Aluguel de imóvel: como convencer o cliente a contratar uma imobiliária?

 

Contar com um corretor de imóveis e especialmente com uma imobiliária, é a forma certa de evitar conflitos e a inadimplência no aluguel de imóvel, entre outros problemas mais sérios. Porém, ter uma imobiliária conduzindo o negócio e administrando o aluguel é visto como uma despesa extra por muitos clientes que não enxergam o verdadeiro valor deste serviço.

Porém, para ter sucesso no mercado de locação de imóveis é fundamental saber convencer o cliente a contratar uma imobiliária e assim captar mais imóveis. Pensando nisso, separamos os argumentos mais importantes para você mostrar ao seu – futuro – cliente a importância de contar com uma imobiliária.

Não preocupar-se com a burocracia

O aluguel de imóvel não é um processo muito simples. Envolve contratos como o de locação e vistoria, documentos do proprietário e locatário, garantias, fiador e autenticações em cartório. Organizar toda essa papelada certamente irá tomar tempo do cliente, e na maior parte das vezes, o mesmo nem tem conhecimento de como proceder.

Esse é um ótimo argumento para convencer o seu cliente a contar com uma imobiliária. O corretor imobiliário tem conhecimento e experiência com relação a burocracia necessária para alugar um imóvel. Além disso, grande parte das imobiliárias contam com um departamento jurídico especializado em aluguel de imóvel.

Locar o imóvel para uma pessoa de confiança

São constantes os relatos de pessoas que alugaram seu imóveis para pessoas aparentemente confiáveis e depois acabaram tendo surpresas com o uso que seus bens receberam. Um exemplo comum são inquilinos que alugam um imóvel e constantemente fazem festas muito barulhentas, prejudicando a imagem do proprietário e causando problemas com a vizinhança.

A imobiliária oferece a grande vantagem de investir a fundo o histórico do possível morador. Solicita atestado de antecedentes criminais e realiza várias conversas antes de fechar negócio. Além disso, caso ocorra algum problema é a imobiliária quem entrará em cena para solucionar.

Cuidados com o imóvel

Uma das maiores preocupações de quem loca um imóvel é recebê-lo em bom estado ao final do contrato. Nesse ponto, contar com uma imobiliária é fundamental, já que esse tipo de empresa tem experiência para garantir que o cliente entregue o imóvel de forma correta ou pague pelos reparos que forem necessários.

Essa é uma super vantagem, já que não precisar de realizar reformas no imóvel ou travar uma briga com o inquilino costuma compensar o valor pago a imobiliária. Esse é um direito garantido por um bom contrato de vistoria.

Para quem loca um imóvel para viver, contar com uma imobiliária e um contrato de vistoria evita que sejam cobrados valores abusivos no momento de entregar o imóvel e também pode significar uma grande economia. Na prática, trabalhar com uma imobiliária evita conflitos na hora entregar o imóvel.

Evitar a inadimplência

aluguel de imóvel

Precisar cobrar alguém é uma situação desagradável, porém mais complicado é cobrar e ainda assim não conseguir receber. A inadimplência é um problema enfrentado por todos os segmentos e no caso dos imóveis não seria diferente. Porém, uma imobiliária tem mais autoridade e meios de realizar cobranças de forma eficaz, eliminando esse trabalho do cliente.

Além disso, a imobiliária sempre realiza análises de crédito e pede as garantias certas para evitar o problema da inadimplência. É possível, por exemplo, automatizar as cobranças, simplificando a situação da imobiliária e clientes. Por isso, é muito mais fácil um cliente deve para uma pessoa física do que para uma imobiliária.

Contrato específico e eficaz

Não é difícil encontrar um modelo de contrato de locação na internet, por isso muitos clientes pensam que é simples formalizar o negócio e não ter problemas, mas a realidade não é assim. Um contrato precisa contemplar todas as necessidades das partes envolvidas em cada negócio e também é particular para cada imóvel.

Por isso, se atrever a elaborar um contrato sem ter conhecimento pode ser um erro terrível e causar diversos problemas para locadores e locatários. Deixe isso bastante claro para o seu cliente que enxerga a imobiliária como um custo, mostrando que sua empresa pode ser a solução certa para mediar a locação de um imóvel.

A imobiliária soluciona possíveis problemas

Conflitos entre locador e inquilinos são rotina em uma locação imobiliária. Surgem muitas dúvidas sobre o que é obrigação de cada um deles e quais são os direitos das duas partes. A vantagem de contar com uma imobiliária é que não é necessário envolver-se em discussões ou brigas com inquilinos ou proprietários, as divergências são solucionadas e intermediadas pela imobiliária com respaldo legal.

Sem necessidade de se relacionar com o inquilino ou proprietário

Como já falamos, em um processo de aluguel de imóveis é comum surgirem muitos conflitos em proprietário e locador. As divergências vão desde reparos do imóvel até a desocupação do imóvel. Essas questões podem tomar muito tempo e gerar grandes dores de cabeça ao dono do imóvel e ao inquilino.

Por isso, vale ressaltar também, como uma vantagem das imobiliárias, que nenhuma das partes envolvidas precisa ter nenhum tipo de relacionamento com o locador. O intermédio é 100% feito pela imobiliária, ficando esta responsável por solucionar qualquer questão que surja antes, durante e depois do contrato de locação.

Com esses argumentos em mente, não será difícil convencer seu cliente a contratar a sua imobiliária no momento alugar um imóvel. Porém, para entregar resultados de forma produtiva é necessário contar com organização e com ferramentas eficientes na sua imobiliária.

Um ERP imobiliário é um software que pode ajudar na gestão de contratos, fluxo de caixa, repasses, vistoria, cobrança, DIMOB, entre outras áreas. Esse tipo de sistema integra todas as áreas da imobiliária e automatiza atividades, tornando a rotina da sua empresa mais inteligente. Quer entrar para o time das imobiliárias mais produtivas do Brasil? Conheça o Superlógica!

Fale com um Especialista em Gestão Financeira Imobiliária e saiba como reduzir a inadimplência na sua imobiliária.


Comentários

comentarios