Como um ERP pode ajudar a alavancar sua estratégia de marketing

Por: Heitor Facini2 Minutos de leituraEm 18/03/2019Atualizado em 27/11/2019

por Claudia Ferreira, jornalista e assessora de imprensa do Ideal Marketing

As empresas sempre estão em busca de soluções eficientes para melhorar seus resultados, organizar processos, centralizar dados e fazer a administração de um negócio de forma mais produtiva possível.

Um sistema de ERP possibilita a gestão integrada de um negócio, concentrando informações e processos das áreas de vendas, clientes e até de faturamento.

Apesar de ser muito utilizado com intuito de melhorar o controle financeiro da empresa, o ERP tem um grande potencial para otimizar todos os setores, facilitando processos e unificando dados e possibilitando que marketing e vendas possam trabalhar juntos. Assim, o sucesso da sua estratégia vai ser bem mais fácil.

4 vantagens de usar um ERP na estratégia de marketing

O Marketing de uma empresa não se resume a divulgação de seus serviços e produtos, ele  é importante para planejar ações que visem melhorar o produto oferecido e a distribuição, adequando tudo isso à preferência do consumidor, gerando lucros para a empresa.



Para isso, o marketing precisa de dados. E a melhor fonte de dados da empresa será o ERP, uma vez que as informações da empresa estão centralizadas naquela plataforma.

1 – O ERP aumenta as vendas

Fazer uso do ERP permite que a empresa tenha perfis bem claros dos seus clientes (e até quanto eles costumam a pagar para você) e assim saber como captar melhor seus leads (potenciais clientes).

Nova call to action

Assim, será possível orientar a equipe comercial para buscar exatamente aquela pessoa que traz mais dinheiro para a sua empresa.  

2 – Saber o que o mercado se interessa mais

Outra facilidade do sistema de gestão é conhecer quais dos seus produtos ou serviços são mais interessantes pelo seu mercado. Se você tem um e-commerce, você sabe qual o produto mais vendido. Se oferece um serviço por assinatura, sabe qual o plano é o mais atrativo.

Assim, pode promover os que estão em baixa ou até tirá-los de circulação, dependendo da estratégia comercial ou de marketing.

3 – Verificar o retorno do investimento das ações

Os investimentos em ações de marketing precisam ter seus resultados e eficiência medidos e comprovados.

Para mensurar o Retorno sobre investimento (ROI) é necessário dispor de dados, que mais uma vez podem ser encontrados no sistema ERP da empresa.

Ao reunir as informações sobre gastos, despesas e  vendas o profissional responsável saberá como calcular o ROI e a partir disso poderá direcionar novos investimentos ou suspendê-los.

4 – Facilitar o gerenciamento de tarefas

Como o sistema ERP permite estruturar e monitorar processos da empresa, o setor de marketing pode ser beneficiado.

Isso porque com fluxos de trabalho estabelecidos é muito mais fácil  para a gestão verificar valores e atividades de marketing que devem ser realizadas.

Por exemplo, uma campanha nas redes sociais pode ser interrompida rapidamente se os gestores conseguirem verificar que não está tendo retorno nas vendas através do ERP.   

Dessa maneira é possível reduzir gastos desnecessários e atividades ineficientes.

Gestão integrada para melhorar os resultados

Levando em consideração que a gestão de todas as áreas pode ser otimizada e os resultados também, um sistema ERP está entre os melhores investimentos que uma empresa pode fazer.

Pois, como vimos,  ao centralizar os dados da empresa em um único sistema a gestão é facilitada.

Além disso, não será necessário utilizar diversos aplicativos ou ferramentas no gerenciamento das atividades de cada setor da empresa. Afinal, o ERP é uma grande forma de integração.

Nova call to action

Leitura Recomendada