Assinatura eletrônica: 6 razões para a sua imobiliária adotar

Por: Karina Alves3 Minutos de leituraEm 21/02/2022Atualizado em 15/02/2023

A assinatura eletrônica é um recurso que permite firmar o consentimento de cláusulas e exigências de um documento de forma eletrônica, sem a necessidade da presença física para firmar e autenticar as assinaturas das partes envolvidas.

Nova call to action

É uma ferramenta com grande potencial de uso entre as imobiliárias, que têm na gestão de contratos de aluguel sua principal função.

Embora algumas pessoas possam ficar receosas quanto ao método, ele é totalmente seguro e tem validade jurídica.

A seguir, vamos mostrar como funciona a assinatura eletrônica e, ao longo deste artigo, explicaremos melhor as vantagens do recurso para a imobiliária.

Como funciona a assinatura eletrônica de documentos?

A assinatura eletrônica pode ocorrer por meio de um certificado digital emitido por uma autoridade certificadora vinculada à ICP-Brasil, de acordo com as regras estabelecidas na Medida Provisória (MP) 2.200-2/2001.

Nova call to action

Esse método envolve verificação de documentos, coleta de biometria e validação com chaves criptográficas, o que confere alto grau de segurança ao processo.

A MP também permite outros meios eletrônicos de comprovação de autoria da assinatura que não aqueles que usam os certificados emitidos pelas autoridades certificadoras chanceladas pela ICP-Brasil — desde que o meio escolhido seja admitido como válido pelas duas partes.

Isso abriu caminho para métodos ainda mais simples e ágeis de assinatura eletrônica, disponíveis em plataformas de gestão de documentos na nuvem.

Essas soluções proporcionam um amplo leque de evidências para aumentar sua segurança, como geolocalização, e-mail ou SMS de confirmação e endereço IP do computador.

Assim, caso a autenticidade da assinatura seja questionada, haverá um conjunto forte de evidências para sustentar a autoria da firma.

Dessa forma, podemos dizer que tanto as assinaturas eletrônicas feitas através dos certificados digitais validados pela ICP-Brasil quanto aquelas providas por plataformas de gestão de documentos são seguras e têm validade jurídica.

Saiba mais: Como e por que fazer um contrato de locação de imóvel?

6 razões para usar assinatura eletrônica

Nova call to action

Ainda tem dúvidas se a sua imobiliária faria bem em adotar um sistema de assinatura eletrônica?

Partindo do princípio que já explicamos acima, de que é um método seguro e válido juridicamente, apresentamos alguns motivos para aderir a essa tecnologia a seguir.

1. Facilita a gestão de contratos

Os contratos assinados são os documentos mais importantes sob o cuidado da imobiliária. Com a assinatura eletrônica, eles são digitalizados, o que facilita a gestão, organização e manuseio dos documentos.

2. O cliente assina em qualquer lugar

Usando uma solução de assinatura eletrônica disponível na nuvem, o usuário poderá assinar o documento em qualquer computador com conexão à internet. Ou até mesmo com seu celular!

3. O cliente não precisa se deslocar

Com o modelo antigo, o cliente precisava ir até um cartório para o reconhecimento de firma, e depois até a imobiliária para entregar o documento.

Para muita gente, esses deslocamentos (locomoção, estacionamento, aglomeração, etc.) são um incômodo e tanto. Não é ótimo poder evitá-lo?

4. Todo mundo ganha tempo

Além de serem um incômodo, esses deslocamentos e processos presenciais tomam um tempo precioso das partes envolvidas, que poderiam estar ocupadas com atividades mais importantes.

Com a assinatura eletrônica, não apenas os clientes, mas também a imobiliária economiza tempo, pois elimina a tarefa do atendimento presencial aos clientes com esse tipo de demanda.

5. O processo de aluguel se torna mais ágil

Também temos que considerar que o cliente não costuma ter disponibilidade plena para ir ao cartório e à imobiliária em qualquer dia e horário.

Assim, o processo de aluguel pode se estender por muito mais tempo do que o necessário, quando poderia ser tão imediato quanto a disposição dos clientes a conferir e assinar o contrato.

6. Todos economizam dinheiro

O cliente economiza dinheiro com gasolina e passagem, além, claro, de não precisar pagar o reconhecimento da firma no cartório.

Já a imobiliária ganha a capacidade de atender a uma demanda maior de contratos mesmo com uma operação enxuta, o que representa maior eficiência financeira.

Experiência de aluguel 100% digital

No fim, a grande vantagem do uso de um sistema de assinatura eletrônica em imobiliárias é a possibilidade de oferecer ao cliente uma jornada de aluguel 100% digital.

Com o recurso, ele só precisará sair de casa se fizer questão de visitar o imóvel pessoalmente antes de fechar o negócio.

Quando advogamos em prol do uso da tecnologia nas imobiliárias, é sempre com o objetivo de criar uma operação que satisfaça o cliente.

Afinal, o grande propósito de qualquer empresa deve ser proporcionar a melhor experiência possível àquele que justifica a existência do negócio.

Plataforma para assinatura eletrônica e gestão da imobiliária

Como dito antes, há plataformas especializadas na gestão de documentos e assinatura eletrônica.

Mas você pode dar um passo adiante e contar com uma plataforma de gestão completa, desenvolvida especialmente para as imobiliárias, que tem a assinatura eletrônica como um de seus recursos.

A Superlógica tem todas as ferramentas que a empresa precisa para gerir os contratos de aluguel, cobranças e repasses aos proprietários. E tem integração com a DocuSign, líder no segmento de assinaturas eletrônicas.

Não fique de fora e junte-se a nós! Concentre-se nas negociações e deixe o restante das atividades com a gente. Preencha o formulário:

Leitura Recomendada