Gestão Financeira Imobiliária e saiba as principais formas para reduzir a inadimplência imobiliária.


Comentários

comentarios